Minha conta
    Por que você não vai conseguir assistir ao Globo de Ouro 2022?
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Ataque dos Cães, Belfast, Succession e Ted Lasso são os principais indicados da noite, mas a cerimônia da HFPA não será transmitida devido às polêmicas.

    A temporada de premiações sempre começa o ano com muita euforia e glamour. Mas enquanto o Oscar segue como a estatueta mais cobiçada pelos cinéfilos, o Globo de Ouro está com uma reputação manchada, sendo "cancelado" pela sociedade. Mesmo assim, o show irá acontecer, mas isso não significa que será da forma como é esperada pelo público. O evento da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) não será exibido pela televisão, porém se você está perdido nessa história, o AdoroCinema está aqui para te informar sobre a polêmica:

    Qual é a polêmica ao redor do Globo de Ouro 2022?

    Conhecida por promover o Globo de Ouro anualmente, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood está sendo duramente criticada desde o início de 2021, após liberar a lista de indicados de sua mais recente cerimônia. A partir dela, duas situações controversas foram expostas pela midia: a primeira é que membros da HFPA foram convidados para passar um período na França, com hospedagem luxuosa paga, a fim de acompanhar gravações de Emily em Paris. Mesmo sendo detonado pela imprensa (principalmente internacional) por sua percepção pobre sobre a cultura francesa, o show da Netflix recebeu duas indicações; de melhor comédia e melhor atriz para Lily Collins.

    Por outro lado, surgiu uma onda de indignações quando perceberam que a elogiada I May Destroy You (considerada a melhor série de 2020 pelo AdoroCinema) ficou fora da lista — seguindo uma leva de produções feitas ou estreladas por negros que eram rejeitadas pela HFPA nos últimos anos, como Watchmen ou Uma Noite em Miami. Em seguida, uma matéria do Los Angeles Times revelou como não existia nenhuma pessoa negra dentre os 87 membros da Associação. A partir de então, organizações como o Time's Up e assessorias de imprensa lançaram campanhas para mudanças efetivas no grupo de votantes.

    Protestos e respostas da HFPA

    Nomes famosos também começaram a se posicionar. Atual vencedor da categoria de melhor ator em minissérie por I Know This Much Is TrueMark Ruffalo declarou não ter orgulho de sua estatueta, enquanto sua colega de VingadoresScarlett Johansson, afirmou que membros da Associação já tiveram ações sexistas durante campanhas de divulgação. Já Tom Cruise devolveu os três Globos de Ouro que recebeu em sua carreira. Então, veio o golpe final: a NBC concluiu que não irá exibir o Globo de Ouro até que a instituição HFPA resolva tais questões.

    Nos últimos meses, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood declarou ter tomado medidas planejadas para mudar a situação. A principal delas? Adicionou 21 membros à HFPA, sendo que 6 se descrevem como negros, 5 asiáticos, 4 do Oriente Médio ou Norte Africano, e 10 mulheres. O grupo também está começando uma iniciativa com Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP) para "aumentar diversidade, igualdade e inclusão dentro da indústria do entretenimento". Mesmo assim, será uma longa jornada até recuperar a popularidade da premiação.

    Quando o Globo de Ouro 2022 vai acontecer?

    O Globo de Ouro 2022 vai acontecer nesse domingo, 9 de janeiro, a partir das 23 horas (segundo o horário de Brasília). Mas, ao contrário das outras edições, a cerimônia será um evento fechado, apenas para convidados e membros da HFPA, sem exibição por televisão ou streaming. Além disso, não contará com celebridades, já que a maioria das assessorias de imprensa se recusam até mesmo a citar a premiação, imagina incentivar seus artistas à comparecerem ao show. Procedimentos contra a nova onda de COVID também foram citados como motivo para a mudança.

    Dentre os indicados de cinema, quem está na liderança são os filmes Ataque dos Cães, de Jane Campion, e Belfast, de Kenneth Branagh — cada um sendo lembrado sete vezes. Já no mundo da televisão, o fenômeno cult Succession aparece com cinco indicações, seguido de perto por Ted Lasso e The Morning Show. Confira a lista completa na nossa matéria especial. A lista de vencedores será divulgada para imprensa através das redes sociais e do site da HFPA.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top