Minha conta
    Dia do Psicólogo: 10 filmes imperdíveis no Telecine para quem gosta de psicologia
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    É dia de celebrar a existência dos profissionais que fazem tanto pelo nosso equilíbrio e saúde mental.

    Na data de 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo, profissionais tão importantes que estudam e orientam o comportamento humano, nos ajudando a lidar com traumas, crises e nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.

    Para celebrar a data, separamos uma lista de filmes imperdíveis sobre psicologia no catálogo do streaming do Telecine — vale lembrar que a plataforma disponibiliza 30 dias de acesso grátis para novos assinantes. De Transtorno Explosivo até o clássico Psicose, de Alfred Hitchcock, a seleção é perfeita para quem já é profissional na área, deseja cursar ou, simplesmente, gosta de conhecer os mistérios da mente.

    Transtorno Explosivo

    Em Transtorno Explosivo, Benni (Helena Zengel) é uma menina de nove anos que não se encaixa em nenhum lugar. Agitada e agressiva, ela vive sendo expulsa dos lugares, obrigada a ir para uma instituição de segurança infantil. A garota, no entanto, não está preocupada em mudar seus hábitos e seu único objetivo é morar com a mãe, que não a quer de volta por medo de suas explosões raivosas. É então que o orientador Micha (Albrecht Schuch) entra em ação para ajudar Benni a ser inserida na sociedade. Assista Transtorno Explosivo no Telecine.

    Transtorno Explosivo
    Transtorno Explosivo
    Data de lançamento 5 de novembro de 2020 | 1h 58min
    Criador(es): Nora Fingscheidt
    Com Helena Zengel, Albrecht Schuch, Gabriela Maria Schmeide
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Taxi Driver

    Taxi Driver é um case, no mínimo, curioso na indústria cinematográfica! Dirigido por Martin Scorsese e indicado a 4 prêmios Oscar, o longa-metragem foi utilizado como inspiração para um crime na vida real e, por este motivo, é material de estudo psicológico tanto nas telonas, quanto por trás delas.

    Na trama, Travis Bickle (Robert De Niro) é um ex-fuzileiro naval solitário, impotente e insone, que passa as noites dirigindo seu táxi pelas ruas sombrias de Nova York em meados dos anos 70. Farto da sociedade em que vive, o homem tem dificuldade de se conectar com as pessoas, até se apaixonar por Betsy (Cybill Shepherd) e conhecer Iris (Jodie Foster), uma jovem prostituta. Conforme se aproxima delas, começa a vivenciar a paranoia em que o relacionamento com elas se torna “missões” em que ele precisa ser o herói. Assista Taxi Driver no Telecine.

    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Data de lançamento 22 de março de 1976 | 1h 55min
    Criador(es): Martin Scorsese
    Com Robert De Niro, Jodie Foster, Harvey Keitel
    Usuários
    4,4
    Assistir em streaming

    Tomboy

    Escrito e dirigido por Céline Sciamma, cineasta de extrema importância no cinema LGBTQ+, Tomboy acompanha Laure (Zoé Héran), de dez anos, que se muda para um subúrbio parisiense e faz novas amizades com as crianças da vizinhança ao se apresentar como menino, utilizando o nome Mickael. Popular entre os novos amigos e com a adolescente Lisa apaixonada pelo menino em processo de descoberta de transição de gênero, a mãe se enfurece ao descobrir que todos o conhecem pelo como menino e decide tomar uma atitude. Assista Tomboy no Telecine.

    Tomboy
    Tomboy
    Data de lançamento 13 de janeiro de 2012 | 1h 22min
    Criador(es): Céline Sciamma
    Com Zoé Héran, Malonn Lévana, Jeanne Disson
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora

    O Quarto De Jack

    Estrelado por Brie Larson e Jacob Tremblay, O Quarto de Jack conta a história de um menino de cinco anos que vive trancafiado em um espaço confinado. Lá, toda sua concepção de mundo é formada, uma vez que foi o único lugar em que esteve por toda a vida, junto com a mãe Ma. No entanto, ele começa a desconfiar do ambiente em que vive e deseja ver o mundo do lado de fora, que até então não sabia que existia — desbloqueando, assim, traumas que não imaginava ter. Assista O Quarto de Jack no Telecine.

    O Quarto de Jack
    O Quarto de Jack
    Data de lançamento 18 de fevereiro de 2016 | 1h 58min
    Criador(es): Lenny Abrahamson
    Com Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças

    No enredo de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Joel (Jim Carrey) descobre que sua namorada de longa data, Clementine (Kate Winslet), foi submetida a um procedimento experimental de psiquiatria em que toda a sua memória do relacionamento entre os dois foi removida. Frustrado com a ideia de ainda estar apaixonado por uma mulher que não se lembra de seus momentos juntos, Joel concorda em também realizar o mesmo procedimento, mas acaba se arrependendo e começa a reformular sua própria mente, causando alterações definitivas em busca de lembrar novamente da ex. Assista Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças no Telecine.

    Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
    Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
    Data de lançamento 23 de julho de 2004 | 1h 48min
    Criador(es): Michel Gondry
    Com Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Réquiem Para Um Sonho

    Réquiem Para Um Sonho expõe quatro indivíduos paralelos que acabam unidos pelos vícios em comum em drogas como heroína, cocaína e pílulas dietéticas. Sara Goldfarb (Ellen Burstyn) é uma viúva aposentada que mora em um pequeno apartamento e passa a maior parte do tempo assistindo a um programa de autoajuda na TV, em que ela sonha acordada que um dia será convidada para participar — e acaba se viciando em remédios que prometem milagres no corpo.

    Seu filho, Harry (Jared Leto), é um viciado, e junto com o amigo Tyrone (Marlon Wayans) tem a perigosa ambição de se tornar um grande traficante de drogas. Enquanto isso, Marion (Jennifer Connelly), namorada de Harry, deseja ser estilista ou artista, mas é arrastada para o universo das substâncias ilícitas, por influência de seu par romântico. Assista Réquiem Para Um Sonho no Telecine.

    Réquiem para um Sonho
    Réquiem para um Sonho
    Data de lançamento 2 de novembro de 2001 | 1h 42min
    Criador(es): Darren Aronofsky
    Com Jared Leto, Ellen Burstyn, Jennifer Connelly
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    Precisamos Falar Sobre O Kevin

    Precisamos Falar Sobre O Kevin é um retrato do relacionamento conturbado entre mãe e filho que não compreendem a linguagem um do outro. No filme, Eva (Tilda Swinton) coloca suas ambições e carreira de lado para dar à luz a Kevin (Ezra Miller). A relação entre os dois é difícil desde os primeiros anos, mas a complicação se agrava quando o rapaz, já com 15 anos, faz algo irracional e imperdoável aos olhos de toda a cidade. É então que a mãe entra em uma espiral reflexiva, tentando descobrir se tem alguma parcela de culpa pelos atos do filho. Assista Precisamos Falar Sobre o Kevin no Telecine.

    Precisamos Falar Sobre o Kevin
    Precisamos Falar Sobre o Kevin
    Data de lançamento 27 de janeiro de 2012 | 1h 50min
    Criador(es): Lynne Ramsay
    Com Tilda Swinton, John C. Reilly, Ezra Miller
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,5

    O Iluminado

    O cultuado horror de Stanley Kubrick está no catálogo do streaming do Telecine, assim como diversos clássicos do cinema. Baseado no romance de Stephen King, O Iluminado acompanha o romancista Jack Torrance (Jack Nicholson) e sua família, a esposa Wendy (Shelleu Duvall) e o filho Danny (Danny Lloyd), em uma estadia de inverno em um hotel isolado. Lá, eles são absorvidos por uma presença sinistra que transforma o pai em uma criatura violenta e irracional, enquanto o filho se torna sensitivo e desenvolve visões do passado e do futuro, que antecipam uma verdadeira tragédia.

    As gravações do longa-metragem foram tão intensas que a atriz Shelley Duvall sofreu vários ataques de ansiedade durante as 56 semanas de filmagem. Em uma entrevista realizada em 2016, ela revelou que Stanley Kubrick, conhecido por levar seus atores ao ponto de ruptura, a intimidou durante toda a produção e a tratou mais severamente do que qualquer outro membro do elenco — causando-a, assim, um dano psicológico permanente na vida real. Assista O Iluminado no Telecine.

    O Iluminado
    O Iluminado
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1980 | 2h 23min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    O Silêncio Dos Inocentes

    Estrelado pelo vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2021, Anthony Hopkins, O Silêncio dos Inocentes apresenta a psicopatia e o poder de jogos mentais em seu estado mais nítido. Na trama, Clarice Starling (Jodie Foster) é uma agente do F.B.I. enviada ao hospital psquiátrico de Baltimore para entrevista Hannibal Lecter, um estripador e assassino em série que costumava trabalhar como psiquiatra. Desvendando a mente sombria do serial killer, ela deve tentar se igualar aos comportamentos do criminoso para descobrir pistas sobre Buffalo Bill (Ted Levine), outro psicopata igualmente descontrolado. Assista O Silêncio dos Inocentes no Telecine. 

    O Silêncio dos Inocentes
    O Silêncio dos Inocentes
    Data de lançamento 17 de maio de 1991 | 1h 58min
    Criador(es): Jonathan Demme
    Com Anthony Hopkins, Jodie Foster, Scott Glenn
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Psicose

    O clássico de Alfred Hitchcock fecha a lista magistralmente! Psicose começa com Marion Crane (Janet Leigh), funcionária de um escritório de Phoenix, exausta pelos rumos que sua vida amorosa com Sam, amante que se recusa a casar com ela, se tornou. Um dia, ela é encarregada de depositar quarenta mil dólares para seu chefe e decide fugir para começar uma nova vida com seu par romântico. Em meio à viagem, decide parar para descansar no Bates Motel, administrado por Norman (Anthony Perkins) e sua mãe dominadora. É então que ela descobre que jamais deveria ter parado ali. Assista Psicose no Telecine.

    Psicose
    Psicose
    Data de lançamento 25 de agosto de 1960 | 1h 49min
    Criador(es): Alfred Hitchcock
    Com Anthony Perkins, Janet Leigh, John Gavin
    Usuários
    4,6
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    • The Box — No Ritmo do Coração: Após pedidos dos fãs de EXO, Telecine estreia novo filme de Park Chanyeol
    • Dia da Mulher Negra: 5 filmes imperdíveis com protagonismo feminino negro para ver no Telecine
    • Animações pouco conhecidas que você precisa descobrir agora no Telecine
    • Telecine vai exibir 15 filmes de terror em comemoração a sexta-feira 13; confira
    • Semana das Franquias: 6 sagas do cinema imperdíveis no catálogo do Telecine
    • Fantoches e outros inimigos bizarros que Nicolas Cage enfrentou nos cinemas
    Comentários
    Back to Top