Minha conta
    Novidade no Amazon Prime Video: A loucura da Segunda Guerra Mundial é (ainda mais) perturbadora neste filme de guerra
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Com "O Capitão", Robert Schwentke deu uma das contribuições mais emocionantes para a reavaliação da Segunda Guerra Mundial. Seu exame do assunto torna-se um pesadelo inebriante que reverbera em sua memória por muito tempo.

    Muitos filmes que tratam das atrocidades, loucuras e horrores da Segunda Guerra Mundial vêm da Alemanha em particular. Na maioria das vezes, esses exames do assunto são dramas históricos, nos quais um realismo seco está em primeiro plano. Por outro lado, O Capitão, do diretor de Sêneca, Robert Schwentke, é diferente.

    Com Willi Herold, o chamado "Carrasco de Emsland", o foco é em uma figura histórica. Em vez de uma pura releitura de sua crueldade inconcebível, o diretor deixa uma enxurrada de imagens criar pesadelos em seu público. O resultado é um filme que brinca com os mecanismos das chamadas estratégias de autenticação, mas coloca os fatos históricos em segundo plano, levando seus espectadores a uma odisseia delirante pelos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

    O Capitão
    O Capitão
    Criador(es): Robert Schwentke
    Com Max Hubacher, Milan Peschel, Frederick Lau
    Data de lançamento 17 de março de 2021
    Assistir em streaming

    Desde 16 de julho de 2023, você pode assistir ao inusitado drama histórico de Robert Schwentke no Amazon Prime Video sem custo adicional.

    Mas do que se trata? Algumas semanas antes do fim da Segunda Guerra Mundial, o deserto soldado Herold (Max Hubacher) toma posse de um uniforme de capitão da Luftwaffe condecorado com medalhas. Como ele não tem mais nada a perder, ele decide vestir suas roupas e fingir ser um ordenador rigoroso.

    Confira o trailer do filme:

    Logo ele uniu alguns soldados dispersos sob seu comando e forma sua própria unidade. Herold se apaixona pelo poder e se torna um verdadeiro monstro, superando até mesmo os oficiais reais em termos de brutalidade, extravagância e comportamento imoral - estabelecendo um reinado de terror em um campo onde, entre outras coisas, desertores são presos.

    O CAPITÃO: UM APOCALYPSE NOW EM VEZ DE A LISTA DE SCHINDLER

    Music Box Films

    Os espectadores gostam de ser enganados: paradoxalmente, quando filmes sobre figuras e eventos históricos são filmados em preto e branco nos dias de hoje, os associamos aos fatos reais. Não à toa, afinal, nossas lembranças da era pré-colorido do cinema costumam ser moldadas por testemunhos midiáticos correspondentes, como fotos mostradas em documentários ou fotos em livros de história - e estas costumam ser em preto e branco.

    Um dos filmes mais famosos a usar essa estratégia de autenticação é a tocante obra-prima de Steven Spielberg, A Lista de Schindler, que se tornou uma experiência cinematográfica mais imersiva para muitos espectadores. Robert Schwentke também usa essa técnica. Em vez da tentativa de reproduzir "corretamente" os acontecimentos históricos, fadada ao fracasso desde o início, o drama absurdo joga com esses mecanismos.

    Um tom inicialmente brando em O Capitão torna-se, assim, um drama de guerra sombrio que permite ao público descer cada vez mais fundo no coração dos abismos humanos e, finalmente, transforma o capitão imitado por Herold em uma alegoria da loucura de guerra. O realismo simulado dá lugar a imagens exageradas e intercala um humor cínico. O jogo mórbido da violência e do poder torna-se uma imagem emocionalmente distorcida da realidade.

    De que outra forma o horror incompreensível daquela época pode ser apreendido e processado pelo público? Em última análise, o filme está mais próximo de um Apocalypse Now do que de A Lista de Schindler e, definitivamente, uma das contribuições mais emocionantes e duradouras para este tema nos últimos anos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top