Minha conta
    O Mágico de Oz: Conheça as diferentes adaptações para o cinema

    Somewhere over the rainbow...

    O primeiro livro sobre o Mágico de Oz foi lançado em 1900 pelo escritor inglês L. Frank Baum. A história da pequena Dorothy e seu cão Totó, que são levados à terra das fadas devido a uma tempestade de tornado no Kansas, foi sucesso absoluto. O livro foi republicado diversas vezes e, é claro, o cinema e o teatro também aproveitaram para adaptar a famosa história por diversas vezes.

    A Terra de Oz foi revisitada na ficção pela primeira vez em em 1902 através de uma peça de teatro produzida pelo próprio Frank Baum. E, ao contrário do que se pensa, O Mágico de Oz ganhou diversos longas metragens muito antes do grande sucesso da Metro Goldwyn Meyer, protagonizado por Judy Garland, chegar às telonas em 1939. Confira abaixo as adaptações no cinema:

    The Fairylogue and Radio-Plays (1908): Filme produzido com um vasto elenco e o artifício da lanterna-mágica (projetor que usava imagens prontas em placas transparentes). 

    The Wonderful Wizard of Oz (1910): Curta-metragem com duração de 15 minutos. É considerado o filme mais antigo sobre a obra literária que conseguiu ser preservado.

    The Patchwork Girl of Oz (1914): Filme produzido e roteirizado por Frank Baum, adaptado a partir do sétimo livro da saga. 

    His Majesty, the Scarecrow of Oz (1914): Mais um filme mudo com a participação de Baum como produtor. A história é baseada no nono livro escrito por ele.

    Wizard of Oz (1925): Após onze anos sem qualquer tipo de adaptação da história de fantasia no cinema ou no teatro, foi lançada uma versão de 93 minutos dirigida por Larry Semon. 

    The Wizard of Oz (1939): Finalmente chegamos à versão considerada por muitos como a "original". Em versão colorida durante as cenas em Oz e no formato de musical, o filme se transformou em um ícone pop norte-americano. Foi indicado a seis categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme.

    The Wonderful Land of Oz (1969): Baseado no segundo livro da saga, é o filme com menor orçamento a contar a história de Oz.

    Ayşecik ve Sihirli Cüceler Rüyalar Ülkesinde (1971): O cinema turco também desenvolveu uma versão de O Mágico de Oz, dividindo a história em quatro capítulos.

    Oz (1976): Musical australiano de rock que transporta o enredo do Kansas para a Austrália, além de focar mais no público jovem adulto.

    The Wiz (1978): Sidney Lumet, de Um Dia de Cão, trouxe sua reimaginação do livro original com um elenco que contava com Michael Jackson como Espantalho e Diana Ross como Dorothy.

    Return of Oz (1985): Produzido pela Walt Disney Pictures, o filme foi idealizado como uma continuação oficial da história de 1939, mas isso não foi aprovado pela MGM na época. Portanto, ganhou o status de "cult".

    Oz the Great and Powerful (2013): Prequela dirigida por Sam Raimi (Homem-Aranha), a história se passa 20 anos antes de Dorothy chegar à Oz. O foco é no Mágico em si, interpretado por James Franco.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top