Com Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros, em 1994, os irmãos Peter e Bobby Farrelly lançaram as bases para uma forma de comédia que se baseia no pastelão à la Top Gang - Ases Muito Loucos e vai um passo além. Muitas comédias dos Farrellys, cujo credo é a falta de gosto gritantemente engraçada, viriam a seguir: O Amor É Cego com Gwyneth Paltrow e Jack Black, Ligado em Você com Matt Damon e Greg Kinnearor, e Eu, Eu Mesmo & Irene com Renée Zellweger e Jim Carrey.
Mas um filme se destaca claramente de todos esses, pontua com suas piadas e uma boa dose de charme, e não fez grande sucesso de bilheteria à toa: Quem Vai Ficar com Mary?. De acordo com o American Film Institute, o filme está em 27º lugar entre as melhores comédias em língua inglesa de todos os tempos.
Qual é a história do filme Quem Vai Ficar com Mary?
Anos se passaram desde que o encontro de Ted (Ben Stiller) e Mary (Cameron Diaz) no baile de formatura deu dolorosamente errado e, ainda assim, ele não consegue tirá-la da cabeça. Assim, Ted contrata o detetive particular Pat Healy (Matt Dillon) para encontrá-la. Mas Mary, ainda bonita e bem-sucedida na Flórida, também enfeitiça Healy.
Consequentemente, Healy mente para Ted para se livrar dele e entrar de cabeça na vida de Mary. Ted não se deixa enganar tão facilmente e agora também faz tudo o que estiver ao seu alcance para conquistar Mary. O que os dois não contavam é que eles têm ainda mais rivais. Porque todos estão loucos por Mary.
Humor áspero e comédia furiosa

Quem Vai Ficar com Mary? prospera com suas situações bizarras, que constantemente visam o limite do ridículo. Até mesmo o início, o encontro de Mary e Ted no baile de formatura, é hilário. Não se trata apenas do fato de Ben Stiller ter recebido um visual nerd dos anos 1980, com aparelho nos dentes e cabelos emaranhados. Quando ele aperta o órgão genital no zíper da calça no banheiro, ultrapassa os limites do cômico.
E assim por diante, golpe a golpe: vemos anzóis presos nos cantos de suas bocas, e esperma que Mary passa em seu cabelo e que o deixa em pé a noite toda.
Comédia romântica diferente
Não é apenas nas situações peculiares que o filme se destaca. Acima de tudo, é o elenco: Cameron Diaz cativa com seu charme e boa índole e, provavelmente, é a mais pura personificação do sonho americano da garota da casa ao lado. Matt Dillon brilha em seu papel como um detetive particular desprezível e ardiloso. E Ben Stiller faz o que ele faz de melhor: ser Ben Stiller.
Um tempero extra é adicionado pelos pequenos personagens que continuam a se deslocar das margens da ação para o centro das atenções e dão ao filme reviravoltas sutis: o melhor amigo de Ted, Dom (Chris Elliott), o namorado de Mary, Tucker (Lee Evans), e o carona (Harland Williams) que Ted leva consigo em seu carro.
É claro que se pode discutir sobre o humor em Quem Vai Ficar com Mary? – a falta de gosto não é do agrado de todos. Mas é justamente a controvérsia e a crueza que fazem com que o filme se destaque: ele rompe os padrões narrativos usuais de uma comédia romântica clássica. E isso o torna um filme de sucesso que faz muito mais do que apenas entreter.
O filme pode ser assistido pelo Star+.