Minha conta
    Por que a escolha de Robert Downey Jr. como Homem de Ferro foi o maior risco do MCU?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Robert Downey Jr. estreou na Marvel em Homem de Ferro (2008), que pavimentou o Universo Cinematográfico Marvel.

    Universo Cinematográfico Marvel começou em 2008 com Robert Downey Jr. no papel de Tony Stark em Homem de Ferro. O filme foi um verdadeiro sucesso e pavimentou essa grande franquia de super-heróis que conhecemos atualmente, mas Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, revelou recentemente que a escalação de Downey Jr. para viver o personagem foi o primeiro e maior risco que a empresa assumiu.  

    Homem de Ferro
    Homem de Ferro
    Data de lançamento 30 de abril de 2008 | 2h 06min
    Criador(es): Jon Favreau
    Com Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Disney +

    Kevin Feige contou ao CinemaBlend que a escolha do elenco foi um grande risco, mas que acabou resultando em uma grande recompensa com o sucesso do Universo Cinematográfico Marvel. "Tive a sorte de estar envolvido nos primeiros filmes do Homem-Aranha e nos filmes dos X-Men. Mas queríamos fazer um filme do Homem de Ferro. E acho que, ainda assim, o maior risco – o que parece ultrajante dizer agora – foi escalar Robert Downey Jr. Foi tanto o maior risco quanto a coisa mais importante na fundação do Universo Cinematográfico da Marvel. Sem Robert, não estaríamos sentados aqui hoje. Eu realmente acredito nisso", disse Feige e, em seguida, explicou os motivos para esse pensamento na época.

    "Ele era um ator incrível. Todos sabiam que ele era um ator incrível. Mas ele não era um astro de ação. Ele não era um astro famoso, necessariamente. E rapidamente percebemos que o risco, eu disse isso antes, não era escalá-lo. E Jon Favreau realmente tinha essa visão para aquele filme e para Robert nessa função. Essa decisão, e o sucesso dessa decisão, acho que nos deu mais riscos e mais escolhas", concluiu. 

    Robert Downey Jr. diz que se identifica com Tony Stark e reflete sobre o sucesso de Homem de Ferro e da Marvel

    Felizmente, tudo disso acabou dando certo para todos os lados envolvidos: Robert Downey Jr. ficou marcado em sua carreira pelo papel de Tony Stark e Homem de Ferro nos filmes da Marvel, além do Universo Cinematográfico Marvel ter se tornado viável depois da introdução do personagem em 2008. Recentemente, a Marvel divulgou o teste de elenco de Robert Downey Jr. para Homem de Ferro

    Relembre as participações de Robert Downey Jr. como Homem de Ferro

    Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro. Tudo isso acompanhamos no primeiro filme do super-herói no Universo Cinematográfico Marvel, onde ele ficaria por cerca de 11 anos.

    No total, Robert Downey Jr. participou de 10 filmes do MCU, entre três filmes solo do Homem de Ferro, reuniões dos Vingadores e participações especiais em longas de outros heróis. Chegou até mesmo a entrar em conflito ideológico com o Capitão América (Chris Evans) em Guerra Civil. Ele fez sua fez sua última participação em 2019 durante os acontecimentos de Vingadores: Ultimato, onde seu personagem se sacrifica para salvar a humanidade ao manusear a manopla de Thanos (Josh Brolin) – considerado o melhor vilão do Universo Cinematográfico Marvel (até agora) –, o que resulta em sua morte. Mas ele vai ficar para sempre na mamória dos fãs da Marvel!

    Robert Downey Jr. improvisou fala em Homem de Ferro e mudou o Universo Cinematográfico Marvel, diz Kevin Feige
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top