Minha conta
    Quais filmes do Festival do Rio 2021 estão cotados para o Oscar?

    O tradicional evento carioca reúne produções com Penélope Cruz, Jamie Dornan e Peter Dinklage, além do longa francês vencedor de Cannes.

    Começou na última quinta-feira (9) a 23ª edição do Festival do Rio, considerado um dos mais importantes não só do Brasil, como do mundo. O evento, que acontece até o dia 19 de dezembro, já está movimentando a Cidade Maravilhosa com uma seleção de filmes aclamados pela crítica e, claro, pelo público. Ao todo, a programação inclui 90 longas e 20 curtas – entre eles algumas produções cotadas para o Oscar 2022. Quer saber quais? Então vem que o AdoroCinema te conta!

    MADRES PARALELAS

    Dirigido por Pedro AlmodóvarMadres Paralelas narra a história de duas mulheres solteiras, Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit), que dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital. A primeira, de meia idade, teve a gravidez planejada e já se sente preparada para ser mãe. A segunda, adolescente, engravidou por acidente e tem medo do que está por vir. A partir de suas diferentes experiências, elas criam um forte laço em torno da maternidade.

    • Possível indicação ao Oscar: Melhor Atriz (Cruz).

    BELFAST

    Dirigido e escrito por Kenneth BranaghBelfast é ambientado na Irlanda do Norte, no final dos anos 1960, e acompanha o jovem Buddy (Jude Hill) enquanto ele navega por um cenário de luta da classe trabalhadora, mudanças culturais radicais e violência civil. Buddy sonha com um futuro glamoroso que o levará para longe dos problemas, mas, nesse meio-tempo, encontra consolo no carismático Pa (Jamie Dornan) e em Ma (Caitríona Balfe). O longa faturou o People's Choice Award no Festival de Toronto 2021.

    • Possíveis indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Dornan e Ciarán Hinds), Melhor Atriz Coadjuvante (Balfe), Melhor Roteiro Original e Melhor Canção Original ("Down to Joy", de Van Morrison).

    CYRANO

    Em CyranoPeter Dinklage encarna Cyrano de Bergerac, um homem à frente de seu tempo que brilha tanto pela destreza de sua réplica quanto pela de sua espada. Mas, convencido de que sua aparência o torna indigno do amor de sua grande amiga, a resplandecente Roxanne (Haley Bennett), ele resolve não confessar sua atração, deixando-a sucumbir aos encantos do belo Christian (Kelvin Harrison Jr.). A direção é de Joe Wright (Orgulho e Preconceito e O Destino de uma Nação).

    • Possível indicação ao Oscar: Melhor Ator (Dinklage).

    TITANE

    Em Titane, um violento acidente de carro deixou longos e duradouros efeitos colaterais: uma criança carrega uma placa de titânio em seu crânio; uma modelo de showroom de carros começa a ter atração sexual por seus produtos; depois de um tempo uma gravidez inesperada se transforma em um massacre aterrorizante; e um bombeiro se reencontra com um homem brutalmente queimado que diz ser seu filho perdido há 10 anos. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2021, esse é o segundo longa de Julia Ducournau, depois do aclamado e polêmico Grave.

    • Possível indicação ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro.

    UM HERÓI

    Em Um Herói, Rahim (Amir Jadidi) é um calígrafo que está na prisão por conta de uma dívida que não conseguiu pagar. Enquanto Rahim pode ficar dois dias fora da prisão, sua namorada, Farkhondeh (Sahar Goldust), apresenta a ele uma oportunidade que vai tirá-lo de trás das grades. Quando consegue sair, Rahim é cercado por sua família, incluindo seu filho de um casamento passado, seus admiradores, seus devedores, e até com quem dividia a cela. Em um jogada entre vida ou morte, os dias de liberdade do protagonista parecem estar contados.

    • Possível indicação ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro.

    DRIVE MY CAR

    Adaptado de um conto de Haruki MurakamiDrive My Car segue duas pessoas solitárias que acham coragem para enfrentar o seu passado. Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) é um ator e diretor de sucesso no teatro, casado com Oto (Reika Kirishima), uma linda roteirista cheia de segredos e sua parceira não só de vida, como de criação artística. Quando Oto morre repentinamente, Kafuku é deixado com muitas dúvidas sobre seu relacionamento. Dois anos depois, ainda sem conseguir sair do luto, ele aceita dirigir uma peça no teatro de Hiroshima e vai com seu precioso carro Saab 900. Lá, ele encontra Misaki Watari (Toko Miura), um mulher e chauffeur a quem deve entregar o veículo.

    • Possível indicação ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro.

    COMPARTMENT N. 6

    Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2021, Compartment N. 6 acompanha dois estranhos que se encontram em um trem, mas que, a princípio, não parecem amigos. Laura (Seidi Haarla), uma estudante finlandesa, acabou de dar adeus a sua namorada russa e embarcou rumo a Murmansk, uma cidade remota no círculo ártico. Seu companheiro de viagem é Ljoha (Yuriy Borisov), um russo que trabalha em uma mina regional. Enquanto as horas passam, rachaduras aparecem nas fachadas que eles apresentam, e suas vulnerabilidades os forçam a se reconhecerem como muito mais complexos do que imaginavam.

    • Possível indicação ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro.
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top