Minha conta
    Cruella: Sabia que Emma Stone usa 47 figurinos diferentes? Descubra a história por trás das roupas da vilã

    Com mais roupas que a Cruella do desenho animado da Disney, Emma Stone e Emma Thompson tiveram seus visuais montados por Jenny Beavan, figurinista vencedora do Oscar.

    Cruella estreou nesta quinta-feira (27) com lançamento simultâneo nos cinemas e na Disney+ com Premier Access, pelo preço de R$69,90. A história protagonizada por Emma StoneEmma Thompson acompanha Estella, uma visionária e ambiciosa jovem que tenta fazer seu nome na indústria de moda e acaba se unindo a criminosos para garantir a sobrevivência. Nesse período, ela acaba chamando a atenção da Baronesa Von Hellman, uma personalidade respeitada no ramo têxtil e inicia sua jornada como a temida vilã Cruella de Vil.

    Descubra quais são os próximos live-actions da Disney

    Com referências do punk, o filme tem a moda dos anos 70 como um tópico importante para a formação da personalidade de Cruella. Em sua totalidade, o longa-metragem mostra a vilã despojando de nada menos que 47 figurinos diferentes e essa quantidade é bem maior do que os looks usados pela personagem no desenho animado, que é facilmente caracterizada com um vestido preto decotado e um casaco de pele. Em Cruella, todas as peças foram preparadas por Jenny Beavan, figurinista vencedora do Oscar por seu trabalho em Uma Janela Para o Amor (1985) e em Mad Max: Estrada da Fúria (2015).

    As peças mais impressionantes do filme

    Em entrevista à revista InStyle, Jenny Beavan relatou algumas curiosidades sobre os figurinos de Cruella. Ela disse que há peças que contam com mais de 393 metros do tecido Organza (em um único vestido), relatou também que a Baronesa usa 33 figurinos diferentes, que as coleiras de cachorro para o elenco canino foram feitas sob medida por um joalheiro e que foram usadas 200 latas de tinta spray para as perucas. Além disso, em conversa com a Vogue, a profissional contou sobre o processo de criação de uma jaqueta que contou com 5.060 pérolas costuradas a mão, uma a uma.

    “Tinha que ser enorme e leve o suficiente para que ela pudesse usá-lo, mas também pesado o suficiente para que pudesse balançar ao redor [do carro]. Esse foi um verdadeiro desafio porque, no início, era muito pesado. No final, foi feito por Kirsten Fletcher, que é uma fabricante de fantasias incrível, e eu tinha muitos alunos costurando pétalas à mão em minha sala de trabalho. Aparentemente, havia 5.060 pétalas no total.”

    Baronesa x Cruella

    O padrão de cores utilizadas por Cruella, já em seu alter ego vilã, e a Baronesa são delimitados, na qual a primeira utiliza vermelho, preto, branco e poucos tons cinzas, enquanto a segunda usa mais marrom e dourado. Quanto ao contraste do visual rebelde de Cruella em relação à sua adversária, Jenny Beavan pontuou:

    “[Cruella transforma] um design típico e simples da Baronesa em um visual mais “destruído”, criando uma antítese. É provavelmente aí que o elemento punk mais entrou. Teve uma verdadeira mistura de influências dos anos 70, militares e fantasias, mas também utilizando peças antigas de forma ética, reaproveitadas e recicladas. Eu pensei que isso também fazia parte do seu ethos.”

    Moda nos anos 70

    Jenny Beavan era uma jovem adulta nos anos 70 e, por isso, foi fácil relembrar o tipo de peças que vestia e que via celebridades da moda usando. Apesar disso, a pesquisa ainda era indispensável, então ela revisitou as páginas de arquivo da Vogue para buscar inspiração na época, além de ter se baseado em peças de marcas como Balenciaga e Dior. Em termos de referências, a figurinista mencionou os estilistas Vivienne Westwood e Alexander McQueen, a cantora alemã Nina Hagen e a grife britânica BodyMap.

    "Estávamos nos anos 70 e eu me lembro bem disso. Eu não tinha muito dinheiro na época porque ainda trabalhava no teatro legítimo, mas certamente me lembro do que as pessoas estavam vestindo e das várias influências que estavam por aí. Para a própria Cruella, Estella Cruella, havia muitos looks maravilhosos do tipo Vivienne Westwood e Galliano. As peças militares eram tão populares na época que você usava com jeans ou saia com babados. Tratava-se de colocar as coisas juntas de uma forma interessante."

    Cruella, vilã de 101 Dálmatas, seria o Coringa da Disney?

    No início do processo de produção dos figurinos, Jenny Beavan vasculhou todas as lojas vintage em Londres, depois em Nova York e terminou sua pesquisa por Los Angeles, coletando uma série de peças e acessórios para Emma Stone experimentar em diferentes combinações. Ela acabou não usando a maioria das coisas que comprou, mas os testes forneceram inspiração para o visual final de Cruella, além de terem contribuído para a formação da sensibilidade de estilista da atriz.

    Tempo de criação dos figurinos

    A princípio, a equipe tinha 10 semanas para preparar os figurinos, mas esse tempo foi estendido após Emma Stone desenvolver uma lesão no ombro esquerdo, fazendo com que ela e toda a produção tivesse uma longa pausa. Assim, Jenny Beavan ganhou mais seis semanas para concluir todas as peças antes de iniciar o processo de filmagem — que aconteceu durante as 14 semanas seguintes.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top