Meu AdoroCinema
    Olhar de Cinema 2017: Mostra competitiva termina com o brasileiro Fernando, um dos melhores filmes do festival
    Por Bruno Carmelo — 14 de jun. de 2017 às 09:55

    A biografia do artista Fernando Bohrer foi bastante aplaudida pelo público paranaense.

    O 6º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Cinema vinha apresentando uma safra brasileira de qualidade apenas razoável, em comparação com ótimos filmes internacionais. Mas no último dia da mostra competitiva, um título elevou a qualidade dos representantes brasileiros: o documentário Fernando, sobre o ator Fernando Bohrer. Nas mostras paralelas, A Casa de Lucia e Occidental atraíram sua cota de admiradores e detratores.


    Os gestos simples

    Para retratar a vida de Fernando Bohrer, o trio de diretores formado por Julia Ariani, Paula Vilela e Igor Angelkorte descartou recursos tradicionais como depoimentos e narração, deixando que o próprio Fernando agisse livremente diante das câmeras. O resultado é um mergulho poético na vida do artista politizado, aliando ações cotidianas a uma construção belíssima de imagens.

    Leia a nossa crítica.


    A sociedade é um circo

    A comédia francesa Occidental, de Neïl Beloufa, foi um dos filmes mais controversos da seleção de 2017, irritando muitos críticos e espectadores, e gerando uma pequena legião de admiradores. A história se passa no hotel Occidental, onde a tensão entre hóspedes e funcionários aumenta quando diversos grupos sociais se encontram. O filme efetua uma grande sátira aos preconceitos.

    Leia a nossa crítica.


    Autorretrato de uma jovem síria

    A Casa de Lucia acompanha a jornada de Lucia Luz, jovem síria refugiada no Brasil. Ela volta ao Kuwait, onde mora os pais, e conta um pouco de sua trajetória com uma câmera amadora. O resultado transmite sinceridade, porém deixa a desejar em termos cinematográficos. A direção tem dificuldade em aproveitar o caso da protagonista para efetuar uma reflexão mais ampla sobre o mundo que a cerca.

    Leia a nossa crítica.



    Críticas do 6º Olhar de Cinema
    300 Milhas
    A Casa de Lucia
    A Família
    Corpo Estrangeiro
    El Mar La Mar
    Fernando
    Grande, Grande Mundo
    História Mundana
    Máquinas
    Meu Corpo é Político
    Navios de Terra
    Newton
    Occidental
    Outono, Outono
    Parque Tonsler
    People Power Bombshell: O Diário de Vietnam Rose
    Rey
    Soldado
    Todas as Cidades do Norte
    Vangelo 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top