Neste domingo (27), a cerimônia de entrega dos Academy Awards condecorou Jane Campion como a vencedora do Oscar de Melhor Diretor. Apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a premiação elegeu a cineasta por seu impecável trabalho em Ataque dos Cães, um filme que coloca em xeque a masculinidade tóxica e os desejos reprimidos — confira aqui a crítica do AdoroCinema.

Através do seu trabalho, Campion introduziu, ao faroeste, uma sutileza não tão comum ao gênero — e acabou criticada por isso. Levando em consideração que este tipo de obra é conhecida por seus personagens durões e tramas inflexíveis, a produção da cineasta acabou encontrando certa resistência, precisando contornar algumas barreiras em sua caminhada rumo ao sucesso. Após esta vitória, a diretora tornou-se a terceira mulher a receber o prêmio de Melhor Direção da Academia, juntando-se a Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2009) e Chloe Zhao (Nomadland, 2021).
Gostou de Ataque dos Cães? Saiba onde assistir aos outros filmes de Jane CampionVale lembrar que além de Melhor Direção, a neozelandesa ainda disputou, hoje, as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme, seguindo os passos de Sofia Coppola, Emerald Fennell e Chloé Zhao para se tornar a quarta mulher a concorrer em três categorias em uma mesma noite.
Além disso, ela, agora, é a única mulher a receber duas indicações ao prêmio de Melhor Diretor em toda a história do Oscar. Em 1994, Campion concorreu à categoria com o longa O Piano, em uma disputa que acabou premiando Steven Spielberg por seu trabalho em A Lista de Schindler. Apesar do revés, ela acabou levando o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado no mesmo evento.


Na trama, Phil e George são irmãos, e comandam lado a lado a fazenda familiar que receberam como herança de família. Enquanto o primeiro é um patrão ditador, respeitado pelos funcionários; o segundo tem um temperamento dócil, sendo ignorado pelas pessoas ao seu redor. Quando George se casa com Rose, uma viúva cujo filho adolescente é considerado afeminado para os padrões locais, Phil faz questão de deixar claro que a nova família do irmão não é bem-vinda à propriedade, começando uma batalha silenciosa, porém perigosa, pelo poder.
Com grandes nomes no elenco, astros como Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee e Thomasin McKenzie compõem o longa-metragem.