Em Mirante, um jovem desenvolve o costume de admirar as pessoas desconhecidas que passam pelas ruas do centro de Porto Alegre, através da janela de sua casa. No entanto, transformações na política brasileira fazem com que antigas feridas sejam reabertas e os moradores de Porto Alegre tentam levar suas vidas, enquanto o Brasil passa por uma virada histórica: o golpe e impeachment da presidenta Dilma Rousseff. De repente, ele encontra dificuldades em separar a vida em sua casa e os acontecimentos externos. E nas janelas de um apartamento no centro da cidade, o lado de fora e o de dentro se sobrepõem.
Mirante é um filme difícil de digerir, mais ainda de descrever. E o interessante é que o diretor Rodrigo John parte de uma premissa muito simples: acompanhar as relações humanas, sociais e políticas a partir do alto de seu apartamento no centro de Porto Alegre, uma espécie de Janela Indiscreta documental com um recorte naturalista brasileiro. O resultado é uma impressionante obra experimental, que evoca sentimentos e contradições diante dos três segmentos entrecortados: as relações humanas no entorno do prédio base, as reviravoltas políticas no Brasil e a vida de John, que se coloca em tela para costurar os acontecimentos.Em um primeiro momento, o documentário parece se apoiar em uma abordagem unicamente sensorial. As imagens não se unem para contar uma história da maneira tradicional esperada, mas a narrativa tem força, e intriga mesmo sem mostrar exatamente a que veio. Minutos depois,
Primeiro filme dirigido por Rodrigo John. Ele roteirizou A Cidade dos Piratas (2018).
Festival
Seleção oficial do Festival de Vitória 2019: mostra competitiva nacional de longas.
Pessoal
Rodrigo John exibe no documentário as cenas avistadas do seu apartamento, imagens de seu arquivo pessoal, que por quatro anos o artista fotografou, com intervalos regulares.
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor Lança Filmes
Ano de produção2018
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 3 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Comentários
Faça login para comentar
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade