Minha conta
    Melhores discursos da temporada de premiação

    Joaquin Phoenix e Bong Joon Ho dominaram.

    Getty Images

    Mais curta do que normalmente, esta temporada de premiações nos trouxe diversos momentos inesquecíveis - e vários deles estão nos discursos dos vencedores. Fechada pelo Oscar, as últimas semanas foram bastante intensas para Hollywood, com eventos quase todos os finais de semana, sempre repleto de estrelas, para celebrar os maiores e melhores filmes (e séries) de 2019.

    Globo de Ouro

    Vamos começar com o maior destaque de toda a temporada: Parasita. Ao vencer o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, Bong Joon Ho deu o tapa na cara mais gentil que Hollywood já recebeu. "Uma vez superada a barreira das legendas, vocês conhecerão a muitos filmes incríveis", se referindo à relutância dos americanos de assistir filmes estrangeiros. 

    Um momento que afaga o coração foi a vitória de Ramy Youssef, criador e estrela da série Ramy. Com apenas 28 anos, ele ganhou o prêmio de melhor Ator em Série de Comédia em sua primeira indicação, vencendo do favorito Bill Hader, do ícone Michael Douglas e do queridinho Paul Rudd, além de deixar para trás Ben Platt, que também estava em sua primeira indicação, mas por The Politician.

    Em seu discurso, Ramy começa agradecendo seu Deus, e enquanto tenta agradecer o Hulu, dá uma cutucada nos colegas presentes "Olha, eu sei que vocês não viram meu programa. Tá todo mundo 'ele é um editor?'" Além das piadinhas, sua vitoria é um ponto para a representatividade em Hollywood.

    Por fim, a grande homenageada da noite, Ellen DeGeneres recebeu o Prêmio Carol Burnett, honra que celebra a excelência na televisão. Apresentado por Kate McKinnon, que fez um belo e emocionante discurso sobre a importância de DeGeneres na sua vida e de muitas outras mulheres, Ellen subiu ao palco para agradecer, e ela conseguiu balancear perfeitamente o sentimento e a comédia, agradecendo profundamente por ser reconhecida após sua jornada, mas mantendo uma linha de piadas que deixaram um clima leve.

    Critic's Choice Awards

    Esta foi uma das cerimônias que passou mais despercebido, mesmo homenageando tanto filmes, quanto séries. Apesar de ter alguns momentos que são sempre bem-vindos (como mais uma vitória para Bong Joon Ho), mas foi uma noite sem muitos highlights. Mesmo assim, sempre temos alguns pontos altos que merecem uma menção.

    Recebendo o prêmio especial que enaltece as mulheres da indústria, Kristen Bell deu um discurso inspirador sobre o que signific ser mulher de verdade. "Para mim, ser uma mulher não é ser forte, corajosa ou poderosa. Não é ser nada específico. É se dar a permissão de ser o que você já é. Que parece muito fácil, mas nao é. Porque mulheres foram condicionadas a caber dentro de caixas, normalmente pequnas, bonitas e brilhantes caixas, então para mim, a ideia de mulher é alguém que joga fora esta caixa perfeita e aceita sua complexidade."

    SAG Awards

    Esta premiação veio com vários momentos memoráveis, e vamos abrir com um dos melhores discursos de Brad Pitt (que vai aparecer mais vezes na lista). Todo mundo reparou que um dos mais conhecidos atores de Hollywood estava de ótimo humor durante a temporada, fazendo piadinhas em seus discursos. No SAG, ele abre já com a frase "Tenho que adicionar isso no meu perfil do Tinder." E, apesar de ter um momento sério para agradecer seus colegas e parabenizá-los por seus trabalhos, ele rapidamento voltou para o bom humor, agradecendo os pés das atrizes que trabalharam em Era Uma Vez em Hollywood

    Joaquin Phoenix foi outro rei da temporada. Ganhando em todas as premiações, ele usou sua plataforma para falar de problemas sociais e humanitários, mas no SAG, o agora vencedor do Oscar tirou o tempo para agradecer os outros indicados. Até porque, o SAG comemora o trabalho de atores. Além de mencionar Leonardo DiCaprio, Adam DriverChristian Bale e Taron Egerton, Phoenix ainda tirou um tempinho para lembrar de Heath Ledger, que ganhou o uma estatueta no SAG por interpretar o mesmo personagem, 12 anos atrás. 

    Agora para as mulheres. Jennifer Aniston ganhou seu segundo SAG (o primeiro foi junto como o elenco de Friends) e desde o momento que anunciaram seu nome já é um dos momentos mais fofos da noite. Claramente surpresa e emocionada, a eterna Rachel agradece pelo sindicato recebê-la de volta, lembrando de todas as vezes que foi ao evento e sempre foi tão bem acolhida. Porém, o ponto alto fica para o final do discurso, no qual ela dá um alô especial para Adam Sandler, dizendo "sua performance é extraordinária e sua magia é verdadeira".

    Phoebe Waller-Bridge também merece ser lembrada. Nesta temporada ela levou todos os prêmios de atuação que foi indicada, e o SAG foi o último. Em seu discurso, ela agradece a oportunidade de estar em uma sala que nunca imaginou que teria a oportunidade de estar, relembrou as últimas semanas, comemorando com seu time de Fleabag e terminando com chave de ouro: "Se eu acordar amanhã e descobrir que tudo isso foi um sonho, obrigada, foi o sonho mais lindo."

    BAFTA

    O maior prêmio inglês também entra na lista, e aqui vemos alguns rostos novos. Começamos com Taika Waititi, que levou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado por Jojo Rabbit. Conhecido por seu humor, ele abre o discurso já com uma piada - que não funcionaria em nenhuma outra premiação: "Obrigado, é muito legal para mim, vindo das colônias, eu sei que essa foi uma semana difícil para vocês, mas vai ser bom levar um pouco de ouro de volta para casa, onde deveria estar."

    Brad Pitt ganhou novamente, mas desta vez não foi ele quem agradeceu por seu prêmio. Como não pode ir para Londres, Margot Robbie aceitou em seu lugar, lendo o texto que o ator mandou. Mais uma vez fazendo piadas sobre seu status de solteiro, ela abre lendo "Oi Inglaterra, ouvi que você está solteira, bem-vinda ao clube. Espero que dê tudo certo com as decisões do divórcio". Além de brincar com o Braxit, ele ainda mandou um alô para Harry e Megan, anunciando que vai nomear seu prêmio Harry porque "está animado para levar de volta para os Estados Unidos."

    Antes do melhor momento da noite, faremos uma menção honrosa a Rebel Wilson. Ela não ganhou nada, mas quando foi apresentar o prêmio de Melhor Diretor, roubou a cena. Ela começou fazendo piadas sobre Cats, corona vírus e ao começar a falar dos indicados, soltou uma das mais memoráveis falas de toda a temporada: "Eu olho para o talneto excepcional dessa categoria e eu acho que não poderia fazer o que eles fazem. Sinceramente, eu não tenho as bolas."

    E vamos novamente de Joaquin Phoenix. Agora sim, vamos lembrar de seu discurso em que ele não só aponta o privilégio branco de todos os indicados, mas também pede que estes que abusam do privilégio, mudem sua postura e seus comportamentos, já que são eles que fazem parte do grupo que criou o racismo sistêmico que atinge a indústria. 

    "Isso não é uma condenação hipócrita, porque sinto vergonha de dizer que sou parte do problema. Não fiz tudo ao meu poder para assegurar que os sets de filmagem que trabalho são inclusivos, mas acho que isso é mais do que ter sets que são multiculturais. Nós temos que fazer o trabalho de realmente entender o racismo sistêmico. Eu acho que é a obrigação das pessoas que criaram, perpetuam e se beneficiam de um sistema opressor de serem os que acabam com ele. Então, isso é por nossa conta. Obrigado." 

    Oscar

    Agora, para o maior prêmio. O Oscar teve diversos momentos divertidíssimos esse ano, e um deles veio de Bong Joon Ho, o grande vencedor da noite. O cienasta subiu ao palco quatro vezes para receber seus prêmios, e foi quando ganhou na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, que ele soltou "Estou pronto para beber até amanhã." Mal sabia ele que iria retomar o palco mais vezes.

    Ao ser anunciado como Melhor Diretor, ele fez uma homenagem a Martin Scorsese, com quem estava indicado. "Quando eu era jovem e estudava cinema, havia um ditado que eu entalhava profundamente em meu coração: 'O mais pessoal é o mais criativo'. Isso vem do nosso grande Martin Scorsese". Ainda usou seu tempo para falar de Tarantino, que vem apoiando a carreira de Joon Ho no ocidente há muito tempo. (Como ainda não tem vídeo, separei esta foto fofa)

    Joaquin Phoenix fez mais um memorável discurso, no qual lembrou do egocentrismo humano, e como a sociedade está destruindo a natureza, e sua postura como melhor aos outros animais. Ele relembra de seu passado, e como por muito tempo escolheu o mais fácil, erra rude e difícil, mas que Hollywood lhe deu outra chance. Porém, suas últimas palavras são as que realmente batem no coração. Com clara dificuldade de formar palavras - sem nem mesmo conseguir falar o nome do irmão -, ele menciona River Phoenix, e a canção que escreveu quando ainda vivo: "Quando ele tinha 17 anos, meu irmão escreveu esta letra. Ele disse 'Corra ao socorro com amor, e a paz seguirá."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top