Minha conta
    Harry Potter: Filmes erraram em detalhe importante da vida do protagonista
    Por Lucas Leone — 13 de dez. de 2021 às 15:30

    A Pedra Filosofal pode até ter completado duas décadas desde o seu lançamento, mas a franquia com Daniel Radcliffe ainda gera muitas especulações.

    Há 20 anos, Harry Potter e a Pedra Filosofal fez sua estreia em cinemas do mundo todo, dando início à saga do menino de óculos e cicatriz que descobre ser um famoso bruxo. Protagonizada por Daniel Radcliffe, a história não só caiu nas graças do público, como também virou um marco da cultura pop. Hoje, o universo mágico baseado na obra de J.K. Rowling continua acumulando fãs – e rendendo teorias sobre o que aconteceu, sobre o que não aconteceu e sobre furos encontrados na franquia.

    Você provavelmente nunca parou para pensar nisso, mas há um erro bem sútil que aparece logo no primeiro filme e que se repete nos demais. Quantos anos você daria aos pais de Harry, James e Lily Potter?

    Na adaptação cinematográfica, eles foram interpretados por Adrian Rawlins e Geraldine Somerville. O primeiro tinha 43 quando tudo começou e 53 no final. Já a segunda tinha 34 anos e terminou com 43. Entretanto, a idade do casal nos livros não bate com a dos atores: Lily e James têm, na verdade, 21 anos quando são assassinados por Voldemort. Obviamente o deslize rendeu meme nas redes sociais:

    Vale lembrar que, em As Relíquias da Morte - Parte 1, vemos as seguintes datas de nascimento gravadas na lápide da família Potter: 27 de março de 1960 para James;  30 de janeiro de 1960 para Lily. Sabemos que, em 1972 e aos 11 anos, Lily se matriculou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, muito incentivada por Severo Snape. Foi no castelo que Lily conheceu James.

    Os dois se formaram em 1977 e se casaram pouco depois, entre o verão de 1978 e o outono de 1979 – o que significa que tinham 19 anos na época. Harry, por sua vez, nasceu em 31 de julho de 1980, de modo que sua mãe tinha completado 20 anos em janeiro e seu pai, em março.

    Harry Potter: Elenco se reúne para especial do HBO Max e 15 atores já estão confirmados

    Dado que James e Lily morreram tragicamente em 31 de outubro de 1981, quando Harry tinha apenas 1 ano, podemos concluir que há uma grande disparidade entre os personagens nas páginas e seus intérpretes nas telas – sendo James 22 anos mais novo do que Adrian e Lily 13 anos mais nova do que Geraldine.

    Agora fica o questionamento: por que a equipe dos filmes decidiu escalar dois atores mais velhos? A resposta mais provável é que eles se encaixavam melhor com os outros colegas de elenco que desempenhavam papéis adultos e relacionados ao falecido casal – entre eles Alan Rickman (como Snape),  Gary Oldman (como Sirius Black), David Thewlis (como Remo Lupin) e Timothy Spall (como Pedro Pettigrew).

    Além disso, havia a necessidade de que os atores escolhidos parecessem ser bem mais velhos do que Radcliffe. Afinal, James e Lily aparecem pela primeira vez para Harry em A Pedra Filosofal, quando o bruxinho, então com 11 anos, vê os pais refletidos no Espelho de Ojesed. Selecionar uma dupla com 20 e poucos anos poderia causar estranhamento no público – sem contar que a idade verdadeira de James e Lily só foi revelada no sétimo e último livro, lançado seis anos depois do primeiro longa.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Data de lançamento 23 de novembro de 2001 | 2h 32min
    Criador(es): Chris Columbus
    Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Robbie Coltrane, Richard Harris
    Usuários
    4,6
    Assista agora em HBO Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top