Minha conta
    Harry Potter: Filmes erraram em detalhe importante da vida do protagonista

    A Pedra Filosofal pode até ter completado duas décadas desde o seu lançamento, mas a franquia com Daniel Radcliffe ainda gera muitas especulações.

    Há 20 anos, Harry Potter e a Pedra Filosofal fez sua estreia em cinemas do mundo todo, dando início à saga do menino de óculos e cicatriz que descobre ser um famoso bruxo. Protagonizada por Daniel Radcliffe, a história não só caiu nas graças do público, como também virou um marco da cultura pop. Hoje, o universo mágico baseado na obra de J.K. Rowling continua acumulando fãs – e rendendo teorias sobre o que aconteceu, sobre o que não aconteceu e sobre furos encontrados na franquia.

    Você provavelmente nunca parou para pensar nisso, mas há um erro bem sútil que aparece logo no primeiro filme e que se repete nos demais. Quantos anos você daria aos pais de Harry, James e Lily Potter?

    Na adaptação cinematográfica, eles foram interpretados por Adrian Rawlins e Geraldine Somerville. O primeiro tinha 43 quando tudo começou e 53 no final. Já a segunda tinha 34 anos e terminou com 43. Entretanto, a idade do casal nos livros não bate com a dos atores: Lily e James têm, na verdade, 21 anos quando são assassinados por Voldemort. Obviamente o deslize rendeu meme nas redes sociais:

    Vale lembrar que, em As Relíquias da Morte - Parte 1, vemos as seguintes datas de nascimento gravadas na lápide da família Potter: 27 de março de 1960 para James;  30 de janeiro de 1960 para Lily. Sabemos que, em 1972 e aos 11 anos, Lily se matriculou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, muito incentivada por Severo Snape. Foi no castelo que Lily conheceu James.

    Os dois se formaram em 1977 e se casaram pouco depois, entre o verão de 1978 e o outono de 1979 – o que significa que tinham 19 anos na época. Harry, por sua vez, nasceu em 31 de julho de 1980, de modo que sua mãe tinha completado 20 anos em janeiro e seu pai, em março.

    Harry Potter: Elenco se reúne para especial do HBO Max e 15 atores já estão confirmados

    Dado que James e Lily morreram tragicamente em 31 de outubro de 1981, quando Harry tinha apenas 1 ano, podemos concluir que há uma grande disparidade entre os personagens nas páginas e seus intérpretes nas telas – sendo James 22 anos mais novo do que Adrian e Lily 13 anos mais nova do que Geraldine.

    Agora fica o questionamento: por que a equipe dos filmes decidiu escalar dois atores mais velhos? A resposta mais provável é que eles se encaixavam melhor com os outros colegas de elenco que desempenhavam papéis adultos e relacionados ao falecido casal – entre eles Alan Rickman (como Snape),  Gary Oldman (como Sirius Black), David Thewlis (como Remo Lupin) e Timothy Spall (como Pedro Pettigrew).

    Além disso, havia a necessidade de que os atores escolhidos parecessem ser bem mais velhos do que Radcliffe. Afinal, James e Lily aparecem pela primeira vez para Harry em A Pedra Filosofal, quando o bruxinho, então com 11 anos, vê os pais refletidos no Espelho de Ojesed. Selecionar uma dupla com 20 e poucos anos poderia causar estranhamento no público – sem contar que a idade verdadeira de James e Lily só foi revelada no sétimo e último livro, lançado seis anos depois do primeiro longa.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Data de lançamento 23 de novembro de 2001 | 2h 32min
    Criador(es): Chris Columbus
    Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top