Minha conta
    Novos Heróis Marvel nos Cinemas: Conheça o Pantera Negra

    Hora de conhecer esse herói furtivo e príncipe africano.

    A Fase Dois da Marvel termina com Homem-Formiga, no dia 16 de julho deste ano. Mas o estúdio está longe de parar a produção! Em 2016, já começa a Fase Três, com filmes programados até 2019.

    Entre eles está Pantera Negra, com data de estreia marcada para 2 de novembro de 2017. Você não conhece esse super-herói? Não se preocupe, pois o AdoroCinema traz agora a terceira notícia especial sobre os novos heróis Marvel nos cinemas, aqueles que só os mais aficcionados por quadrinhos conhecem.

    Depois de descobrir um pouco mais sobre o Homem-Formiga e sobre o Doutor Estranho, chegou a hora de saber quem é o Pantera Negra.

    Um dos primeiros super-heróis negros modernos, o Pantera Negra é o alter-ego de T'Challa, príncipe de Wakanda. Ele será interpretado nas telonas por Chadwick Boseman, um ator relativamente novato nos cinemas.

    Sua primeira aparição nos quadrinhos foi em julho de 1966, na revista Quarteto Fantástico nº52.

    Capa alternativa da revista Quarteto Fantástico nº52.

    Aqui no Brasil, o Pantera Negra teve sua estreia na revista Homem de Ferro e Capitão América nº19, em fevereiro de 1969.

    Assim como grande parte dos heróis da Marvel, o Pantera Negra foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. O primeiro quadrinista diz que considera a história uma das suas favoritas.

    O Pantera Negra raramente teve uma revista de título próprio. A primeira delas foi Jungle Action, a partir do nº5, lançada em 1973.

    T'Challa é príncipe da nação africana Wakanda e filho do rei T'Chaka (imagem).

    Wakanda possui a única fonte de Vibranium do mundo. Esse metal (fictício) é capaz de absorver vibrações sônicas e foi usado para construir o escudo do Capitão América.

    Quando era pequeno, T'Challa participou de um ritual secreto realizado por todos os futuros reis de Wakanda. Ele ingeriu uma poção feita com uma erva mágica em forma de coração, que desperta os poderes do Espírito da Pantera, entre eles, sentidos super-aguçados e força e agilidade sobre-humanas.

    Antes de desenvolver seus poderes, os anciões de Wakanda designaram que o jovem estudasse todas as artes marciais e a guerra das tribos secretas da África.

    Quando T'Challa tem dez anos de idade, um criminoso caçador de marfim, Ulysses Klaw, quer tomar os depósitos secretos de Vibranium de Wakanda. T'Challa tenta defender o local mas seu pai, T'Chaka, é assassinado e Klaw acaba perdendo parte da mão direita.

    T'Challa, então, se isola no exterior e vai estudar nos melhores colégios e universidades da Europa e dos Estados Unidos, a fim de se preparar para assumir o governo de sua terra natal, e se forma em física. Ao retornar para Wakanda, descobre que Klaw tomou posse do local e usurpou o trono.

    Com a ajuda do Quarteto Fantástico, T'Challa enfrenta Ulysses Klaw, que está usando uma arma acoplada a sua mão, capaz de usar o Vibranium de sua maquinaria para criar monstros feitos de ondas sonoras sólidas. O Pantera o derrota, temporariamente.

    O vilão Ulysses Klaw, depois, passa por uma experiência e se torna capaz de manipular ondas sonoras. Ele assume a identidade do Garra Sônica.

    Chega, então, a hora de T'Challa assumir a identidade do Pantera Negra e se tornar rei. Para isso, ele precisa derrotar o Pantera atual, além de seis dos mais poderosos lutadores do país em um combate corpo a corpo. Ele vence, veste o traje do Pantera Negra, o totem do povo de Wakanda, desenvolve completamente seus poderes e assume o trono.

    Posteriormente, T'Challa usa sua formação em física para criar um traje de Vibranium para o Pantera Negra. A roupa funciona como um colete a prova de balas, com botas capazes de absorver impacto e som (tal como uma pantera), garras retráteis e uma adaga de energia.

    O Pantera é bastante reservado e astuto, muitas vezes aparentando indiferença para manter-se um passo à frente de seus adversários, o que pode irritar seus amigos e aliados super-heróis.

    Quando conhece o Capitão América, o Pantera Negra é chamado para fazer parte dos Vingadores. Como quer saber como são os métodos dos heróis americanos de combate ao crime, ele deixa Wakanda temporariamente e vai viver nos Estados Unidos.

    Durante sua estada nos EUA, na revista Avengers nº73, T'Challa conhece a assistente social e cantora Monica Lynne, por quem se apaixona.

    Ao retornar definitivamente para Wakanda, o Pantera descobre que Killmonger, um guerreiro nacionalista, havia tomado o poder, desacreditado T'Challa como rei e instaurado o caos no reino.

    Após enfrentar Killmonger, o monarca consegue recuperar o respeito de seu povo e colocar seu país no mapa novamente.

    T'Challa e Monica ficam noivos e a moça chega a retornar com ele para Wakanda, mas, após ser ameaçada por diversos inimigos do Pantera Negra, principalmente Killmonger, os dois terminam o seu relacionamento, apesar de continuarem se encontrando eventualmente.

    Depois de entrar para os Vingadores, o Pantera convida Falcão, um dos parceiros do Capitão América, para uma estadia em Wakanda. Até então, o herói ainda não voava, mas tinha poderes de se comunicar com um falcão vermelho. Diferentemente do que é mostrado no filme Capitão América 2, é T'Challa quem se propõe para reformular o uniforme do Falcão, acoplando asas que poderiam ser acionadas mentalmente.

    O Pantera Negra também participa da Guerra Civil, saga dos quadrinhos na qual a comunidade super-heroica se dividiu em duas: os Pró Registro, que apoiam a lei de registro de super-humanos e revelação de suas identidades secretas, liderados pelo Homem de Ferro, e os Anti Registro, que são contra a obrigatoriedade da revelação da identidade dos heróis, liderados pelo Capitão América.

    No período da Guerra Civil, T'Challa se casa com Ororo Monroe, a mutante Tempestade.

    Ororo e T'Challa se conhecem desde pequenos, já que ela também faz parte de uma tribo africana. Em uma das versões dos quadrinhos, os dois já namoravam desde adolescentes.

    O relacionamento entre Ororo e T'Challa foi um dos motivos, também, para que Monica terminasse o seu noivado com o Pantera, já que pegou os dois dando um beijo furtivo na sede dos X-Men e fugiu secretamente.

    Nos quadrinhos, o casamento de Ororo Monroe e T'Challa foi o evento do ano, comparado ao de celebridades na vida real, saindo em todos os noticiários das HQs, já que ele é rei de Wakanda e logo ela se tornaria rainha.

    Todos os heróis - mesmo em guerra - compareceram à celebração do casamento deles. A partir de então, a Tempestade se tornou Rainha de Wakanda, governando ao lado do marido. Considerando os diferente universos Marvel, o casal teve oito filhos, alguns que assumiram posteriormente a identidade do Pantera.

    Durante a Guerra Civil, a Mulher Invisível apoiou o Capitão América e o Sr. Fantástico apoiou o Homem de Ferro, causando uma briga entre o casal e também a primeira cisão no Quarteto Fantástico. Quando o conflito termina, os dois se reconciliam e vão fazer uma segunda lua-de-mel. T'Challa e Ororo são convocados para substituí-los temporariamente como membros do Quarteto Fantástico.

    Um evento que colocou Vingadores e X-Men em lados opostos do conflito levou ao divórcio do Pantera e da Tempestade. Quando Namor destroi Wakanda, Ororo diz que nada sabia sobre o seu plano mas T'Challa não aceita a situação e termina o relacionamento deles. Mesmo assim, os dois continuam amigos (gerando até mesmo um ciuminho quando a moça eventualmente namora Wolverine, de quem o Pantera nunca gostara).

    Isso tudo ocorreu nos quadrinhos... e nos cinemas, como será o filme do Pantera Negra?

    Pantera Negra já tem seu protagonista: o ator que brilhou em James Brown (que ainda não estreou aqui no Brasil), Chadwick Boseman. Ele já está com cinco (sim, cinco, você leu certo!) filmes assinados com a Marvel.

    O primeiro deles será Capitão América 3, no qual o Pantera participará da Guerra Civil dos super-heróis. Já imaginamos o que vai acontecer, e sabemos que não vai ter Tempestade, casamento nem X-Men, já que os direitos desses personagens pertencem à Fox e não à Marvel.

    No evento em que foram anunciados os filmes da Fase Três da Marvel, Robert Downey Jr., que interpreta o Tony Stark, brincou e pediu para Chadwick Boseman escolher um lado do conflito: o do Homem de Ferro ou do Capitão América (Chris Evans). Downey Jr. e Evans ainda tiraram pedra-papel-e-tesoura para ver de lado T'Challa ficaria. Em resposta, Boseman disse que "o Pantera Negra é auto-suficiente".

    O filme do Pantera Negra chega aos cinemas dia 2 de novembro de 2017. Provavelmente, o longa retratará a origem de T'Challa e a época em que ele trabalha ao lado dos Vingadores. Pena que a Marvel não poderá mostrar o papel do Quarteto Fantástico na história do herói.

    O ator Ernie Hudson está cotado para interpretar T'Chaka, o pai do Pantera Negra.

    É bastante provável que Andy Serkis interprete o vilão Ulysses Klaw, apesar do ator ter negado saber algo sobre isso. Ele apareceu em Vingadores: Era de Ultron como o contrabandista de Vibranium Klaw e ainda teve uma participação na cena do Easter Egg de Star Wars, presente nos filmes da Fase Dois da Marvel, o que pode indicar o que vem por aí.

    Chadwick Boseman ainda participará de Vingadores 3: Guerra Infinita - Parte 1 e Parte 2. O quinto filme da Marvel que o ator fará ainda não foi divulgado. O que será que vem por aí?

    Preparados para ver o Pantera Negra nas telonas? Dia 2 de novembro de 2017 nos cinemas!

    E, aparentemente, os dois namoravam na área comum do Quarteto.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top