Minha conta
    Oscar 2022: Diretor de Belfast, Kenneth Branagh atinge marca histórica que mais ninguém conseguiu
    Por Bruno Botelho dos Santos — 8 de fev. de 2022 às 12:30

    Belfast recebeu 7 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme para Kenneth Branagh.

    Os indicados ao Oscar 2022 foram anunciados nesta terça-feira (08) e o roteirista e diretor de Belfast, Kenneth Branagh, quebrou mais um recorde na história do Oscar depois de receber sete indicações em sete categorias diferentes ao longo de sua carreira no cinema. Seu trabalho como escritor, diretor e produtor de Belfast lhe renderam indicações no Oscar 2022 para Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme.

    Oscar 2022: Ataque dos Cães é o filme com mais indicações da edição, mas não bate recorde histórico; veja os números

    Kenneth Branagh ficou conhecido por suas adaptações de peças de Shakespeare e, Henrique V (1989), marcou sua estreia na direção e lhe rendeu suas duas primeiras indicações ao Oscar: de Melhor Diretor e Melhor Ator. Anos depois, ele foi indicado para Melhor Curta-Metragem Live Action por Swan Song (1992). Em 1996, sua adaptação de Hamlet lhe rendeu uma indicação para Melhor Roteiro Adaptado e, em 2011, ele voltou a participar do Oscar com uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Sete Dias com Marilyn.

    Somando todas essas indicações na carreira, Kenneth Branagh conta com sete nomeações em diferentes categorias do Oscar. Ele supera o recorde que pertencia à George ClooneyAlfonso Cuarón e Walt Disney, que foram reconhecidos em seis diferentes categorias. Além disso, Branagh se junta a Clooney e Warren Beatty como as únicas pessoas que receberam indicações em todas as categorias principais elegíveis da premiação: filme, diretor, ator principal e coadjuvante, roteiro original e adaptado. Impressionante, não é?

    Qual é a história de Belfast? Conheça o indicado ao Oscar 2022

    Belfast narra a vida de uma família protestante da Irlanda do Norte da classe trabalhadora da perspectiva de seu filho de 9 anos, Buddy, durante os tumultuosos anos de 1960. O jovem Buddy (Jude Hill) percorre a paisagem das lutas da classe trabalhadora, em meio de mudanças culturais e violência extrema.

    Buddy sonha em um futuro melhor, glamoroso, que vai tirá-lo dos problemas que enfrenta no momento, mas, enquanto isso não acontece, ele se consola com o carismático Pa (Jamie Dornan) e a Ma (Caitriona Balfe), junto com seus avós (Judi Dench e Ciarán Hinds) que contam histórias maravilhosas. Enquanto isso, a família luta para pagar suas dívidas acumuladas. Pa sonha em emigrar para Sydney ou Vancouver, uma perspectiva que Ma encontrou com aflição. No entanto, ela não pode mais negar a opção de deixar Belfast à medida que o conflito piora e Pa recebe uma promoção e um acordo de moradia na Inglaterra de seus empregadores.

    Além das indicações que Belfast recebeu de Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme no Oscar 2022, Judi Dench foi indicada para Melhor Atriz Coadjuvante e Ciarán Hinds foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante. A produção ainda foi nomeada para Melhor Som e Melhor Canção (“Down To Joy”).

    Belfast estreia em 10 de março nos cinemas brasileiros, depois de passar pelo Festival do Rio 2021. E anote em sua agenda: a cerimônia do Oscar 2022 ocorre em 27 de março. Fique ligado aqui no site e nas redes sociais do AdoroCinema para acompanhar a cobertura completa da premiação! 

    Belfast
    Belfast
    Data de lançamento 10 de março de 2022 | 1h 39min
    Criador(es): Kenneth Branagh
    Com Caitriona Balfe, Jamie Dornan, Jude Hill, Ciarán Hinds, Judi Dench
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    4,0
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top