Minha conta
    BAFTA 2020: Joaquin Phoenix critica falta de diversidade em Hollywood em discurso

    O homem mais sensato da temporada de premiações.

    Samir Hussein/WireImage

    O grande vencedor da temporada de premiações, Joaquin Phoenix fez mais um belo discurso no último domingo ao receber o prêmio de Melhor Ator no BAFTA por sua performance em Coringa. Assim como no Globo de Ouro, ele usou sua plataforma para falar de problemas sociais. Desta vez, sua crítica foi não só para a Academia inglesa, mas para seus colegas e a si mesmo, que perpetuam o racismo sistemático em Hollywood.

    "Eu me sinto muito honrado e privilegiado por estar aqui hoje. Mas eu devo dizer que também estou em conflito, porque muitos dos meu colegas atores que são merecedores não tem este mesmo privilégio. Eu acho que isso manda uma mensagem muito clara para as pessoas não-brancas que vocês não são bem-vindos aqui. Eu acho que essa é a mensagem que estamos mandando para pessoas que contribuem tanto para o nosso meio e nossa indústria, de formas que nos beneficiam. Não acho que ninguém quer caridade ou tratamento especial, mesmo sendo isso que damos a nós mesmos todos os anos." Disse o ator em seu discurso.

    Joaquin Phoenix é preso em protesto liderado por Jane Fonda nos Estados Unidos

    "Acho que as pessoas só querem ser reconhecidas, apreciadas e respeitadas por seu trabalho. Isso não é uma condenação hipócrita, porque sinto vergonha de dizer que sou parte do problema. Não fiz tudo ao meu poder para assegurar que os sets de filmagem que trabalho são inclusivos, mas acho que isso é mais do que ter sets que são multiculturais. Nós temos que fazer o trabalho de realmente entender o racismo sistêmico. Eu acho que é a obrigação das pessoas que criaram, perpetuam e se beneficiam de um sistema opressor de serem os que acabam com ele. Então, isso é por nossa conta. Obrigado." Concluiu Phoenix, saindo do palco e esquecendo seu prêmio no pódio.

    Joaquin Phoenix já levou o Globo de Ouro, Sag Award e Critic's Choice por seu papel como Arthur Fleck em Coringa, sendo a maior aposta (e certeza) do Oscar deste ano, que acontece no domingo, 9 de fevereiro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top