Minha conta
    Filme Eduardo e Mônica tem easter egg de Faroeste Caboclo: "Russoverso", diz diretor
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Música Eduardo e Mônica, de Legião Urbana, virou filme com Alice Braga e Gabriel Leone. Longa traz referência à adaptação cinematográfica de Faroeste Caboclo.

    Um dos casais mais famosos da música brasileira, Eduardo e Mônica têm suas histórias contadas no cinema com Gabriel Leone (DOM) e Alice Braga (O Esquadrão Suicida) vivendo os personagens criados por Renato Russo. A canção da Legião Urbana foi adaptada em novo filme pelo diretor René Sampaio, responsável também por Faroeste Caboclo, lançado em 2013 e muito bem recebido pelo público e pela crítica.

    Com a mesma equipe nos dois filmes, então, o que se formou foi um “universo cinematográfico” de Renato Russo, com easter eggs espalhados pela histórias e, em especial, uma grande referência a Faroeste Caboclo em Eduardo e Mônica. Fabrício Boliveira, que interpretou o icônico João de Santo Cristo no longa de 2013, está de volta ao papel em cena com a personagem de Alice Braga (que não vamos dar spoilers!). 

    “A gente acha que criou o ‘Russoverso’, o universo do Renato Russo. Então temos a participação do Fabrício Boliveira como o João de Santo Cristo”, contou René Sampaio em coletiva de imprensa com participação do AdoroCinema. Segundo a produtora dos dois filmes, Bianca de Felippes, o ator fez questão de se juntar ao elenco de Eduardo e Mônica. 

    “Ele estava fazendo uma novela na época e a cena precisava ser gravada naquele dia. Pegou um avião, chegou em Brasília às onze da noite, fez a cena e às seis da manhã voltou para o Rio de Janeiro. Ele falou ‘eu vou de qualquer maneira’”, contou. O easter egg fica ainda mais completo porque, em sua participação, Fabrício usa o mesmo figurino de seu personagem em Faroeste Caboclo, marcando a passagem de João de Santo Cristo por Brasília, cidade-natal de Renato Russo e onde se passa a história do casal. 

    Filme de Eduardo e Mônica tem Alice Braga e Gabriel Leone

    Apesar dessa união, o processo de construção dos dois filmes foi bem diferente, ao menos para o elenco. “Faroeste Caboclo é uma música com o dobro do tamanho e que tem os acontecimentos colocados em ordem. No nosso caso, a música fala sobre as diferenças entre eles e tem saltos temporais. Nosso desafio era justamente transformar a essência dela em um roteiro coeso. Tivemos que expandir o universo da música”, disse ao AdoroCinema o ator Gabriel Leone, que interpreta Eduardo e se prepara para a segunda temporada de Dom, série do Amazon Prime Video. 

    Após a participação em O Esquadrão Suicida, em agosto de 2021, Alice Braga está em terras brasileiras para a divulgação de Eduardo e Mônica, que chega aos cinemas em 6 de janeiro de 2022. Para a atriz, a construção do romance e de sua personagem foram muito inspirados no crescimento conjunto do casal, como conta Renato Russo em sua música. “O filme precisava ser lançado agora, neste momento em que o Brasil está precisando falar de amor, falar das diferenças. A transformação da Mônica, para mim, vem muito do aprendizado com o outro”, explicou.

    Eduardo e Mônica foi uma das principais atrações do Festival do Rio e estreia nos cinemas brasileiros em 6 de janeiro de 2022.

    Eduardo e Mônica
    Eduardo e Mônica
    Data de lançamento 20 de janeiro de 2022 | 1h 54min
    Criador(es): René Sampaio
    Com Gabriel Leone, Alice Braga, Victor Lamoglia
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top