Minha conta
    Festival de Sundance 2018: Três filmes brasileiros integram a seleção oficial

    Criada pelo ator e diretor Robert Redford, mostra é uma das mais importantes do cinema independente.

    O Brasil, que já levou aclamados filmes como Tropa de Elite 2Que Horas Ela Volta? ao Festival de Sundance, mostra criada pelo ator e diretor Robert Redford, continuará sua trajetória no evento em 2018. Recém-divulgada, a seleção oficial da premiação estadunidense conta com duas produções brasileiras e uma coprodução com a Alemanha dentre os selecionados (via Variety).

    De volta à cidade de Salt Lake City, no estado de Utah, Aly Muritiba apresentará a estreia mundial de Ferrugem na mostra internacional e competitiva de filmes de ficção. Em seu novo longa-metragem, o realizador explora os fantasmas do passado, os silêncios do presente, os amores e as partidas que marcam a vida de uma família. Em 2013, Muritiba venceu um prêmio do Instituto Sundance que lhe permitiu desenvolver o premiado Para Minha Amada Morta.

    Competindo pelo mesmo prêmio, encontra-se Benzinho. A atriz Karine Teles, que coescreveu o roteiro com o diretor Gustavo Pizzi (Riscado), interpreta Irene, uma mãe de quatro filhos que se depara com uma situação complicada: a partida inesperada de seu primogênito, convidado para jogar handebol na Alemanha. Tentando equilibrar a conclusão de seus estudos com a obrigação de ajudar a manter a casa, Irene ainda precisa lidar com os problemas de Sônia (Adriana Esteves), sua irmã.

    Será que Ferrugem e/ou Benzinho saem premiados? E além destas duas obras de ficção, também há o documentário The Cleaners, de Moritz Riesewieck. Produzida por brasileiros e alemães, a não-ficção analisa a indústria secreta do apagamento de dados na internet. A pergunta fundamental colocada pelo longa é: quem controla o que é visto e o que é apagado para sempre dos anais online e para qual finalidade? The Cleaners compete pelo troféu da mostra competitiva internacional de documentários.

    No âmbito internacional e estadunidense, destacam-se alguns títulos interessantes. Dentro da mostra competitiva de longas americanos, há a estreia de Paul Dano (Sangue Negro) na direção, o drama Wildlife, estrelado por Jake Gyllenhaal e Carey Mulligan; o segundo trabalho de Reed Morano, a comandante da premiada série The Handmaid's Tale, como diretora nas telonas, I Think We're Alone Now, protagonizado por Peter Dinklage e Elle Faning; e Blaze, novo projeto do ator e realizador Ethan Hawke (Boyhood). Outra estreia no comando de longas é a de Idris Elba (Torre Negra): Yardie competirá contra Ferrugem e Benzinho na mostra internacional.

    E entre outras inúmeras produções importantes do circuito de 2017, o festival de Sundance 2018 também exibirá Don't Worry, He Won't Get Far on Foot e The Death of Stalin, os novos filmes de Gus Van Sant (Elefante) e Armando Iannucci (Veep). A mostra ocorre entre os dias 18 e 28 de janeiro. Confira a seleção completa abaixo:

    COMPETIÇÃO ESTADOS UNIDOS - FICÇÃO

    American Animals, de Bart Layton

    Blaze, de Ethan Hawke

    Blindspotting, de Carlos Lopez Estrada

    Burden, de Andrew Heckler

    Eighth Grade, de Bo Burnham

    I Think We’re Alone Now, de Reed Morano

    The Kindergarten Teacher, de Sara Colangelo

    Lizzie, de Craig William Macneill

    The Miseducation of Cameron Post, de Desiree Akhavan

    Monster, de Anthony Mandler

    Monsters and Men, de Reinaldo Marcus Green

    Nancy, de Christina Choe

    Sorry to Bother You, de Boots Riley

    The Tale, de Jennifer Fox

    Tyrel, de Sebastian Silva

    Wildlife, de Paul Dano

    COMPETIÇÃO ESTADOS UNIDOS - DOCUMENTÁRIO

    Bisbee ’17, de Robert Greene

    Crime + Punishment, de Stephen Maing

    Dark Money, de Kimberly Reed

    The Devil We Know, de Stephanie Soechtig

    Hal, de Amy Scott

    Hale County This Morning, This Evening, de RaMell Ross

    Inventing Tomorrow, de Laura Nix

    Kailash, de Derek Doneen

    Kusama – Infinity, de Heather Lenz

    The Last Race, de Michael Dweck

    Minding the Gap, de Bing Liu

    On Her Shoulders, de Alexandria Bombach

    The Price of Everything, de Nathaniel Kahn

    Seeing Allred, de Sophie SartainRoberta Grossman

    The Sentence, de Rudy Valdez

    Three Identical Strangers, de Tim Wardle

    COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - FICÇÃO

    And Breathe Normally, de Ísold Uggadóttir

    Benzinho, de Gustavo Pizzi

    Butterflies, de Tolga Karaçelik

    Dead Pigs, de Cathy Yan

    Ferrugem, de Aly Muritiba

    The Guilty, de Gustav Möller

    Holiday, de Isabella Eklöf

    Pity, de Babis Makridis

    The Queen of Fear, de Valeria BertuccelliFabiana Tiscornia

    Tiempo Compartido, de Sebastián Hofmann

    Un Traductor, de Rodrigo Barriuso e Sebastián Barriuso

    Yardie, de Idris Elba

    COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - DOCUMENTÁRIO

    A Polar Year, de Samuel Collardey

    Anote’s Ark, de Matthieu Rytz

    The Cleaners, de Moritz Riesewieck

    Genesis 2.0, de Christian Frei e Maxim Arbugaev

    Matangi, de Stephen Loveridge

    Of Fathers and Sons, de Talal Derki

    The Oslo Diaries, de Mor LoushyDaniel Sivan

    Our New President, de Maxim Pozdorovkin

    Shirkers, de Sandi Tan

    This is Home, de Alexandra Shiva

    Westwood, de Lorna Tucker

    A Woman Captured, de Bernadett Tuza-Ritter

    NEXT

    306 Hollywood, de Elan Bogarín e Jonathan Bogarín

    A Boy, A Girl, A Dream., de Qasim Basir

    Clara’s Ghost, de Bridey Elliott

    An Evening With Beverly Luff Linn, de Jim Hosking

    Madeline’s Madeline, de Josephine Decker

    Night Comes On, de Jordana Spiro

    Search, de Aneesh Chaganty

    Skate Kitchen, de Crystal Moselle

    We the Animals, de Jeremiah Zagar

    White Rabbit, de Daryl Wein

    PREMIERES

    Beirut, de Brad Anderson

    The Catcher Was a Spy, de Ben Lewin

    Colette, de Wash Westmoreland

    Come Sunday, de Joshua Marston

    Damsel, de David ZellnerNathan Zellner

    Don’t Worry, He Won’t Get Far On Foot, de Gus Van Sant

    Futile and Stupid Gesture, de David Wain

    The Happy Prince, de Rupert Everett

    Hearts Beat Loud, de Brett Haley

    Juliet, Naked, de Jesse Peretz

    A Kid Like Jake, de Silas Howard

    Ophelia, de Claire McCarthy

    Projeto ainda sem título de Debra Granick, de Debra Granik

    Puzzle, de Marc Turtletaub

    What They Had, de Elizabeth Chomko

    PREMIERES - DOCUMENTÁRIO

    Bad Reputation, de Kevin Kerslake

    Believer, de Don Argott

    Chef Flynn, de Cameron Yates

    The Game Changers, de Louie Psihoyos

    Generation Wealth, de Lauren Greenfield

    Half the Picture, de Amy Adrion

    Jane Fonda in Five Acts, de Susan Lacy

    King In The Wilderness, de Peter Kunhardt

    Quiet Heroes, de Jenny Mackenzie

    RBG, de Betsy West e Julie Cohen

    Robin Williams: Come Inside My Mind, de Marina Zenovich

    Studio 54, de Matt Tyrnauer

    Won’t You Be My Neighbor?, de Morgan Neville

    MIDNIGHT

    Arizona, de Jonathan Watson

    Assassination Nation, de Sam Levinson

    Mandy, de Panos Cosmatos

    Never Goin’ Back, de Augustine Frizzell

    Piercing, de Nicolas Pesce

    Revenge, de Coralie Fargeat

    Summer of ’84, de Francois SimardAnouk WhissellYoann Whissell

    SPOTLIGHT

    Beast, de Michael Pearce

    The Death of Stalin, de Armando Iannucci

    Eu Não Sou uma Feiticeira, de Rungano Nyoni

    Foxtrot, de Samuel Maoz

    The Rider, de Chloé Zhao

    Super Size Me 2: Holy Chicken!, de Morgan Spurlock

    KIDS

    Lu Over the Wall, de Masaaki Yuasa

    Science Fair, de Cristina Costantini e Darren Foster

    White Fang, de Alexandre Espigares

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top