No filme da Sessão da Tarde hoje (12 de maio de 2025), prepare-se para uma aventura de arrepiar, que faz parte de uma das maiores franquias de ficção científica do cinema. A partir das 15h30 (horário de Brasília), não perca o longa Planeta dos Macacos: A Origem (2011). Confira a sinopse e descubra algumas curiosidades a seguir:
Qual é a história de Planeta dos Macacos: A Origem, filme da Sessão da Tarde na Globo hoje?
A trama de Planeta dos Macacos: A Origem narra a história de Will Rodman (James Franco), um cientista que trabalha em um laboratório onde são realizados testes em macacos. Na busca por um medicamento capaz de curar o Alzheimer, ele se dedica intensamente na esperança de ajudar seu pai, Charles (John Lithgow), que sofre com a doença.
No entanto, após um dos macacos fugir e provocar uma série de estragos, sua pesquisa é cancelada. Persistente, Will decide levar amostras do medicamento experimental para casa, com o objetivo de testar no próprio pai e também em um filhote de macaco.
O tratamento se mostra promissor: Charles não apenas se recupera como tem a memória melhorada, graças ao medicamento. Já o filhote, que recebe o nome de César, demonstra ter inteligência fora do comum, já que recebeu geneticamente os medicamentos aplicados na mãe.
Divulgação/20th Century Fox
Os três levam uma vida tranquila até que, anos mais tarde, o medicamento deixa de fazer efeito em Charles. Ao tentar defendê-lo, César ataca um vizinho, e Will é forçado a colocá-lo em um local seguro. A partir daí, o macaco passa a conviver com outros símios e, aos poucos, se torna cada vez mais revoltado com seus captores humanos – e com a própria humanidade!
Parece real... mas não é!
Todos os macacos vistos em Planeta dos Macacos: A Origem foram 100% gerados por computador – inclusive os que aparecem na impactante cena de abertura. Na produção, os atores interpretaram os animais utilizando sensores de captura de movimento.
O filme foi um dos primeiros a empregar essa tecnologia em ambientes externos. Até então, o mais comum era que a captura de movimento se limitasse a estúdios fechados, com câmeras especiais posicionadas em locais previamente definidos.
Esse foi o começo fantástico de uma das melhores séries de ficção científica de todos os tempos: Extremamente emocionante e inovadora no streamingTodos os filmes de Planeta dos Macacos
Quando o clássico cult de ficção científica O Planeta dos Macacos foi lançado, em 1968, ninguém poderia imaginar que a história da luta entre humanos e primatas renderia uma franquia tão duradoura – com um remake fracassado e oito longas derivados (pelo menos até agora!). Confira os filmes da saga em ordem de lançamento:
- O Planeta dos Macacos (1968)
- Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
- Planeta dos Macacos (Remake, 2001)
- Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
A nova fase da franquia
O filme Planeta dos Macacos: A Origem, é o primeiro longa de uma trilogia que funciona como uma espécie de reinicialização da franquia original. A produção mais recente, O Reinado, marca o início de uma nova trilogia e se passa 300 anos após os eventos de A Guerra.
Isso significa que os acontecimentos do clássico Planeta dos Macacos (1968) ainda não foram alcançados por essa nova fase da saga – e pode levar um bom tempo até que isso aconteça: aproximadamente mil anos separam as duas linhas do tempo.
Locações em vários cantos do mundo
Embora a história se passe em São Francisco, grande parte do filme foi gravada no Canadá, enquanto a captura de movimentos dos atores foi realizada na Nova Zelândia. Além disso, por conta de limitações orçamentárias, as cenas de abertura ambientadas na África foram filmadas no Havaí. Uma produção com locações espalhadas pelo mundo!