Minha conta
    Festival de Cannes 2018: Na reta final da mostra competitiva, Capharnaum e Burning se tornam fortes candidatos a prêmios

    Um drama humanitário e um suspense sombrio.

    O 71º festival de Cannes está chegando ao fim, e a mostra competitiva apresentou dois fortes candidatos a prêmios: o drama Capharnaum e o suspense Burning.

    Sofrimento infantil

    Capharnaum, dirigido por Nadine Labaki, aborda a vida de Zain, garoto de 12 anos de idade que vive em condições de pobreza extrema. Revoltado com os pais, por terem casado a irmã de 11 anos à força, ele abandona o lar e passa a viver nas ruas, em busca de comida. No caminho, encontra refugiados e outras pessoas em situações igualmente degradantes.

    Trata-se de um cinema de fácil empatia com os personagens, e que toca em importantes questões sociais. Talvez a sua abordagem seja melodramática demais, mas pode se tornar um filme consensual o bastante para agradar o júri liderado por Cate Blanchett. Na sessão para os críticos, o drama foi um dos mais aplaudidos até agora.

    Crimes silenciosos

    Burning, de Lee Chang-Dong, segue um caminho bastante diferente. Adaptado de um conto, o filme coreano cruza a história de três pessoas diferentes que se tornam amigas. Um dia, uma delas confessa o prazer em cometer crimes regularmente, escondido de todos. O que os outros podem fazer? Denunciar, mesmo sem provas? Impedir o próximo ataque?

    O diretor cria imagens espetaculares e constrói um suspense de máxima tensão, com direito a um final surpreendente. Este é o nosso concorrente favorito do festival até agora, mas será que os jurados vão ter a coragem de premiar um filme de gênero?

    Leia a nossa crítica.

    Os três últimos filmes da mostra competitiva serão apresentados nesta sexta-feira, 18 de maio.

    Relembre todas as nossas críticas

    Ash is Purest WhiteAt War

    BlacKkKlansmanBurningChuva é Cantoria na Aldeia dos MortosCold War

    DiamantinoDogman

    DonbassFahrenheit 451

    GirlGirls of the Sun

    Gräns

    Han Solo - Uma História Star Wars

    Lazzaro Felice

    LetoLittle Tickles

    Long Day's Journey Into Night

    Los Silencios

    Muere, Monstruo, Muere

    SauvageShopliftersThe Gentle Indifference of the World

    The House That Jack Built

    The Image Book

    Three Faces

    Todos lo SabenUnder The Silver LakeWhitney

    WildlifeYomeddine

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top