Minha conta
    Conheça a carreira de Daniel Kaluuya, revelação de Corra! que estrela Queen & Slim

    Com quase 15 anos de carreira, ele está cheio de projeto pela frente!

    Com uma das melhores performances de 2017, Daniel Kaluuya conquistou o mundo. A estrela de Corra!, um filme que quebrou barreiras no gênero de terror, é o protagonista de Queen & Slim, longa-metragem de estreia de Melina Matsoukas (Master of None). Apesar de parecer um rosto novo, o ator trabalha desde 2006, e vêm angariando créditos em diversas aclamadas produções.

    Nascido em Londres no dia 24 de fevereiro de 1989, Kaluuya teve seu primeiro papel no drama Shoot the Messenger, uma peça gravada exibida no canal BBC, há quase 15 anos atrás, estrelando David Oyelowo. Por alguns anos ele passou exclusivamente trabalhando em séries inglesas, entre elas o drama adolescente Skins, que hoje se tornou um clássico entre jovens adultos.

    Na série, que também lançou a carreira de Nicholas Hoult (Mad Max: Estrada da Fúria), Joe Dempsie (Game of Thrones), Kaya Scodelario (Maze Runner - Correr ou Morrer) e Hannah Murray (Game of Thrones), ele tem uma participação pequena, Kaluuya também escreveu dois episódios, em 2008 e 2009. Além de Skins, ele também teve uma pequena participação em Doctor Who, a mais clássica série britânica da história.

    Em 2010, Kaluuya teve seu primeiro papel de destaque no cinema, no suspense Chat - A Sala Negra. Ao lado de Aaron Taylor-Johnson, Imogen PootsJacob Anderson e Matthew Beard, ele interpreta Mo, um dos cinco jovens que expõem seus segredos em um chat online que pode acabar destruindo suas vidas. Já no ano seguinte, ele mudou completamente de tom ao participar de O Retorno de Johnny English, estrelado por Rowan Atkinson.

    E foi neste mesmo ano, 2011, que ele fez um de seus mais icônicos papéis até hoje. Kaluuya protagoniza o episódio Fifteen Million Merits, da primeira temporada de Black Mirror, no qual a sociedade anda de bicicleta ergométrica para ganhar pontos e poderem trocar por itens e experiências. A partir daí, o jogo virou para o ator. Pouco tempo depois, ele participou de duas grandes produções: Inimigos de Sangue, com Mark Strong e James McAvoy; e Kick-Ass 2, novamente ao lado de Taylor-Johnson e com Chloe Grace Moretz.

    Em 2015, ele participou da primeira produção que chegou ao Oscar. Kaluuya interpretou Reggie Wayne em Sicario: Terra de Ninguém, de Denis Villeneuve. Protagonizado por Emily Blunt e com Benicio Del Toro e Josh Brolin, o drama foi indicado a três estatuetas do Oscar, além de concorrer a BAFTAs, e o diretor levar a Palma de Ouro de Cannes.

    Em cartaz em uma peça em Londres, Kaluuya voltou aos cinemas em 2017, em Corra!. O filme escrito, dirigido e produzido por Jordan Peele chegou quietinho e conquistou o mundo inteiro, trazendo uma nova perspectiva para o terror, contando uma história sobre racismo com reviravoltas surpreendentes e performances maravilhosas. O britânico carrega o filme com maestria, e merece toda a aclamação que recebeu. Esta que incluiu 26 indicações na categoria de Melhor Ator em premiações ao redor do globo, incluindo o Oscar, BAFTA, SAG, Golden Globe e Critic’s Choice. Este foi o ano que tudo mudou em sua carreira.

    Desde então, ele participou de Pantera Negra em 2018, que também fez história ao ser o primeiro filme de super-herói a ser indicado na categoria de Melhor Filme no Oscar, além de arrecadar mais e US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais. No mesmo ano, ele esteve em As Viúvas, suspense estrelado por Viola Davis com direção do vencedor do Oscar Steve McQueen. Participando de produções conduzidas por negros e contando histórias desta comunidade, Kaluuya caminha para mudar a forma como os negros são representados em Hollywood.

    E é isso que ele faz em Queen & Slim, seu próximo longa. Ao lado de Jodie Turner-Smith, o ator vive Slim, um jovem negro que, em legítima defesa, mata um policial. Aterrorizados com o que esta ação pode trazer para suas vidas pessoais, Queen e Slim decidem fugir, mas com o ato gravado e viralizado na internet, eles se tornam um símbolo da violência policial. Dirigido por Melina Matsoukas, nome por trás de diversos dos mais icônicos clipes da música pop e R&B, além de ter dirigido o vídeo-álbum Lemonade, da Beyoncé, o filme foi escrito por Lena Waithe, de Master of None.

    Além do suspense, Kaluuya também emprestará a voz para alguns projetos, como a série animada Watership Down, sobre um grupo de coelhos que precisam achar um novo lar - que também conta com vozes de McAvoy, Nicholas HoultJohn Boyega -, e uma nova versão de A Christmas Carol, com Andy Serkis e Martin Freeman. Se próximo longa, que ainda não tem nome, conta a história de Fred Hampton, um membro do Partido dos Panteras Negras.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top