"As pessoas saíram do cinema gritando": Foi assim que o público reagiu violentamente a um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Alien é considerado um dos maiores clássicos do cinema de ficção científica, mas o público na época ficou realmente horrorizado.

Ridley Scott fez vários clássicos em sua carreira de quase 50 anos: Blade Runner, o Caçador de Androides, Gladiador – e, claro, Alien, o 8º Passageiro, que em 1979 uniu terror sombrio e ficção científica de uma forma nunca vista, se tornou um grande sucesso de bilheteria e não só levou a várias sequências e spin-offs, mas também imitadores.

Mas as primeiras reações ao primeiro filme foram mistas. A abordagem um tanto sombria e claustrofóbica de Scott, especialmente em comparação ao primeiro filme da saga Star Wars, lançado no cinema dois anos antes, não foi bem recebida por todos os espectadores – alguns até ficaram horrorizados. É o que Terry Rawlings, editor do clássico do gênero, nos conta no documentário "The Beast Within: The Making Of Alien" (via FandomWire).

"Chegamos a este cinema, que era absolutamente fantástico, dava para comer no chão", lembra Rawlings sobre a estreia de Alien. "O som estava ótimo, e foi a pré-estreia mais incrível que já assisti. As pessoas saíram correndo do cinema gritando!".

Isso provavelmente se deveu principalmente ao momento sangrento e inesquecível em que uma criatura alienígena irrompe do peito de Thomas Kane, interpretado por John Hurt.

Os efeitos práticos brilhantes combinados com a constante construção de tensão garantem que a cena ainda vá te prender profundamente, mesmo depois de você tê-la assistido diversas vezes. No entanto, muitas pessoas ainda não estavam acostumadas com sangue e respingos no cinema convencional no final da década de 1970, e por isso grande parte do público reagiu violentamente ao momento repugnante.

Rawlings continua: "A gerência nos disse: 'Isso é terrível. As pessoas estão se sentindo mal, é um desastre!' Nós apenas pensamos: 'Isso é ótimo!'". Após as primeiras exibições, ficou claro que o filme não deixaria de causar impacto – e assim Alien se tornou o terceiro filme de maior sucesso do ano, superado apenas por 007 Contra o Foguete da Morte e Rocky 2 - A Revanche. 7 anos depois, a primeira sequência, Aliens, O Resgate, dirigida por James Cameron, foi lançada.

facebook Tweet
Links relacionados