Minha conta
    Animais Fantásticos 3: "Tivemos a oportunidade de aumentar esse universo", diz brasileiro idealizador gráfico da franquia
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O AdoroCinema entrevistou exclusivamente Eduardo Lima, designer gráfico da franquia Harry Potter e Animais Fantásticos.

    Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore está em exibição nos cinemas brasileiros e conta com a presença do brasileiro Eduardo Lima, que participa das produções da franquia Harry Potter e Animais Fantásticos como designer gráfico ao lado de Miraphora Mina, que juntos fundaram o estúdio MinaLima. O AdoroCinema entrevistou exclusivamente o Eduardo Lima, que deu mais detalhes sobre sua função nas produções que fazem parte do Mundo Mágico, assim como os bastidores e curiosidades da franquia.

    Animais Fantásticos 3: "O Chapéu Seletor ficou em dúvida", conta Maria Fernanda Cândido sobre sua casa de Hogwarts (Entrevista Exclusiva)

    Eduardo Lima participou diretamente da criação de objetos marcantes de Harry Potter e Animais Fantásticos

    Eduardo Lima está envolvido na franquia desde o segundo filme de Harry Potter, Câmara Secreta (2002), e atualmente faz parte da produção de Animais Fantásticos e dos livros ilustrados da saga, completando ao todo 21 anos no universo bruxo. "A gente é responsável por toda a parte gráfica do filme, parte gráfica que eu falo são todos os objetos gráficos assim que são impressos, tipo o jornal, o mapa, todos os livros que os estudantes em Hogwarts tinham, mas também várias outras coisas", conta sobre sua função.

    Desta forma, ele participou diretamente da criação de objetos marcantes de Harry Potter e Animais Fantásticos. "O chão do banco de Gringotes foi a gente que fez o design, tem a tapeçaria da família do Sirius Black. Então tem vários objetos, a nossa função é quase ampla, e os objetos que a gente mais gosta de fazer são os objetos que os atores vão contracenar, tipo o Mapa do Maroto, que eu acho que é um dos objetos mais famosos que a gente fez e o Profeta Diário, que também é um objeto que eu adorava fazer".

    Nos filmes de Animais Fantásticos, Eduardo Lima revela que eles conseguiram ter uma liberdade maior para criação por não terem os livros como base, algo que acontecia nos filmes de Harry Potter. "Não tendo os livros, foi um desafio, mas um desafio bacana, porque a gente conseguiu também criar muito mais coisas que não tinham sido escritas ainda. Mas eu acho que o desafio maior foi esse, de não ter os livros". Outro diferencial dos derivados, é pelas produções serem ambientadas em diferentes lugares do mundo.

    Tivemos a oportunidade de até aumentar esse universo, porque com Animais Fantásticos estamos viajando, cada hora em um país diferente. No primeiro, a gente estava em Nova York, no segundo em Paris, então conseguimos agora introduzir outros jornais também, outros objetos e, claro, criar todo o mundo do Newt [protagonista do spin-off, interpretado por Eddie Redmayne] também com todos os livros, os mapas, com todos os objetos que ele tem dentro daquela maleta. É incrível

    Os representantes brasileiros em Animais Fantásticos

    Com o lançamento de Os Segredos de Dumbledore, Eduardo Lima agora tem companhia para representar o Brasil na franquia com a participação da atriz Maria Fernanda Cândido, que interpreta Vicência Santos, a Ministra da Magia do Brasil no terceiro filme de Animais Fantásticos. 

    "Foi super bacana. Infelizmente, a gente queria que o filme tivesse vindo para o Rio, né? Mas por causa de pandemia, de várias outras coisas, não conseguimos vir. Mas ter Vicência Santos lá representando na câmera para o mundo inteiro ver, foi super bacana", disse Eduardo, que revelou que sabia mais ou menos que ia ter uma presença do Brasil no segundo filme, mas teve que ficar com o segredo engasgado.

    "Essa coisa que é ruim de trabalhar em filme, você fica com aquele segredo que não pode falar nada, fica até com medo de sair na rua, de falar alguma coisa que não possa falar. Mas saber que o Brasil está sendo representado pela Maria Fernanda é incrível. Infelizmente eu não tive muito tempo com ela nas filmagens porque a gente estava na pandemia, então foi completamente diferente como a gente filmou essa produção, as pessoas não podiam estar todas juntas ao mesmo tempo [...] Mas saber que ela tá lá representando, junto comigo agora, os brasileiros é maravilhoso", disse o designer sobre a atriz.

    “É uma função quase militar" trabalhar na franquia Harry Potter, diz Eduardo Lima

    Se tratando de produções enormes para representar o Mundo Mágico, Eduardo Lima deu mais detalhes sobre o complicado processo de trabalho. “É uma função quase militar, na verdade. Você tem que ser super organizado, com várias listas", conta. Antes de tudo, eles leem o roteiro para depois fazer "listas de todos os objetos que são necessários para cada situação, cada cenário e a cada lugar que precisa de fazer".

    "Então a gente faz duas listas, uma é com os objetos que a gente chama de Action Props, que são os objetos que vão contracenar com os atores, e tem a lista enorme de outras coisas, que é tudo para decorar o ambiente. Por exemplo, na sala do Snape, a gente teve que criar todo os rotuluzinhos de todos os ingredientes de poções que estavam na sala, aí tem os livros, os deveres de casa dos estudantes, assim enorme. Nos Animais Fantásticos, a gente teve também os objetos de ação e, como eu falei, a gente teve que fazer toda a parte gráfica das ruas [...] Mas é uma operação quase militar", brinca "Tem que ser super organizado, porque o filme não é filmado na ordem cronológica. As vezes você le o roteiro 'ah, só vou precisar desse livro lá para o final do filme', não, aquela cena vai ser filmada agora daqui a duas semanas."

    Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore está em exibição nos cinemas brasileiros.

    Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
    Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
    Criador(es): David Yates
    Com Eddie Redmayne, Jude Law, Mads Mikkelsen
    Data de lançamento 14 de abril de 2022
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top