Minha conta
    Guia do Festival de Vitória 2019

    Conheça os filmes selecionados, nossas críticas e notícias sobre a 26ª edição do evento.

    De 24 a 29 de setembro, o AdoroCinema estará em terras capixabas para acompanhar de perto o 26º Festival de Cinema de Vitória, o maior evento de audiovisual do Espírito Santo. Além de sessões, shows, oficinas e debates, esta edição traz como novidade a mostra Do Outro Lado, dedicada a filmes fantásticos e de horror, que, ao lado de outras 11 mostras, vai compor uma programação de diversos gêneros e de todas as regiões do Brasil.

    A cerimônia de abertura terá a exibição de Pacarrete, filme de estreia do diretor Allan Deberton e grande vencedor do Festival de Gramado, com 8 Kikitos. Já o encerramento ficará por conta de Casa, documentário de Leticia Simões. Ambos competem na Mostra Nacional de Longas, ao lado de Selvagem, de Diego da CostaMirante, de Rodrigo JohnAlice Júnior, de Gil Baroni; e O Seu Amor de Volta, de Bertrand Lira

    Outro marco desta edição é o recorde de inscrições, com 1162 filmes recebidos. Destes, 105 foram selecionados e vão concorrer ao Troféu Vitória, em 22 categorias. A escolha dos vencedores será feita pelo júri oficial, composto por especialistas e profissionais do cinema.

    Para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, uma das principais do festival, a comissão será composta pela curadora, pesquisadora e crítica de cinema Kênia Freitas; pela curadora, pesquisadora e crítica de cinema Samantha Brasil; e pelo diretor de fotografia Rafael Malta. Já para a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, os nomes escolhidos foram: Sabrina Fidalgo, realizadora carioca; Irina Neves, produtora com experiência de mais de 15 anos na área audiovisual; e André Dib, jornalista, pesquisador e crítico de cinema.

    A estimativa da organização é que mais de 30 mil pessoas compareçam ao longo dos seis dias de evento, que terá atividades no Centro Cultural Sesc Glória, Cine Metrópolis e Hotel Senac Ilha do Boi. A entrada é gratuita. 

    Abaixo, você acompanha todas as nossas críticas e notícias, atualizadas diariamente. Na página seguinte, você confere mais detalhes sobre os filmes da programação.

    Críticas

    Pacarrete 

    Selvagem 

    CasaMirante 

    Alice Júnior 

    O Seu Amor de Volta

    Notícias

    30.09 - 5 cineastas desta edição para ficar de olho

    29.09 - Casa e NEGRUM3 são os grandes vencedores desta edição

    28.09 - Imigração, negritude e representação LGBTQI+ são destaques na Mostra Nacional de Curtas

    26.09 - "Eu me sinto uma bandida", afirma Vera Fischer sobre tratamento à classe artística no governo Bolsonaro

    25.09 - Lideranças femininas roubam a cena na abertura do evento

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top