Minha conta
    TUDUM: O que significa o nome curioso do festival da Netflix?
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Evento da Netflix vai promover novidades sobre La Casa de Papel, Stranger Things, Bridgerton, Cobra Kai e The Umbrella Academy.

    No próximo sábado, 25 de setembro, será realizada a primeira edição mundial do TUDUM, um evento promovido pela Netflix, trazendo centenas de novidades sobre os lançamentos de filmes e séries da plataforma. Tal celebração promete ser a Comic-Con do serviço de streaming, ou sua própria versão do DC FanDome. Mas de onde surgiu esse nome curioso? Inclusive, ele virou até piada no trailer do festival, então pode ficar tranquilo, pois o AdoroCinema te explica essa história:

    O que será o TUDUM?

    Descrito como um evento global para fãs, o TUDUM vai trazer conteúdos exclusivos de 100 filmes, séries e especiais; sendo anunciados por mais de 145 estrelas mais queridas pelo público. Os fãs ansiosos por surpresas e informações podem conferir o TUDUM nas páginas da Netflix no Youtube — inclusive a Netflix Brasil —, a partir das 13 horas (segundo o horário de Brasília). Antes disso, a partir das 10 horas da manhã, será exibido um pré-show especial focado em animes. 

    No mundo das séries, vamos conferir novidades sobre produções aclamadas como Stranger Things (que lançará sua quarta temporada em 2022) e La Casa de Papel (cuja parte 5B estreia em dezembro deste ano). Além de outros sucessos como The Witcher (protagonizada por Henry Cavill), Cobra Kai (também indo para sua quarta temporada), Bridgerton (que promete novidades em seu segundo ano) e The Umbrella Academy (investindo ainda mais na loucura em sua terceira temporada).

    E o Brasil também será representado nesse grande evento! Maisa será a apresentadora do bloco Mais Brasil na Tela, exibindo as primeiras cenas das séries De Volta aos 15, na qual ela é protagonista, e Maldivas, que traz Bruna Marquezine e Manu Gavassi no elenco. Outros conteúdos latinos confirmados são o remake de Rebelde e novidades sobre Desejo Sombrio, estrelado por Maite Perroni.

    No mundo dos filmes, teremos vislumbres inéditos de Alerta Vermelho, protagonizado por ninguém menos que Dwayne JohnsonGal Gadot e Ryan Reynolds; além de outros filmes de ação com Charlize Theron e Regina King. Outra produção que promete fazer barulho na próxima temporada de premiações é Não Olhe Para Cima, estrelado por Jennifer LawrenceLeonardo DiCaprio e grande elenco.

    De onde veio o nome TUDUM?

    Quando foi anunciado o TUDUM, a imprensa internacional ficou chocada com o nome do evento. Por outro lado, o público brasileiro nem tanto... Afinal, TUDUM já era o nome do festival realizado no Brasil pela Netflix — que já contou com participações de nomes como Maisa e os astros de Para Todos os Garotos que Já Amei, Noah Centineo e Lana Condor. Mas de onde vem essa escolha? Na realidade, TUDUM é o som da marca da Netflix. Sabe o que toca quando aquele símbolo em formato de N  surge toda vez que você dá play em alguma produção da plataforma? Tu-dum (alguns falam ta-dum, se preferir)!

    Tudo começou com Todd Yellin, executivo da Netflix que desejava criar um som marcante para se aliar a marca visual do serviço de streaming. Para isso, ele contratou o editor de som Lon Bender (Coração Valente, Drive) — que passou a brincar com diversos barulhos (e até mesmo o grito de uma cabra) para tentar achar o resultado ideal.

    A ideia do TUDUM surgiu com um barulho simples: seu anel de casamento batendo na cabeceira do quarto. Com uma guitarra e o apoio de Charlie Campagna (Blade Runner 2049), ele alongou o som, num processo que ele chamou de "The Blossom", ou seja, o desabrochar. Alguns rumores na internet apontavam que o TUDUM seria inspirado numa cena de House of Cards, quando Frank Underwood (Kevin Spacey) batia seu punho na mesa, mas isso não é verdade, já que o som foi criado antes da exibição da série original Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top