Sessão da Tarde hoje (30/04): Filme Dora e a Cidade Perdida explora uma localidade misteriosa – que pode ter existido de verdade!
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

O live-action de Dora, a Aventureira será exibido nesta quarta-feira, logo após História de Amor, na Globo.

Com o filme da Sessão da Tarde de hoje (30 de abril de 2025), que tal reunir toda a família no sofá e ativar o espírito aventureiro? Dora e a Cidade Perdida, live-action de um dos desenhos animados mais queridos da TV, será exibido às 15h30 (horário de Brasília), na telinha da Globo. Quer saber mais? Confira os detalhes a seguir!

Qual é a história de Dora e a Cidade Perdida, filme da Sessão da Tarde na Globo hoje?

Nas profundezas da selva peruana, Dora (Isabela Mone), filha dos exploradores Cole (Michael Pena) e Elena (Eva Longoria), passa os dias se aventurando com seu amigo macaco Botas, seu primo Diego (Jeff Wahlberg) e os amigos imaginários Mochila e Mapa, enquanto frustra o ladrão Raposo (que está sempre tentando roubar os itens de Dora).

Um dia, os primos se separam: Diego e sua família vão para Los Angeles, enquanto Dora e seus pais procuram a lendária cidade do ouro escondida, Parapata. Dez anos depois, Cole e Elena conseguem decifrar o mapa que pode levá-los ao local, mas decidem enviar a filha para Los Angeles, onde estudará com seu primo e viverá uma vida comum, longe dos perigos.

Divulgação/Paramount

No entanto, dias depois, os pais de Dora desaparecem a caminho de Parapata, e ela decide investigar o caso ao lado de Diego. Em uma jornada longa e extremamente perigosa, os dois precisarão de muita coragem para enfrentar os desafios da selva.

Parapata existe?

Em Dora e a Cidade Perdida, Parapata é um nome fictício para a Cidade Perdida do Ouro. O local misterioso pode ser vagamente inspirado em Paititi, no Peru; uma cidade que teria abrigado mais ouro do que todo o Império Inca. Dá pra acreditar?!

Dora e a Cidade Perdida: Isabela Merced e elenco explicam como o filme traz novidades para a franquia (Entrevista exclusiva)

Franquia de bilhões

A marca Dora, da Nickelodeon, vale mais de 15 bilhões de dólares. Após o sucesso da série animada e interativa (2000-2014), a franquia ganhou diversos desdobramentos: um spin-off, uma sequência, um filme em live-action, um curta de animação e até um reboot. Confira os títulos que fazem parte do universo audiovisual de Dora, a Aventureira:

  • Dora, a Aventureira (2000)
  • Go, Diego, Go! (2005)
  • Dora e Seus Amigos: Na Cidade (2014)
  • Dora e a Cidade Perdida (2019)
  • Dora e as Criaturas Fantásticas (2023)
  • Dora (2024)

Grande sucesso de bilheteria

O filme live-acion custou cerca de 50 milhões de dólares para ser produzido e arrecadou impressionantes 120,6 milhões nas bilheteiras em todo o mundo!

Dora e a Cidade Perdida
Dora e a Cidade Perdida
Data de lançamento 14 de julho de 2000 | 1h 43min
Criador(es): James Bobin
Com Isabela Merced, Michael Peña, Eva Longoria
Imprensa
2,6
Usuários
3,5
Adorocinema
2,5
Assistir em streaming

Semelhanças com o desenho

Quem assistia Dora, a Aventureira na infância vai reconhecer uma referência nostálgica nos créditos finais do filme: pequenas criaturas aparecem tocando a música Accomplished the Goal, assim como faziam no desenho animado sempre que Dora fazia algo certo!

facebook Tweet
Links relacionados