Minha conta
    Star Wars - Os Últimos Jedi tem a menor aprovação da saga pelos usuários do Rotten Tomatoes

    Até Ataque dos Clones está na frente do oitavo capítulo da franquia.

    Star Wars - Os Últimos Jedi já é um estouro de bilheterias - mais de US$ 450 milhões arrecadados em apenas três dias ao redor do mundo - e um sucesso entre os críticos. No entanto, o longa de Rian Johnson está longe de ser um consenso. Os usuários do site Rotten Tomatoes, maior agregador de críticas do mundo, não aprovaram o oitavo capítulo da saga Guerra nas Estrelas: no momento, o "tomatômetro" - ou medidor de aprovação - do filme entre o público é de apenas 56%.

    Analisando a opinião do público somente em relação ao histórico da franquia, o filme novamente estrelado por Daisy Ridley, Mark HamillCarrie FisherAdam Driver ficou bem longe de seu predecessor direto, O Despertar da Força (88%). Na verdade, Os Últimos Jedi é a obra com a pior avaliação dos fãs de toda a saga Star Wars. Até mesmo o malsucedido e infame Star Wars - Ataque dos Clones fica à frente do oitavo capítulo, ainda que apenas por 1% de diferença.

    Em um contexto macroscópico, o índice de Os Últimos Jedi é similar aos acumulados por produções como Assassinato no Expresso do OrientePerfeita é a Mãe 2 (58% e 50%, respectivamente), duas obras que sequer chegaram perto do percentual de aprovação da crítica para Os Últimos Jedi. Enquanto o mistério dirigido por Kenneth Branagh acumulou 58% e a comédia apenas 28%, o oitavo Star Wars atingiu a expressiva marca de 93%. Há, ainda, mais um caso interessante: Liga da Justiça, atacado por boa parte dos críticos - apenas 40% no RT -, acumula 79% de aprovação do público, ficando bem à frente da produção da Lucasfilm, com a qual compete diretamente pela atenção dos espectadores nas bilheterias.

    Isso quer dizer que Os Últimos Jedi é ruim? Não, os números do Rotten Tomatoes não medem a qualidade dos filmes, como bem explica a análise do AdoroCinema sobre o tema. Por outro lado, tais percentuais ajudam a compreender, até certo ponto, a mentalidade das coletividades que formam a crítica especializada e o corpo de espectadores. Enquanto os fãs preferem os espetáculos de Liga da Justiça, apesar dos problemas narrativos, as 2h30 de duração de Os Últimos Jedi - aprovado pelo AdoroCinema - podem ter sido consideradas como fatigantes por parte da audiência.

    E aí, qual é a sua opinião? Você está do lado dos críticos ou do público? Star Wars - Os Últimos Jedi está em cartaz no Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top