A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (08) os seis longas-metragens finalistas na disputa para representar o Brasil no Oscar 2026.
Os destaques da shortlist são os premiados O Último Azul, filme de Gabriel Mascaro que está em exibição nos cinemas e conquistou o Urso de Prata do Festival de Berlim; e O Agente Secreto, que estreia em 6 de novembro e rendeu os prêmios de ator para Wagner Moura e diretor para Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes.
Inicialmente, foram selecionados 16 longas-metragens brasileiros. Em 15 de setembro, será revelado pela Academia Brasileira de Cinema qual filme representa o Brasil na disputa por uma indicação à categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar.
Veja quais são os filmes brasileiros finalistas na disputa:
Baby, de Marcelo Caetano
Kasa Branca, de Luciano Vidigal
Manas, de Marianna Brennand
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
O Último Azul, de Gabriel Mascaro
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
Os dez filmes que ficaram de fora da lista final foram A Melhor Mãe do Mundo, A Praia do Fim do Mundo, Homem com H, Malu, Milton Bituca Nascimento, O Filho de Mil Homens, Os Enforcados, Retrato de um Certo Oriente, Um Lobo entre os Cisnes e Vitória.
O cinema brasileiro vive um momento de destaque no cenário internacional, principalmente com a conquista de Ainda Estou Aqui do prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 e indicado como Melhor Filme e Atriz para Fernanda Torres.
O Oscar 2026 acontece em 15 de março e os indicados serão anunciados em 22 de janeiro.