Minha conta
    Oscar 2022: Jane Campion leva categoria de Melhor Diretor com Ataque dos Cães

    Com um faroeste que foge de características comuns ao gênero, a diretora Jane Campion consagra ainda mais sua carreira com o Oscar de Melhor Direção.

    Neste domingo (27), a cerimônia de entrega dos Academy Awards condecorou Jane Campion como a vencedora do Oscar de Melhor Diretor. Apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a premiação elegeu a cineasta por seu impecável trabalho em Ataque dos Cães, um filme que coloca em xeque a masculinidade tóxica e os desejos reprimidos — confira aqui a crítica do AdoroCinema.

    Ataque dos Cães
    Ataque dos Cães
    Data de lançamento 1 de dezembro de 2021 | 2h 08min
    Criador(es): Jane Campion
    Com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming

    Através do seu trabalho, Campion introduziu, ao faroeste, uma sutileza não tão comum ao gênero — e acabou criticada por isso. Levando em consideração que este tipo de obra é conhecida por seus personagens durões e tramas inflexíveis, a produção da cineasta acabou encontrando certa resistência, precisando contornar algumas barreiras em sua caminhada rumo ao sucesso. Após esta vitória, a diretora tornou-se a terceira mulher a receber o prêmio de Melhor Direção da Academia, juntando-se a Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2009) e Chloe Zhao (Nomadland, 2021).

    Gostou de Ataque dos Cães? Saiba onde assistir aos outros filmes de Jane Campion

    JANE CAMPION CONQUISTOU UM RECORDE HISTÓRICO NA PREMIAÇÃO

    Vale lembrar que além de Melhor Direção, a neozelandesa ainda disputou, hoje, as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme, seguindo os passos de Sofia CoppolaEmerald Fennell e Chloé Zhao para se tornar a quarta mulher a concorrer em três categorias em uma mesma noite.

    Além disso, ela, agora, é a única mulher a receber duas indicações ao prêmio de Melhor Diretor em toda a história do Oscar. Em 1994, Campion concorreu à categoria com o longa O Piano, em uma disputa que acabou premiando Steven Spielberg por seu trabalho em A Lista de Schindler. Apesar do revés, ela acabou levando o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado no mesmo evento.

    Opinião: Por que o Oscar continua só indicando homens se o número de diretoras com filmes de maior bilheteria cresceu em 2019?

    SOBRE O QUE É ATAQUE DOS CÃES?

    Na trama, Phil e George são irmãos, e comandam lado a lado a fazenda familiar que receberam como herança de família. Enquanto o primeiro é um patrão ditador, respeitado pelos funcionários; o segundo tem um temperamento dócil, sendo ignorado pelas pessoas ao seu redor. Quando George se casa com Rose, uma viúva cujo filho adolescente é considerado afeminado para os padrões locais, Phil faz questão de deixar claro que a nova família do irmão não é bem-vinda à propriedade, começando uma batalha silenciosa, porém perigosa, pelo poder.

    Com grandes nomes no elenco, astros como Benedict CumberbatchKirsten DunstJesse PlemonsKodi Smit-McPhee e Thomasin McKenzie compõem o longa-metragem.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top