Minha conta
    Na Netflix: Este subestimado filme baseado em eventos reais é um dos mais bem avaliados do streaming
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Uma joia escondida no catálogo da plataforma, mas também uma das produções do serviço de streaming mais bem avaliadas dos últimos anos.

    O filme original da Netflix, A Escavação, passou bastante despercebido quando estreou em 2021, mas é uma daquelas joias escondidas no catálogo da plataforma que pode muito bem ser considerada uma das melhores produções do serviço de streaming nos últimos anos.

    Dirigido por Simon Stone e estrelado por Carey Mulligan e Ralph Fiennes, entre outros, A Escavação é uma adaptação do romance homônimo escrito em 2007 por John Preston e, assim como a obra original, o que nele é contado é uma história verdadeira: uma descoberta inesperada na escavação de Sutton Hoo (Inglaterra) em 1939 que foi fundamental para a história da cultura anglo-saxônica.

    O filme, que também foi exibido brevemente nos cinemas, não teve a recepção de público que outros títulos famosos da Netflix, como Alerta Vermelho, Não Olhe para Cima ou Caixa de Pássaros, mas a realidade é que a recepção da crítica foi muito boa. Com nota de 88% no Rotten Tomatoes, o filme é elogiado majoritariamente pela atuação de seu elenco principal e destacado como uma notável peça de época que vale a pena assistir.

    Curiosamente, embora Carey Mulligan seja uma das grandes qualidades de A Escavação, a atriz não foi a primeira escolha para o papel principal, mas houve outro grande nome associado ao projeto: Nicole Kidman, que negociou sua presença para com o filme em 2018, mas não pôde ingressar devido a problemas de agenda.

    Da mesma forma, inicialmente a Netflix também não fazia parte da equação, mas o filme foi planejado para ser uma produção da BBC Films. Embora tenha demorado para se concretizar, a possibilidade de fazer um filme de The Dig, título original do romance, foi colocada em cima da mesa antes da publicação do livro, quando a produtora Ellie Wood teve acesso ao manuscrito de John Preston e rapidamente queria assumir seus direitos de adaptação.

    Netflix

    Ambientado em 1939, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, a ação de A Escavação começa quando uma viúva britânica chamada Edith Pretty (Mulligan) contrata o arqueólogo autodidata Basil Brown (Fiennes) para escavar os túmulos em suas terras, uma propriedade rural de Sutton Hoo.

    Quase desde o início, Brown sugere que os montes poderiam ser anglo-saxões e não pertencentes à Era Viking, o que era mais comum, mas a verdadeira descoberta ocorreu com o aparecimento dos restos de um navio funerário, o que significou a importância da pessoa que estava enterrada lá.

    Os resultados da escavação de Sutton Hoo, da qual foram extraídos numerosos objetos que hoje se encontram guardados em museus, são considerados o maior tesouro alguma vez encontrado no Reino Unido e lançam luz sobre o primeiro período anglo-saxónico que até à data carecia de documentação histórica. Desde então, as escavações na área nunca mais pararam.

    Embora nem tudo seja 100% preciso no filme, A Escavação é uma reimaginação do importante evento que foi a escavação de Sutton Hoo, ao mesmo tempo em que o tempera com um conto romântico fictício entre seus outros dois personagens principais: Peggy Piggott, interpretada por Lily James e Rory Lomax, vivido por Johnny Flynn.

    Uma joia escondida que você encontrará facilmente no catálogo da Netflix.

    A Escavação
    A Escavação
    Data de lançamento 30 de janeiro de 2021 | 1h 52min
    Criador(es): Simon Stone
    Com Ralph Fiennes, Carey Mulligan, Lily James
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top