
Avaliado em 4,5 de 5 estrelas pelos leitores do AdoroCinema, 12 Homens e uma Sentença desfruta do status de obra-prima absoluta. E não é só isso: o filme está em praticamente todas as listas de melhores filmes de todos os tempos – por exemplo, ocupa a 5ª posição no Top 250 do IMDb e a 3ª posição no Letterboxd.
Considerado um dos maiores clássicos da história de Hollywood, um monumento atemporal ao cinema e um drama sobre humanidade e justiça que todo cinéfilo deveria assistir, o filme ainda é tão relevante hoje quanto quando foi lançado em 1957.
12 Homens e uma Sentença: Um filme imperdível
Um rapaz porto-riquenho é acusado de assassinar o próprio pai. Seu destino agora está nas mãos de doze jurados que, após vários dias de deliberação, devem decidir sua culpa ou inocência. O caso parece claro: quase todos estão convencidos de que o rapaz é responsável pelo crime e, portanto, merece a pena de morte.

Apenas um deles, o jurado número 8 (Henry Fonda), acredita em sua inocência. Ele o defende e logo encontra apoio de outros jurados, mas ainda há aqueles que se opõem – e assim os ânimos se exaltam...
12 Homens e uma Sentença é um dos grandes marcos dos filmes de tribunal – e talvez até o maior destaque do gênero. Além disso, o filme de Sidney Lumet é considerado uma das estreias de diretores mais lendárias da história do cinema.
A obra de Lumet cria suspense não apenas pela questão da culpa ou inocência do réu, mas sobretudo pelos papéis que os jurados assumem e alternam repetidamente no debate. Não é à toa que goza de tamanha reputação entre os cientistas sociais, já que o drama jurídico é uma ilustração exemplar de dinâmicas de grupo – que ainda existem hoje, assim como naquela época, em uma ampla variedade de cenários.
12 Homens e uma Sentença está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.