Minha conta
    O filme emocionante e ambicioso que levou 12 anos para ser feito - e, ao mesmo tempo, durou apenas 45 dias
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Garantiu ao diretor Richard Linklater sua própria crise existencial (e agora ele se meteu em outra).

    Alguns dizem que Boyhood - Da Infância À Juventude, disponível no catálogo do Star+, é o filme que levou mais tempo para ser feito na história. Mas o verdadeiro recorde, além de anomalias como O outro lado do vento (que a Netflix terminou 42 anos depois do último dia de filmagem de Orson Welles) pertence a The Overcoat, uma animação russa que Yuri Norstein começou aos 40 anos. Ele agora tem 81 anos e ainda está trabalhando nele, com apenas meia hora concluída.

    Crescendo e se desenvolvendo

    Todos nós somos fascinados pela ideia de ver nossos personagens favoritos crescerem ao longo de uma saga cinematográfica (o Homem-Aranha de Tom Holland, por exemplo). Há até mesmo uma saga de documentários criados especificamente para ver algumas pessoas crescerem: The Up Series começou a acompanhá-las em 1964 e sua última parte, 63 Up, foi lançada em 2019, embora, após a morte de Michael Apted em 2021, não esteja claro se haverá outro filme aos 70 anos.

    Boyhood - Da Infância À Juventude
    Boyhood - Da Infância À Juventude
    Data de lançamento 30 de outubro de 2014 | 2h 45min
    Criador(es): Richard Linklater
    Com Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke
    Imprensa
    4,4
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    5,0

    Richard Linklater queria fazer algo que não fosse nem uma coisa, nem outra: tratava-se de fazer um filme ano após ano acompanhando a vida de um menino, Mason, mas à parte do documentário, como se fossem uma série de curtas-metragens interconectados, preparando o roteiro ano após ano em vez de tê-lo fechado desde o início. Curiosamente, os produtores, que gastaram 4 milhões no filme, também estavam dando a Linklater o dinheiro de tomada por tomada, em vez de pagar tudo de uma vez.

    IFC Productions / UNIVERSAL PICTURES / Detour Filmproduction

    Costuma-se dizer que o filme levou doze anos para ser filmado, mas em termos de dias de filmagem propriamente ditos, Linklater e a equipe duraram apenas 45 dias. E praticamente sem baixas: a única pessoa que quis sair do projeto foi sua própria filha, Lorelei Linklater, que pediu que ele matasse sua personagem em um determinado momento. Felizmente, ela recuperou o interesse no projeto pouco tempo depois.

    O curta gay de Pedro Pascal e Ethan Hawke que promete abalar Cannes – e já está chegando ao Brasil

    Boyhood é fascinante, belo, com uma atenção única aos detalhes e no qual nenhum dos atores, incluindo Ethan Hawke e Patricia Arquette, teve medo de mostrar sua idade (eles foram proibidos de fazer retoques cosméticos). Ele gostou tanto da experiência de filmar ao longo dos anos que Linklater já filmou cinco anos dos vinte que precisará para terminar o musical Merrily we roll along, que também mostrará a passagem do tempo, mas em ordem cronológica inversa, com Paul Mescal como protagonista. Quando terminar esse épico, o diretor terá 79 anos, em 2039. Mas, a essa altura, o que significa crescer para ele?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top