Minha conta
    Doutor Gama: Confira tudo sobre o novo filme brasileiro dirigido pelo cineasta Jeferson De
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Com estreia marcada para esta quinta-feira (5), a biografia de Luiz Gama conta uma história que é ambientada no seio do movimento abolicionista brasileiro.

    Após o lançamento do trailer há algumas semanas, o longa-metragem nacional dirigido por Jeferson DeDoutor Gama, ganhará as telas dos cinemas brasileiros no dia 5 de agosto. Contando com um elenco com nomes como César Mello (Bom Dia, Verônica), Mariana Nunes (O Mecanismo) e Zezé Motta, o filme contará a história de Luiz Gonzaga Pinto da Gama, figura essencial para o movimento abolicionista brasileiro.

    Importante representante do cinema negro em sua luta por protagonismo, o longa nasce de um diretor que tem no currículo outras produções que colocam em foco a população negra, como M8 - Quando a Morte Socorre a Vida e Correndo Atrás. Profundo conhecedor da problemática racial de nosso país, Jeferson De procura mostrar um pouco da árdua história negra, no Brasil, durante os 80 minutos de filme.

    Confira abaixo tudo sobre Doutor Gama, novo filme biográfico brasileiro:

    Jeferson De, diretor de M8, fala sobre a importância da participação negra no cinema (Entrevista)

    QUAL É A HISTÓRIA DE DOUTOR GAMA?

    Baseado em fatos reais, Doutor Gama apresenta a biografia de Luiz Gama. Nascido na Bahia, de mãe negra livre e pai branco descendente de português, o jovem foi vendido pelo pai com o intuito de pagar dívidas de jogo, aos 10 anos de idade, sendo enviado para São Paulo para trabalhar como escravo. Analfabeto até os 17 anos, conquistou na justiça a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, tornando-se, aos 29 anos, um autor consagrado e considerado "o maior abolicionista do Brasil”.

    Gama utilizou todo seu conhecimento sobre as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos durante sua vida. Converteu-se em um dos advogados mais respeitados de sua época, inspirando o país através de seus ideais, escritos e discursos.

    Doutor Gama
    Doutor Gama
    Data de lançamento 5 de agosto de 2021 | 1h 20min
    Criador(es): Jeferson De
    Com Cesar Mello, Mariana Nunes, Clara Choveaux
    Usuários
    3,7
    Assista agora

    O QUE É O MOVIMENTO ABOLICIONISTA BRASILEIRO?

    O abolicionismo - ou movimento abolicionista - é um movimento político autônomo que visa extinguir a escravidão no Brasil. Desenvolvido durante o século XVIII, em um primeiro momento, pretendia demover os negros da condição de escravos, aproveitando sua revolta contra os os senhores para contar assim com maior facilidade no processo revolucionário contra Portugal.

    Hoje em dia, mesmo com a escravidão sendo proibida legalmente em território nacional, o movimento ainda se faz presente, lutando contra injustiças trabalhistas e sociais que, mesmo séculos depois, teimam em acontecer. Após todo esse tempo, os ecos da luta de Luiz Gama e seus companheiros ainda reverberam no Brasil.

    Produzido pela Paranoid Filmes em associação com a Globo Filmes e a Buda Filmes, Doutor Gama ainda conta no elenco com: Pedro GuilhermeAngelo FernandesClara ChoveauxIsabél Zuaa e Erom Cordeiro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top