A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que O Agente Secreto é nosso representante para concorrer a vaga Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, novo filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura.
Premiado em Cannes, O Agente Secreto é o representante do Brasil no Oscar 2026
O Agente Secreto conquistou dois prêmios importantes no Festival de Cannes 2025, ator para Wagner Moura e diretor para Kleber Mendonça Filho. O filme estreia em 6 de novembro nos cinemas. Veja o anúncio da Academia Brasileira de Cinema:
Além de O Agente Secreto, os filmes brasileiros finalistas da shortlist para uma indicação eram Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Último Azul, de Gabriel Mascaro e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
Lembrando que o Brasil fez história no Oscar 2025 com a conquista de Ainda Estou Aqui do prêmio de Melhor Filme Internacional, além das indicações do longa de Walter Salles como Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres na premiação.
Qual é a história de O Agente Secreto?
Vitrine Filmes
O Agente Secreto se passa no Brasil de 1977 onde Marcelo (Wagner Moura), um homem de 40 anos que trabalha como professor especializado em tecnologia, sai de São Paulo e vai para Recife. Ele tenta fugir do seu passado violento e misterioso, com a intenção de começar uma nova vida. Ali, Marcelo chega na semana do Carnaval, então logo a paz e a calmaria da cidade vai se esvaindo, e percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele está sendo espionado pelo seus vizinhos e vê que a cidade que achou que o acolheria ficou muito longe de ser o seu refúgio.
O Oscar 2026 está marcado para 15 de março e os indicados serão anunciados em 22 de janeiro, com O Agente Secreto na disputa pela vaga de Melhor Filme Internacional.