Minha conta
    Luca: Como o Studio Ghibli inspirou o filme de animação da Pixar?
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    A redatora ama animações e cresceu apaixonada por X-Men, Super Choque e todos os demais desenhos exibidos no Bom Dia & Cia. Sendo este um de seus gêneros cinematográficos favoritos do mundo, Nathalia sempre está disposta a maratonar animações que vão desde produções do Studio Ghibli até Disney.

    As obras de Hayao Miyazaki e Isao Takahata foram essenciais para a construção de Luca, de acordo com o próprio diretor de Luca.

    Com easter-eggs de animações como Toy Story e SoulLuca gerou um grande burburinho desde sua estreia no catálogo da Disney+. A trama é ambientada na Riviera italiana, durante a década de 1950, e acompanha Luca Paguro, um adolescente monstro marinho de 13 anos, e seu melhor amigo Alberto Scorfano, da mesma espécie, que vivem incríveis aventuras de verão com muito sorvete, risadas e passeios pela Itália, enquanto estão disfarçados como humanos. Juntos, eles conhecem Giulia e se divertem com a presença da jovem, mas suas vidas correm perigo quando pescadores da cidade descobrem suas reais identidades.

    Luca
    Luca
    Data de lançamento 18 de junho de 2021 | 1h 36min
    Criador(es): Enrico Casarosa
    Com Jacob Tremblay, Jack Dylan Grazer, Emma Berman
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +

    Luca tem sido frequentemente comparado a Call Me By Your Name, filme de temática LGBTQ+ estrelado por Timothée Chalamet, mas o diretor Enrico Casarosa já relatou que não há nenhuma ligação entre ambas as obras. No entanto, o cineasta afirmou que sua obra foi inspirada pelo Studio Ghibli. Quer saber mais sobre isso? Continua por aqui!

    Qual foi o papel do Studio Ghibli na criação de Luca?

    O novo filme da Pixar se passa em uma cidade litorânea colorida na Itália do século 20 e possui influências das produções do Studio Ghibli. O estúdio japonês ficou popularmente conhecido nos anos 90, pelo trabalho dos diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata em filmes como A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro e O Castelo Animado.

    Luca usa a animação CGI tridimensional característica da Pixar, ao invés do estilo mais tradicional e aparência desenhada à mão do Studio Ghibli, mas há inspirações do estúdio asiático na apresentação visual e no tratamento de suas personagens femininas. Em recente entrevista, Enrico Casarosa comentou: "Muitas das sequências oníricas do Studio Ghibli certamente nos influenciaram, então tentamos trazer esse calor e imperfeição para a animação por computador".

    Luca: Filme da Pixar vai ganhar continuação no Disney+?

    A princípio, a referência mais óbvia ao Studio Ghibli em Luca é Portorosso, nome da cidade em que grande parte da animação da Pixar se passa. A influência veio do filme Porco Rosso: O Último Herói Romântico, lançado em 1992 e disponível na Netflix. O enredo da animação de Hayao Miyazaki também se passa na Itália e acompanha o personagem principal se transformando entre um humano e um animal humanóide — metamorfoses típicas dos trabalhos do cineasta japonês. De forma mais ampla, a vila de Portorosso é o mesmo tipo de vila rural bucólica onde tantos longa-metragens do Ghibli são ambientados, como Princesa Mononoke e Memórias de Ontem.

    Depois de Luca no Disney+, quais são as próximas animações da Pixar?

    O Studio Ghibli também é conhecido por suas fortes personagens femininas e, embora Luca seja principalmente a história de um relacionamento entre dois meninos, inclui mulheres e meninas com personalidades fortes, idades diversas e tipos corporais variados. A mãe de Luca, dublada por Maya Rudolph, é uma personagem forte que tem uma dinâmica divertida com sua própria mãe, Paguro. Giulia, amiga do jovem, também é uma heroína clássica do estilo Ghibli, no sentido de que ela é impetuosa e curiosa sobre o resto do mundo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top