Minha conta
    No streaming: A Disney deu continuidade a um dos musicais mais bonitos de todos os tempos neste épico de fantasia sombria
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    O encantador musical O Mágico de Oz ganhou uma sequência fantástica - e sombria - pela Disney.

    A Disney é conhecida por diminuir quaisquer fontes de inspiração em seus filmes caso elas sejam muito sombrias. A Pequena Sereia termina de forma muito mais alegre do que a história de Hans Christian Andersen, e em Cinderela há muito menos sangue derramado do que no conto de fadas original.

    Por isso, quanto mais assustador e maduro, mais um filme da Disney se destaca de outras adaptações: o clássico da MGM O Mágico de Oz é considerado um dos musicais mais encantadores e belos do cinema - e, entre tantas produções, a Disney escolheu trazer um lado obscuro à história em O Mundo Fantástico de Oz, disponível no Disney+.

    Disney

    Nenhum dos responsáveis ​​por O Mágico de Oz participou do épico sombrio de fantasia. No entanto, o diretor e roteirista Walter Murch (co-roteirista de THX 1138, estreia de George Lucas na direção) e seu parceiro de redação Gill Dennis (Walk The Line) garantiram que o filme fosse uma continuação significativa do musical.

    A Disney também pagou uma taxa de licenciamento à MGM para poder usar os sapatinhos de rubi de Dorothy, que fazem parte da iconografia do musical apesar de não aparecerem na história de L. Frank Baum. Nesse aspecto, O Mundo Fantástico de Oz pode ser descrito como uma sequência semi-oficial do clássico com Judy Garland.

    O Mundo Fantástico de Oz: O sofrimento após o final feliz

    Seis meses após os acontecimentos de O Mágico de Oz, a vida de Dorothy Gale (Fairuza Balk), de oito anos, é um puro pesadelo: a fazenda de sua família está devastada, e os famintos Gales têm que fazer uma hipoteca. Tio Henry (Matt Clark) está fisicamente ferido e mentalmente abalado, e tia Em (Piper Laurie) é má com a sobrinha, que adora Munchkins e outras criaturas milagrosas.

    O Mágico de Oz: Conheça as diferentes adaptações para o cinema

    Então Dorothy é internada em um hospital psiquiátrico por um terapeuta de eletrochoque, Dr. Worley (Nicol Williamson). Lá a criança deve ser trazida à razão, mas, quando uma tempestade instaura o caos na assustadora clínica, Dorothy consegue escapar - e logo acorda na destruída Oz, que precisa urgentemente de sua ajuda.

    Pobreza, depressão, trauma, edifícios devastados, paisagens desoladas e déspotas no mundo de fantasia que supostamente oferece escapismo: com essa atmosfera sombria e uma infinidade de eventos estranhos e horríveis, Murch, editor de Apocalypse Now, aborda o tom que Baum deu aos livros.

    O afastamento das cores alegres, dos personagens felizes e lúdicos e das lições otimistas do musical da MGM não é coincidência. No entanto, essa desolação tem um certo efeito de choque cultural - até porque se trata de um filme da Disney e o objetivo é, no fim das contas, aproximar-se do clássico musical.

    Uma jovem atriz talentosa em um ambiente horrível

    Disney

    O mergulho na escuridão não se reflete apenas no fato de Dorothy encontrar criaturas significativamente mais grotescas do que em seu antecessor, e os perigos em que ela tropeça são encenados de forma mais drástica e estressante.

    A performance central por si só é feita de um material completamente diferente: a admiração encantada de Garland dá lugar a uma Dorothy ansiosa, exausta e perdida. Balk não parece apenas assustada - em inúmeras cenas seus olhos estão levemente inchados, como se lágrimas de preocupação estivessem prestes a rolar pelo seu rosto a qualquer momento.

    E, no entanto, é possível acreditar que essa seja a mesma Dorothy do sonho colorido de Victor Fleming: por trás do medo e da tristeza por toda a destruição e pânico ao seu redor, bate um coração gentil e atencioso, fazendo de Dorothy uma criança boa e atenciosa que anseia por felicidade e realização enquanto luta contra uma situação esmagadora na vida.

    Tom Holland e Robert Downey Jr protagonizam nova versão de O Mágico de Oz em vídeo que circula na internet

    O fato da atriz ser capaz de expressar tudo isso é impressionante. O que é ainda mais impressionante é que ela tem que administrar essas emoções praticamente sozinha durante longos períodos do filme, já que muitas vezes está cercada por bonecos, animatrônicos e até mesmo uma galinha. E quando ela tem co-estrelas humanas, elas são tão distantes quanto a esplendidamente viva Princesa Mombi (interpretada por Jean Marsh).

    Dramaturgicamente, O Mundo Fantástico de Oz enfrenta alguns tropeços, já que Dorothy passa de uma mini missão para outra de maneira um tanto deselegante. E para a estreia na direção de um famoso editor de cinema, o espetáculo de fantasia parece estranhamente pouco polido. Talvez isso se deva simplesmente ao histórico de produção não exatamente tranquilo do filme.

    Mas essas fraquezas são efetivamente amortecidas pelo bizarro e memorável design de personagens e pela estética melancólica e sombria dos cenários - até porque o visual do filme retrata de maneira perfeita a vida de Dorothy, pela qual a atuação de Balk faz você torcer tanto.

    O Mundo Fantástico de Oz
    O Mundo Fantástico de Oz
    Data de lançamento 25 de outubro de 1985 | 1h 50min
    Criador(es): Walter Murch
    Com Fairuza Balk, Nicol Williamson, Piper Laurie
    Usuários
    3,4
    Assista agora em Disney +

    O som denso e dissonante do filme e a trilha sonora eclética de David Shire, que varia do cansativo ao preocupado e ao triunfante, intensificam enormemente a narrativa crua e saudosa: desta vez, Dorothy não pode fugir de suas preocupações - ela tem que processá-las em profundidade para que as coisas melhorem.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top