Minha conta
    Mank: Quem são os personagens de Hollywood no filme da Netflix?

    Novo filme de David Fincher é baseado em várias figuras da Era de Ouro de Hollywood

    Mank, novo filme de David Fincher (A Rede Social) para a Netflix, revisita a deslumbrante Hollywood na Era de Ouro e os bastidores de produção de Cidadão Kane, acompanhando o roteirista do filme Herman J. Mankiewicz.

    A produção apresenta muitos protagonistas da cena hollywoodiana dos anos 1930. Para entender quem são esses personagens reais e quem os interpreta, separamos detalhes da vida dessas pessoas que estão presentes no filme biográfico.

    Mank

    Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman)

    Herman J. Mankiewicz, interpretado por Gary Oldman (Drácula de Bram Stoker), foi um escritor e produtor filho de imigrantes judeus da Alemanha. Ele participou da escrita de vários roteiros para a Era de Ouro de Hollywood entre 1926 e 1952, mas não foi creditado em vários sucessos da indústria como O Mágico de Oz.

    O roteirista ficou famoso por sua colaboração polêmica no roteiro de Cidadão Kane, filme dirigido por Orson Welles (A Marca da Maldade) – história que o filme Mank acompanha. Alcoólatra e autodestrutivo, morreu aos 55 anos em 1953.

    Orson Welles (Tom Burke)

    Orson Welles, interpretado por Tom Burke (The Souvenir), é um dos nomes mais influentes da história do cinema. Ficou conhecido ao narrar no rádio a história de Guerra dos Mundos, de HG Wells, que, segundo a lenda, criou uma onda de pânico entre os ouvintes que acreditavam em um boletim informativo.

    Depois, ele chamou a atenção com o clássico Cidadão Kane, que atuou e dirigiu em 1941, e é considerado um dos filmes mais importantes do século 20. Sempre destacado por sua forte independência, deixou muitos projetos inacabados antes de sua morte em 1985. Um deles é O Outro Lado do Vento, filme perdido do diretor que foi lançado pela Netflix.

    William Randolph Hearst (Charles Dance)

    William Randolph Hearst, interpretado por Charles Dance (Game of Thrones), foi um empresário americano e magnata dos jornais. Comandou o jornal San Francisco Examiner em 1887 graças a seu pai, George Hearst, e comprou outros títulos da imprensa, como The New York Journal, com materiais de alta qualidade e jornalistas talentosos, mesmo que muitas vezes tivessem textos sensacionalistas ou falsos. 

    Na década de 1920, ele construiu o enorme Castelo Hearst, onde morou com sua amante Marion Davies. Antes da Grande Depressão em 1929, que o fez perder o controle e admirar o nazismo, ele tinha pouco menos de cinquenta títulos na imprensa, estações de rádio e empresas de cinema. Sua história foi a inspiração de Herman J. Mankiewicz para criar o personagem de Charles Foster Kane em Cidadão Kane.

    Marion Davies (Amanda Seyfried)

    Marion Davies, interpretada por Amanda Seyfried (Meninas Malvadas) foi uma atriz americana entre os anos 1910 e 1930, amante por trinta anos do magnata da imprensa William Randolph Hearst. O encontro da atriz com Mankiewicz foi fundamental para ele escrever o roteiro do filme de Orson Welles. 

    Muito promovida nos jornais de seu marido, Marion Davies foi a atriz número um de bilheteria nos Estados Unidos durante a década de 1920. Após a Grande Depressão, sua carreira decaiu e a atriz se dedicou à caridade enquanto lutava contra o vício do álcool. Ela morreu com 64 anos em 1961.

    Louis B. Mayer (Arliss Howard)

    Louis B. Mayer, interpretado por Arliss Howard (Nascido para Matar), foi produtor de cinema americano uniu em 1924 a Goldwyn Pictures Corporation e a Metro Pictures Corporation para fundar a Metro-Goldwyn-Mayer, que até a Segunda Guerra Mundial era um dos estúdios mais rentáveis de Hollywood.

    Considerado um dos grandes magnatas de Hollywood, ele é muito respeitado, mas também temido. Participou do surgimento de grandes estrelas, como Judy Garland e Shirley Temple.

    Joseph L. Mankiewicz (Tom Pelphrey)

    Joseph L. Mankiewicz, interpretado por Tom Pelphrey (Ozark), era irmão de Herman J. Mankiewicz e diretor de cinema, roteirista e produtor americano. Apesar de uma curta filmografia em comparação ao seu irmão, ele teve alguns sucessos importantes como FúriaJúlio César e Cleópatra

    Ele trabalhou para a MGM, para a Fox e com grandes nomes do cinema, como Marlon Brando. Vencedor de vários Oscars, Joseph L. Mankiewicz faleceu em 1993 e tem sua estrela na Calçada da Fama.

    Irving Thalberg (Ferdinand Kingsley)

    Irving Thalberg, interpretado por Ferdinand Kingsley (Drácula - A História Nunca Contada) foi filho de imigrantes judeus alemães, que começou sua carreira como produtor na Universal Pictures e foi notado pelo fundador dos estúdios. 

    Sua carreira mudou quando ele se juntou a Louis B. Mayer e Metro-Goldwyn-Mayer. Seu sucesso e seu poder fizeram com que ele desenvolvesse a personalidade de estrelas de cinema como Greta Garbo e sua esposa Norma Shearer. Mas, com saúde frágil, foi substituído no cargo e morreu de pneumonia aos 37 anos em 1936.

    Mank está disponível na Netflix e é um dos filmes imperdíveis para conhecer Hollywood

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top