Minha conta
    Novos Heróis Marvel nos Cinemas: Conheça a Capitã Marvel

    Saiba agora tudo o que você sempre quis saber sobre a primeira heróina da Marvel a ganhar as telonas sozinha.

    Finalmente uma heróina da Marvel vai ganhar filme solo — mas ainda não é a Viúva Negra. No dia 28 de fevereiro de 2019 chega aos cinemas o penúltimo filme da Fase Três dos estúdios: Capitã Marvel, cujos eventos serão ambientados na década de 90.

    Já está na hora de comentarmos sobre essa super-heróina. Se você não conhece a Capitã, antes chamada de Miss Marvel, não se preocupe. O AdoroCinema traz agora a quarta notícia especial sobre os novos heróis Marvel nos cinemas.

    Depois de descobrir um pouco mais sobre o Homem-Formiga, sobre o Doutor Estranho e sobre o Pantera Negra, que tal conhecer Carol Danvers, a Capitã Marvel, que será interpretada por Brie Larson nas telonas?

    O filme da primeira heróina da Marvel, Capitã Marvel, chega aos cinemas em fevereiro de 2019. Mas antes de começarmos a falar sobre Carol Danvers, a atual Capitã Marvel, é preciso notar um pequeno detalhe: existem muitos personagens com essa mesma identidade. Que tal esclarecermos quem é quem? Separamos alguns dos mais marcantes.

    O primeiro Capitão Marvel surgiu nos quadrinhos em 1940, mas não era da Marvel, e sim da Fawcett Publications e posteriormente da DC Comics. Quando jovem Billy Batson grita "Shazam!", é atingido por um raio e se transforma em um super-herói com poderes sobre-humanos. Em 1941, foi lançado um telefilme e uma série de tv sobre o personagem.

    Quando a DC Comics ganhou os direitos do personagem nos anos 70, foi obrigado a mudar seu nome para Shazam, já que a Marvel havia criado o Capitão Marvel em 1967 e a Fawcett Publications não estava mais publicando revistas do seu herói. Para continuar com os direitos, a Marvel teve que lançar um título com o nome "Captain Marvel" (em inglês) a cada ano, mesmo que a revista explorasse diferentes personagens com o mesmo codinome.

    Em 1967, surgiu Mar-Vell, um guerreiro da raça alienígena Kree com a missão de analisar o planeta Terra. Ao ser atacado por um inimigo, que acidentalmente causa a morte do humano Dr. Walter Lawson, Mar-Vell cai na Terra e, por ser parecido com Lawson, assume sua identidade. Existe uma teoria de que quando Coulson (Clark Gregg) de Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. retornou à vida, trouxe a mente de Mar-Vell presa no seu subconsciente.

    Para salvar a humanidade de um sentinela Kree, Mar-Vell é obrigado a vestir seu uniforme e enfrentá-lo. Quando os humanos ouvem o robô falar seu nome, confundem com "Marvel" e passam a chamá-lo de "Capitão Marvel".

    Mar-Vell é acusado de traição contra o Império Kree, manipulado por Ronan, que também é Kree e foi visto no filme Guardiões da Galáxia (lembra?), e chega a ajudar os Vingadores contra o vilão Thanos. Infelizmente, Mar-Vell morre de um câncer causado por uma exposição a um gás nocivo lançado pelo vilão Nitro.

    Genis-Vell, filho de Mar-Vell, surgiu nos quadrinhos em 1993, após a morte de seu pai. Ele herda as habilidades de Mar-Vell e recebe a missão de defender o universo. Ele assume a identidade do Capitão Marvel, mas depois passa a se chamar Fóton.

    Monica Rambeau foi a Capitã Marvel original. Ela adquiriu seus super-poderes quando foi bombardeada por energia extradimensional, produzida por uma arma criada por um cientista criminoso. A heroína é capaz de se transformar em qualquer forma de energia, assumindo suas propriedades. A mídia lhe deu o nome de Capitã Marvel.

    Sua primeira aparição nos quadrinhos foi na revista Amazing Spider-Man Annual nº16, em 1982.

    Ao experimentar seus poderes, Monica conhece o Homem-Aranha, que a leva até os Vingadores para aprimorar suas habilidades.

    Ajudada pelo Capitão América e pela Vespa, Monica se torna membro efetivo do grupo e eventualmente assume a liderança dos Vingadores. Durante a Guerra Civil, Monica fica do lado do Capitão América como membro dos Vingadores Secretos.

    Em 1989, a Capitã Marvel ganhou sua primeira revista solo, que era uma edição especial gigante.

    Quando ficou sabendo a história do antigo Capitão Marvel, o guerreiro alienígena Mar-Vell, manteve a identidade em sua homenagem.

    Só que quando conhece o filho de Mar-Vell, Genis-Vell, concede o título de Capitão Marvel a ele e se torna a Fóton, mesmo o herói querendo deixar o codinome com ela e chamar a si mesmo de Fóton. Depois, Monica assume as identidades Pulsar e Spectrum.

    Quando Genis-Vell fica insano, a mãe dele é obrigada a criar artificialmente outra filha de Mar-Vell para detê-lo. Assim surge Phyla-Vell, que derrota seu irmão e assume a identidade de Capitã Marvel. Posteriormente, ela ganha os codinomes Quasar e Martyr e se une aos Guardiões da Galáxia, liderado por Starlord.

    A personagem explorada no filme é a segunda Capitã Marvel, alter ego de Carol Danvers. Sua primeira identidade secreta foi a de Miss Marvel. Curiosamente, ela não foi criada por Stan Lee e sim pelo escritor Roy Thomas e pelo ilustrador Gene Colan.

    Carol Danvers competia com os dois irmãos pela atenção do pai. Machista, o pai dela só tinha dinheiro para mandar um filho para a faculdade e, apesar de Carol ser mais velha e ter notas melhores, acaba escolhendo o filho do meio.

    Por isso, após completar 18 anos, ela briga com o pai e entra para a Força Aérea, a fim de se tornar uma piloto e conseguir fazer o ensino superior.

    Na revista Marvel Super-Heroes nº13, em 1968, a major Carol Danvers aparece como membro da Força Aérea americana. Ela conhece o Dr. Walter Lawson, que na verdade é o Mar-Vell, e é capturada por um inimigo dele. Ela é salva pelo Capitão Marvel mas sofre um acidente que mescla seus genes com o DNA Kree.

    Aqui no Brasil, a Miss Marvel apareceu pela primeira vez em 1969 na revista Edições Gep n° 11 - Novamente Capitão Marvel.

    Em 1977, na revista Ms. Marvel nº1, Carol Danvers aparece com poderes sobre-humanos, que foram adquiridos no acidente que mesclou seus genes com os de Mar-Vell. Ela, então, assume a identidade da super-heróina Miss Marvel.

    Depois, a heroína fez participações nas edições brasileiras das Superaventuras Marvel e Grandes Heróis Marvel, entre outras publicações.

    Capa da revista Ms. Marvel nº1, de 2007.

    Como Miss Marvel, Carol Danvers tem super-força e poder de voo, além de sentidos aguçados. Ela também tem experiência em espionagem e é fluente em inglês, russo, Kree, Shi'ar e outras línguas. A heroína entrou para os Vingadores e para os Defensores, se tornando grande amiga do Homem-Aranha.

    Ela chega a namorar o seu psiquiatra, o doutor novaiorquino Michael Barnett. Na época, ela tinha desmaios e não percebia que era a Miss Marvel. Assim que ela resolve sua crise de identidade, os dois começam a namorar. Futuramente, ele é assassinado pela mutante Mística.

    Após lutar na saga Vingadores vs. X-men contra sua inimiga Mística e o clone malvado do Capitão Mar-Vell, criado pelos Skrulls, ela passa a ser uma personagem regular dos Vingadores.

    Em 2012, Carol assume a identidade da Capitã Marvel, agora não só com um novo nome, mas também novo uniforme e nova missão, que inclui seguir o legado deixado pelo Capitão Marvel.

    Carol não nega que tem sentimentos por Peter Parker, o Homem-Aranha, e eles chegam a sair em um encontro, mas acabam percebendo que, por enquanto, a amizade basta.

    Carol tem um gato chamado Chewie, em homenagem ao Chewbacca de Star Wars. Quando ela deixa a Terra para explorar o universo, encontra Rocket Racoon, dos Guardiões da Galáxia, que identifica o "gato" como uma perigosa espécie alienígena que coloca ovos. Semanas depois, Chewie se revela para Carol e a ajuda a combater inimigos.

    Nos quadrinhos, existe, ainda, uma outra Miss Marvel, criada em 2013: Kamala Khan. Paquistanesa e muçulmana, morando em Nova Jersey, a jovem de 16 anos é uma grande admiradora de Carol Danvers.

    Quando Nova Jersey é atacada por um inumano, Kamala fica desacordada e, quando acorda, descobre que tem poderes de transmutação, que a permitem mudar de forma, e aumentar ou diminuir qualquer parte do seu corpo. Ou seja, aparentemente, ela também é uma inumana.

    Kamala ganhou uma revista de título próprio em 5 de fevereiro de 2014.

    Capa alternativa da revista Ms. Marvel nº1.

    Kamala é a típica adolescente: vai para a escola, leva o cachorro para passear e nas horas vagas enfrenta vilões. Ela também é fã de super-heróis como Wolverine e "shippa" Spider-Marvel, ou seja, acha que Carol e Peter Parker fariam um bom casal.

    Este ano será lançada uma nova revista protagonizada por Carol: Captain Marvel and the Carol Corps, na qual Carol Danver é a líder de um grupo de elite humano e totalmente feminino de pilotos.

    Ainda não é o filme da Viúva Negra, mas vai dizer que você não ficou com vontade de saber como será adaptada a história da Capitã Marvel nos cinemas?

    Ansiosos para assistir Capitã Marvel nos cinemas dia 28 de fevereiro de 2019?

    A personagem será interpretada por Brie Larson nas telonas. E já tem até figurino divulgado!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top