Minha conta
    Oscar 2022: Duna ganha 6 categorias e é grande vencedor da premiação

    Filme de Denis Villeneuve passou na frente de concorrentes fortes, incluindo Ataque dos Cães.

    Quem fez bolão do Oscar 2022 e não colocou fé nas vitórias de Duna, deixou de ganhar dinheiro! O filme de Denis Villeneuve ganhou 6 estatuetas (de dez indicações) e se consagrou como o maior vencedor da noite. O longa-metragem venceu, em maioria, as categorias técnicas incluindo montagem, efeitos visuais, som e design de produção. Também levou a melhor em fotografia e montagem.

    Protagonizada por Timothée Chalamet, a história é baseada no clássico homônimo de Franklin Herbert, lançado em 1965, vencedor dos prêmios literários Hugo e Nebula. O longa-metragem é uma ficção científica e acompanha a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante que deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e de seu povo. 

    Além de Timothée Chalamet (Paul) e Zendaya (Chani), Duna também conta Oscar Isaac (Duque Leto Atreides), Josh Brolin (Gurney Halleck), Rebecca Ferguson (Lady Jessica Atreides), Jason Momoa (Duncan Idaho), Dave Bautista (Glossu Rabban), Sharon Duncan-Brewster (Liet Kynes) e Javier Bardem como o personagem Stilgar.

    O diretor Denis Villeneuve planejou Duna como uma franquia em ascensão, com o lançamento dos dois primeiros filmes e, em seguida, uma série centrada na irmandade Bene Gesserit, intitulada Dune: The Sisterhood. Em entrevista realizada em 2020, ele disse: “Eu não concordaria em fazer essa adaptação do livro com um único filme. O mundo é muito complexo. É um mundo que tem seu poder nos detalhes.”

    O que esperar da sequência de Duna?

    De acordo com Denis Villeneuve, Chani Kynes, interpretada por Zendaya, vai liderar o enredo da sequência. A personagem é integrante do clã Fremen e filha de Liet Kynes, o ecologista imperial e planetologista de Arrakis. Na história, Chani tem uma ligação estreita com Stilgar (Javier Bardem), o líder dos Fremen.

    Recebendo destaque na segunda metade do romance de Franklin Hebert, ela passa a aparecer na mente do protagonista Paul, devido às visões que ele tem, e se torna fundamental para ajudá-lo a aprender os costumes dos Fremen e aproveitar seu destino como um revolucionário intergaláctico. As imagens mentais parecem ser um elemento importante do filme e recebem alguma atenção no primeiro trailer de Duna.

    Além de ter Zendaya como protagonista na continuação de Duna, o ambicioso cineasta tomou algumas liberdades artísticas, como a mudança de gênero de Liet Jynes, que originalmente é um homem. Designada para ser a agora mãe de Chani, a personagem é interpretada por Sharon Duncan-Brewster.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top