O divertido erro de Jurassic Park que Steven Spielberg decidiu ignorar e que acabou se tornando cânone da saga
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

O diretor se apegou à ideia de que tempo é dinheiro, especialmente em uma filmagem, e ignorou um defeito que ficou enraizado na franquia jurássica.

É compreensível que, mais de trinta anos após sua estreia, saibamos quase de cor os diálogos, as cenas e os pontos de virada desse clássico cult do cinema de aventura e ficção científica moderno que é Jurassic Park (1993). Dirigido por Steven Spielberg, a odisseia do Dr. Alan Grant e companhia continua tão fresca quanto no primeiro dia e parece não ter envelhecido um minuto sequer, mas tê-lo visto até a exaustão não impede que continue nos surpreendendo pelos motivos mais diversos.

A adaptação para o cinema do famoso romance de Michael Crichton esconde auto-homenagens como a aparição de um plano de Tubarão (1975) em um dos computadores de Dennis Nedry, o odioso personagem interpretado por Wayne Knight e até mesmo alguns "erros" que demonstram que uma boa direção de arte e uma grande narrativa podem mascarar quase qualquer falha na tela.

Mas o que trazemos hoje, mais do que um erro comum, poderia ser considerado uma anedota que passou despercebida por muitos fãs da saga jurássica e acabou se tornando outro easter egg para ser visto com um sorriso cúmplice nos lábios. Para isso, temos que nos transportar para uma das cenas mais memoráveis do filme, na qual, durante um ataque do T-Rex, podemos ver um plano detalhe de suas imponentes mandíbulas.

Universal Pictures

O problema é que o quadro em questão, que vocês podem ver acima destas linhas, mostra que o dinossauro tinha alguns problemas de higiene bucal, porque lhe falta uma das peças trituradoras de carne. Um defeito resultante da quebra de um dos dentes do animatrônico durante as filmagens do filme e que Spielberg decidiu ignorar porque, como já sabemos, tempo é dinheiro em um set de filmagem.

Joseph Mazello, ator que deu vida ao jovem Tim Murphy no filme, explicou a anedota em uma entrevista à IGN.

"Você pode ver, se alguém estiver assistindo em casa, pode pausar no Blu-ray... O T-Rex perdeu um dente, e levou cerca de meia hora para recuperá-lo. Então Spielberg disse: 'Ao diabo, vamos esquecer isso e faremos sem o dente'. Há um momento no filme em que o T-Rex abre a boca para nós e está faltando um dente".

A falta do dente do T-Rex se tornou uma espécie de componente canônico na franquia iniciada por Spielberg, sendo a criatura posteriormente representada na sequência Jurassic World (2015) com esse sorriso imperfeito, mas já icônico.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados