Minha conta
    Star Wars - Os Últimos Jedi: Por que Obi Wan Kenobi não apareceu no filme?
    Por Vitória Pratini — 20 de dez. de 2017 às 17:30

    Diretor Rian Johnson explica ausência de personagem de Ewan McGregor e Alec Guinness.

    Lucasfilm

    Obi-Wan Kenobi certamente é um dos personagens mais queridos da saga Star Wars e também um dos mais importantes na mitologia da franquia. Especialmente por ter sido o principal responsável em colocar Luke Skywalker no caminho para se tornar um Jedi.

    Tendo sido tão importante na formação de Luke, por que, então, ele não teve uma participação especial em Star Wars - Os Últimos Jedi? Afinal, Ewan McGregor emprestou sua voz para uma cena de O Despertar da Força, e Obi-Wan, interpretado por Alec Guinness na trilogia original, conversou com Luke em sua versão "fantasma". De acordo com o diretor Rian Johnson, há uma explicação bastante lógica para isso.

    "Acredite em mim, cara. Eu adoraria ter tido Ewan McGregor no filme, mas era apenas uma questão de narrativa", explicou Johnson em entrevista ao The Playlist. "O relacionamento original com Obi Wan – obviamente, se Alec Guinness ainda estivesse conosco, isso faria sentido. Mas nunca vimos Luke nunca interagir com a versão de Ewan de Obi Wan, então há menos conexão emocional e poderia ter sido um pouco estranho."

    Lucasfilm

    Ewan McGregor se mostrou um Obi-Wan Kenobi digno na segunda trilogia, representando um dos melhores personagens das prequels, que treinou Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e tentou impedir sua transformação em Darth Vader. Entretanto, é diferente trazer sua voz para uma participação especial, e colocá-lo para contracenar com Mark Hamill, que, na trilogia original, só esteve em cena com Alec Guinness. 

    Infelizmente, Guinness faleceu em 2000, e provavelmente não gostaria de participar, pois ele detestava a franquia. Além disso, Rian Johnson não indicou que tenha havido qualquer discussão para recriar o ator de Os Últimos Jedi usando CGI, como foi feito para o Grand Moff Tarkin (Peter Cushing) e Princesa Leia jovem (Carrie Fisher) em Rogue One.

    Lucasfilm

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Star Wars - Os Últimos Jedi

    Ainda que Kenobi não tenha feito uma aparição no Episódio VIII, os fãs puderam se deleitar com a participação especial de Yoda (Frank Oz). De acordo com Johnson, o personagem estava na sua "lista de desejos" de quem ele queria trazer de volta da trilogia original:

    "Era Yoda", Johnson falou simplesmente do retorno do personagem e de sua função que ele tem de fazer Luke acreditar de novo na Força. "Eu acho que você tem que ter sua lista de desejos na sua mente", acrescentou, sobre o personagem que ele e o público gostariam de ver. "Mas o que você acaba tendo que trazer depende inteiramente das necessidades de seus personagens principais".

    Lucasfilm

    Ao contrário de Obi-Wan de Ewan McGregor, fazia sentido trazer Yoda de volta – inclusive com seu boneco clássico (e não a versão digital!) que foi, novamente, criado por Frank Oz, com a ajuda do supervisor da loja de criaturas de Star Wars, Neal Scanlan.

    "Fazia sentido e podíamos recriar esse personagem [praticamente], então fazia sentido que Yoda fosse aquele que voltasse e chutasse o traseiro de [Luke] um pouco."

    E aí, o que você achou da participação especial de Yoda? Obi-Wan fez tanta falta assim? Conte para a gente nos comentários.

    Star Wars - Os Últimos Jedi está em cartaz nos cinemas. Vale lembrar que a Disney tem planos de fazer um spin-off focado em Obi-Wan Kenobi.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top