É meio difícil categorizar os filmes mais sexys do cinema, pois trata-se de uma questão muito subjetiva. Química, direção, emoção, exposição, fisicalidade, tensão sexual e roteiro são apenas alguns dos fatores que podem deixar um filme entrar em uma lista que se preocupe com este tipo intenso de manifestação.
Embora seja uma tarefa difícil, o Rotten Tomatoes tem uma lista, baseada na curadoria do agregador de críticas, que organiza estes filmes a partir da porcentagem dada pela crítica especializada, não como um ranking dos mais aos menos sexys.
"Fomos longe demais": Florence Pugh e Andrew Garfield se empolgaram tanto em cena de sexo de seu novo filme que até o diretor virou de costasDessa forma, a seleção de 100 títulos tem projetos como Cinquenta Tons de Cinza (posição 95), Todos Menos Você (posição 76), Segundas Intenções (posição 75), Malcolm e Marie (posição 72), Os Sonhadores (posição 69), Closer (posição 58), Dirty Dancing (posição 54) e De Olhos Bem Fechados (posição 50).
Com os projetos acima, é possível entender como a variedade destes filmes é elencada de acordo com a progressão da porcentagem. Por exemplo, enquanto Elisa & Marcela tem 47% de aprovação e está na 89ª posição, Vicky Cristina Barcelona conquistou 80% e está na 39ª posição.
Jet Tone Production
Entre os 25 mais bem avaliados estão O Segredo de Brokeback Mountain (88% / 24ª posição), Amor À Flor da Pele (92% / 19ª posição), Ela Quer Tudo (94% / 15ª posição) e Estranho no Lago (94% / 12ª posição). Aclamados, estes longas também contemplam uma variedade interessantes de maneiras de se interpretar a sensualidade na sétima arte, no entanto, o top 10 tem alguns longas surpreendentes.
Já no campo dos cinco filmes sexys mais aclamados desta seleção temos A Criada em quinto lugar, romance policial vitoriano de Park Chan-wook que acompanha a história de uma jovem vigarista que se infiltra na vida de uma herdeira durante os anos 1930.
Um dos melhores filmes de 2024 acaba de chegar ao streaming: Um drama sexy que rapidamente conquistou o status de cultEm 3º lugar está Retrato de Uma Jovem Em Chamas, longa francês que esteve na competição da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2019. O longa apresenta o crescimento da paixão entre Marianne (Noémie Merlant) e Héloïse (Adèle Haenel) no século 18. Já na vice-liderança está o vencedor do Oscar Moonlight, um dos filmes mais aclamados dos anos 2010.
Por fim, o filme sexy mais aclamado, com 100% de aprovação, é Glória. Embora muitos não associem o longa com o termo da sensualidade, o projeto é descrito como "um olhar honesto e docemente pungente sobre um tipo de personagem que é frequentemente negligenciado em Hollywood" em que "a pureza do autodespertar e da descoberta".
Fabula
A trama acompanha Gloria (Paulina García), uma mulher solitária de 58 anos, cujos filhos já saíram de casa há algum tempo. Como se recusa a ficar sozinha em casa às noites, ela tem o hábito de ir a bailes dedicados à terceira idade. Lá ela conhece vários homens, com os quais costuma se empolgar e, tempos depois, se decepcionar.
A situação muda quando conhece Rodolfo (Sergio Hernández), um ex-oficial da Marinha que é sete anos mais velho do que ela. Gloria se apaixona por ele e passa até mesmo a aspirar um relacionamento permanente, mas logo é obrigada a confrontar alguns dos seus segredos mais obscuros.
O projeto pode ser visto no catálogo da MUBI.