Nem O Poderoso Chefão, nem Um Sonho de Liberdade: O filme preferido de Ridley Scott foi esquecido pelos brasileiros
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

O filme favorito de Ridley Scott, diretor de Gladiador e Blade Runner, foi lançado em 1981, mas acabou caindo no esquecimento.

Ridley Scott é responsável por clássicos inesquecíveis do cinema como Alien, o 8º Passageiro, Blade Runner, o Caçador de Andróides e Gladiador, mas um de seus filmes favoritos não é tão conhecido – apesar de sua aclamação na época do lançamento.

Estou falando de A Guerra do Fogo (1981), filme de aventura e drama histórico comandado por Jean-Jacques Annaud, mesmo diretor de O Nome da Rosa.

A Guerra do Fogo
A Guerra do Fogo
Data de lançamento 29 de abril de 1982 | 1h 40min
Criador(es): Jean-Jacques Annaud
Com Everett McGill, Ron Perlman, Nicholas Kadi
Usuários
4,1

O filme se passa na pré-história. A pouco desenvolvida a tribo Ulam é composta por membros que se comunicam por gestos e grunhidos e acreditam que o fogo é sobrenatural. Quando a fonte única de calor se apaga após um ataque, três guerreiros – Naoh (Everett McGill), Amoukar (Ron Perlman) e Gaw (Nicholas Kadi) – saem numa jornada em busca de outra chama e acabam conhecendo os Ivaka, grupo com hábitos avançados e comunicação complexa, além de domínio da produção do mítico fogo.

20th Century Studios

Apesar de sua aclamação, com 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e vitória no Oscar e BAFTA por Melhor Maquiagem, A Guerra do Fogo não é um filme tão lembrado hoje em dia, uma injustiça que Ridley Scott lamenta bastante. Em entrevista ao Letterboxd, o diretor colocou a produção de Jean-Jacques Annaud seus quatro filmes favoritos.

Um filme que as pessoas não sabem que é tão inteligente e brilhante, chama-se A Guerra do Fogo. Assista. É pré-histórico. É sobre uma tribo que descobre o fogo através de um raio. Eles carregam fogo em uma cesta. Essa é a história. É fantástico

Entre seus outros favoritos, Ridley Scott escolheu os clássicos 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick, Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), de George Lucas, e seu próprio Blade Runner, o Caçador de Androides (1982), que ele justificou como um filme que "definiu o ritmo para muitas, muitas, muitas, muitas coisas".

facebook Tweet
Links relacionados