Minha conta
    O Projeto Adam: Entenda o que significa o final do filme da Netflix sobre viagem no tempo
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Também estrelado por Jennifer Garner e Mark Ruffalo, novo projeto traz Ryan Reynolds como um piloto do ano de 2050 que acidentalmente volta para 2022.

    Depois de viver um personagem de videogame de mundo aberto em Free GuyRyan Reynolds está de volta em mais um filme de ficção científica: O Projeto Adamque chegou à Netflix na última sexta-feira (11) e que já está em primeiríssimo lugar no top 10 da plataforma. Também dirigido por Shawn Levy, o longa-metragem mistura viagem no tempo com boas doses de comédia e ação, reunindo nomes como Walker ScobellJennifer GarnerMark RuffaloZoe Saldana e Catherine Keener.

    A trama acompanha Adam Reed, um piloto de combate que vive no ano de 2050 e que, devido a um erro de cálculo, faz um pouso forçado em 2022. Seu objetivo é encontrar sua esposa, Laura (Saldana), que desapareceu em 2018. Ele sabe que há segredos escondidos e, para desvendá-los, vai contar com a ajuda de sua versão de 12 anos (Scobell). Juntos, eles precisam revisitar o passado e confrontar seu falecido pai, Louis (Ruffalo). Mas isso pode colocar em risco o futuro daqueles que o protagonista mais ama.

    O Projeto Adam
    O Projeto Adam
    Data de lançamento 11 de março de 2022 | 1h 46min
    Criador(es): Shawn Levy
    Com Ryan Reynolds, Mark Ruffalo, Jennifer Garner
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming

    A partir do conceito de múltiplas linhas do tempo (algo como um multiverso), O Projeto Adam explora um tema bastante caro à ficção científica, trazendo todos os dilemas típicos desse tipo de história – mudanças vitais, mortes que poderiam ser impedidas e reflexões morais. Como de costume, o final abre espaço para diferentes interpretações, podendo gerar algum debate.

    Se você ficou curioso com o desfecho, você está no lugar certo: o AdoroCinema foi investigar as últimas cenas do filme e te explica o que elas realmente querem dizer! Não deixe de conferir também nosso bate-papo com Jennifer Garner e Walker Scobell – é só clicar aqui.

    ADAM E OS DEMAIS PERDEM A MEMÓRIA QUANDO VOLTAM PARA SUA LINHA DO TEMPO?

    Nos 20 minutos finais, os verdadeiros planos da vilã Maya Sorian (Keener) são revelados durante o embate com os dois Adams e Louis, na sala onde está localizado o acelerador de partículas eletromagnéticas. Sorian atira em Louis, mas a bala termina por atingir a versão nova da empresária, matando todos os seus eus instantaneamente.

    Como mostra o filme em seguida, o projétil tinha um núcleo de aço magnético que o fez desviar de sua rota e voar em direção ao acelerador. Felizmente ou infelizmente, a jovem Sorian está em seu caminho.

    Com isso, a viagem no tempo foi destruída, e todos devem recomeçar em suas próprias linhas. Antes de se despedirem, Louis e os dois Adams jogam bola. É um momento muito significativo para o Adam adulto, pois permite que ele desfrute da companhia do pai – de quem já havia quase esquecido. Como seu eu jovem o lembra, Louis sempre encontrava uma brecha para brincar com o filho.

    O Projeto Adam: Filme com Ryan Reynolds e Mark Ruffalo tem referência para Deadpool e Hulk na Netflix

    O final é tão emocionante quanto agridoce. Ao mesmo tempo que sabem que vão se separar, eles estão felizes em passar esse tempo juntos. É a conclusão que o diretor buscava, conforme afirmou em entrevista ao The Wrap. "Essas crianças e esse pai precisam fechar o relacionamento da mesma forma que muitos pais e filhos fazem, que é não verbalmente, e sim por meio de atividades compartilhadas. Porque é assim que a vida realmente acontece, e pode ser um clichê, mas isso não a torna menos verdadeira", analisou Levy.

    O cineasta sabia que o resultado poderia ser um pouco previsível, então pensou em gravar um take com uma piada sobre o assunto, mas foi descartado. "Nós filmamos versões em que o personagem de Ryan traz o fato de que 'Isso não é um pouco clichê?', mas acabamos decidindo que, se havíamos cativado o público até os 96 minutos, poderíamos manter o mesmo sentimento até o fim", contou Levy.

    Free Guy: Novo filme de Ryan Reynolds teve referência a Deadpool excluída; saiba qual

    Depois que Louis e os dois Adam voltam para suas respectivas épocas, eles aparentemente não têm memória do que aconteceu. Ainda assim, fica no ar a possibilidade de que, em algum lugar lá dentro, eles saibam o que aconteceu. Eles podem não se lembrar em detalhes, mas algum tipo de ensinamento permanece neles.

    É o que se vê quando o jovem Adam abraça sua mãe, Ellie (Garner), tal qual sua versão adulta lhe havia dito. Ele sente que deve fazê-lo, mesmo que não saiba por quê. O mesmo ocorre com o Adam adulto e Laura, que se reencontram e se apaixonam mais uma vez como dois completos estranhos.

    O Projeto Adam está disponível no catálogo da Netflix. A seguir, confira a entrevista do AdoroCinema com Jennifer Garner e Walker Scobell:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top