Minha conta
    Mank: O que você precisa saber sobre Cidadão Kane antes de assistir ao novo filme da Netflix

    Novo filme de David Fincher estreia em 04/12.

    Mank, novo filme de David Fincher (A Rede Social) que tem tudo para estar presente na próxima cerimônia do Oscar, em 2021, estreia na Netflix em 04 de dezembro. O ator Gary Oldman protagoniza esta história baseada em fatos e ambientada na Era de Ouro em Hollywood.

    Mank

    Na pele do roteirista Herman Mankiewicz, que assina o texto de Cidadão Kane (um dos maiores clássicos do cinema), Mank é uma revisita ao deslumbrante passado de Hollywood e aos bastidores de produção. O filme não se limita à definição de "homenagem" e, assim, traz diversos pontos de reflexão sobre o mercado cinematográfico e o processo de um autor cético.

    O filme certamente será considerado um deleite para os fãs da era mais clássica do cinema norte-americano - especialmente para aqueles que conhecem o trabalho de Orson Welles, diretor de Cidadão Kane.

    Mas, se você nunca teve a oportunidade de conferir a obra-prima de Welles, não se preocupe! Abaixo, relembramos os principais pontos de Cidadão Kane que se conectam com Mank.

    O roteiro de Cidadão Kane se baseou, em partes, em duas figuras reais de Hollywood

    Um ponto que Mank toca bastante é a grande polêmica envolvendo alguns personagens retratados em Kane. É sabido que o magnata William Hearst e a atriz Marion Davies foram inspirações diretas para Herman no processo de escrita, sendo Hearst o próprio Charles Kane e Davies uma atriz sem talento. Isso gerou incômodo às partes envolvidas e bastante atenção da mídia na época. Além disso, reza a lenda que Hearst tentou impedir o lançamento do filme por conta disso, mas Orson Welles sempre negou qualquer tipo de inspiração real nos personagens do filme.

    Orson Welles dirigiu, atuou, produziu e "co-escreveu" o filme

    Welles tinha apenas 25 anos na época do lançamento de Kane e, com ele, conquistou ainda mais sucesso e confiança por parte do mercado cinematográfico. No entanto, apesar de ter participado ativamente da produção desde o dia 1, há muitos indícios de que o roteiro não tenha passado por suas mãos. Em Mank, esta teoria é endossada pelo próprio Fincher, pois o espectador verá que todo o processo de criação foi feito exclusivamente por Herman.

    Cidadão Kane é conhecido por ser o primeiro filme a romper com a narrativa linear

    Um dos elementos mais chamativos do filme de Welles é que o roteiro não se apega a uma linguagem linear, com começo, meio e fim. Na verdade, o início de Kane já traz o clímax da história: a morte de Charles Kane. A partir daí, o espectador acompanha toda a história por meio de flashbacks. Além disso, ela é contada através de uma investigação feita por Jerry Thompson, um jornalista. Ele quer saber o que significa a palavra "rosebud", dita por Kane em seu leito de morte. É essa única palavra que move toda a trama. Tais escolhas criativas foram consideradas inusitadas para os anos 40, mas ganharam bastante prestígio e reconhecimento ao longo dos anos.

    Cidadão Kane foi indicado a 9 Oscars

    O filme não passou despercebido na época de seu lançamento e conquistou a atenção da Academia. Porém, as polêmicas envolvendo Hearst e Davies, afetaram a imagem do filme e, como resultado, ele venceu apenas uma categoria: a de Melhor Roteiro. O prêmio foi dividido entre Mank e Welles.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top