Minha conta
    O Páramo: Entenda o que aconteceu no final do angustiante filme de terror da Netflix
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Final explicado do filme de terror espanhol revela que alguns demônios estão mais pertos do que você imagina.

    Um dos destaques da Netflix deste mês de janeiro, O Páramo é o mais novo filme de terror da plataforma de streaming. Com uma ambientação soturna e um enredo angustiante, o longa espanhol conquistou os espectadores, garantindo lugar no Top 10 dos mais assistidos da gigante americana.

    Na trama, Lucía (Inma Cuesta) e seu filho (Asier Flores) vivem longe da sociedade, em uma área plana onde quase não há vida. A pequena unidade familiar composta por mãe, pai e filho dificilmente recebe visitantes e o seu objetivo é desenvolver uma existência pacífica, vivendo do que produzem. A princípio, eles conseguem, mas o aparecimento de uma misteriosa e violenta criatura do passado começa a assombrar o local, colocando à prova os laços que os unem.

    O Páramo
    O Páramo
    Data de lançamento 6 de janeiro de 2022 | 1h 32min
    Criador(es): David Casademunt
    Com Inma Cuesta, Roberto Álamo, Asier Flores
    Usuários
    2,9
    Assistir em streaming

    Bastante falado nos últimos dias, o fim ambíguo do longa colocou alguns pontos de interrogação na cabeça de muitas pessoas. Com base nisso, o AdoroCinema resolveu destrinchar o que de fato aconteceu na última parte do filme. Confira abaixo:

    Lançamentos da Netflix nesta semana (7/01 a 13/01): Ficção científica com Chloë Moretz, Mãe x Androides, é destaque

    O QUE ACONTECE NO FIM DE O PÁRAMO?

    Depois de uma pesada chuva, Lucía começa a sentir que uma figura sombria, alta e magra a persegue, estando cada vez mais próxima. Pela descrição, parece que a entidade é a famosa Besta da história de Salvador (Roberto Álamo), aquela que aterrorizou sua irmã até que a mesma se matasse.

    Ao fim do filme, Diego quebra a porta com um machado e confronta a Besta, afastando a criatura da mãe. A coragem da criança faz com que o ser maligno recue, aproveitando, o garoto, para retirar a matriarca do local e colocar fogo na casa. Infelizmente, apesar dos esforços do jovem, Lucía morre, continuando, Diego, seu caminho pela região deserta, solitariamente.

    Em entrevista ao site The CinemaHolic, o próprio diretor David Casademunt afirmou que a entidade do filme é de origem psicológica, ou seja, uma metáfora para os problemas que nos assombram psicologicamente.

    "O Páramo é um filme sobre nossos demônios interiores, e como eles nos transformam em adultos defeituosos”, contou o cineasta.

    No fim das contas, se a criatura continuará a assombrar Diego ou não, dependerá do jovem, da maneira como ele reagirá aos trágicos eventos ocorridos no longa, como a perda da mãe e do pai.

    A BESTA EXISTE DE VERDADE?

    Como dito por Casademunt, a Besta é uma analogia à condição mental frágil das pessoas nas mais diversas situações de vulnerabilidade. Durante as primeiras aparições da entidade, a irmã de Salvador acaba pulando da janela após alguns contatos com a criatura, possivelmente, atormentada por conta de supostos maus-tratos por parte dos pais. Já no caso de Lucía, a depressão está relacionada à tão citada guerra que acontece no país, além da angústia com a perda do marido.

    Vale ressaltar que o filme constantemente flerta com a temática do suicídio, como quando Diego se desespera ao ver a mãe portando uma faca ou no momento em que ele se depara com o pai apontando um rifle para a própria cabeça. Além disso, é possível perceber que nos momentos em que o menino confronta a criatura, ela se afasta, passando a mensagem de que somente buscando força dentro de nós mesmos, seríamos capazes de enfrentar este terrível mal.

    Casademunt também completa: “A relevância da ambientação não termina por aí. Os eventos do filme acontecem em uma das eras mais turbulentas da história espanhola, com o domínio do monarca Ferdinando VII e as numerosas guerras que aconteciam na Europa.”

    Filmes de terror mais aguardados de 2022
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top