Minha conta
    Christopher Nolan adora esta obra-prima de Steven Spielberg e sabia que Dunkirk não poderia competir com ela
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Nolan buscou em um filme de Spielberg a inspiração para dar vida a Dunkirk.

    Christopher Nolan é um diretor que adora cinema e não hesita em compartilhar com o público os filmes que influenciaram sua carreira. Para dar vida a Dunkirk, o cineasta assumidamente bebeu de muitos títulos renomados, como Sem Novidade no Front, A Filha de Ryan, Carruagens de Fogo e até - pasmem - Velocidade Máxima, mas foi uma obra em particular que de fato marcou o longa.

    Para quem não sabe, Nolan é apaixonado por O Resgate do Soldado Ryan, uma das maiores criações de Steven Spielberg. Durante a produção de Dunkirk, o diretor mergulhou profundamente na película, chegando a afirmar em uma entrevista à Variety que mesmo hoje “o filme não perdeu um pingo de sua potência”.

    O Resgate do Soldado Ryan
    O Resgate do Soldado Ryan
    Data de lançamento 11 de setembro de 1998 | 2h 43min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Ryan Hurst, Tom Hanks, Tom Sizemore
    Usuários
    4,7
    Assista agora

    Assim, antes de começar a rodar Dunkirk, Christopher entrou em contato com Spielberg para tirar algumas dúvidas. Nolan sabia que apesar das semelhanças que poderiam existir entre os dois filmes seria impossível competir com O Resgate do Soldado Ryan, afirmando desta forma:

    "O Resgate do Soldado Ryan tem uma abertura verdadeiramente horripilante, e há sequências posteriores que são tensas de assistir. Não queríamos competir com isso porque é uma grande conquista para o cinema. Percebi que estava procurando um tipo diferente de tensão.”

    Após a conversa, Steven admitiu que ficou mais do que feliz em fornecer conselhos ao diretor de Interestelar:

    “Sabendo e respeitando que Chris é um dos cineastas mais imaginativos do mundo, meu conselho a ele foi deixar sua imaginação, como fiz em 'Ryan', em segundo lugar, priorizando a pesquisa que ele estava fazendo para reproduzir autenticamente os detalhes desse drama histórico.”

    "É simplesmente chato": Quentin Tarantino criticou um dos filmes mais aclamados de Steven Spielberg

    No fim das contas, a comunicação parece ter dado certo. Dunkirk recebeu oito indicações ao Oscar e ganhou três: Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. O Resgate do Soldado Ryan foi indicado a onze Oscars e ganhou cinco - um deles, o de Melhor Diretor.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top