Minha conta
    10 anos de Invocação do Mal: O filme que criou a franquia de terror de maior sucesso em Hollywood
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Lançado em 2013 nos cinemas, Invocação do Mal de James Wan foi um sucesso de crítica e público que rendeu uma das franquias mais populares de terror.

    Há 10 anos, Invocação do Mal (2013) chegou aos cinemas nos Estados Unidos (no Brasil, ele foi lançado em 13 de setembro), filme de James Wan estrelado por Vera Farmiga e Patrick Wilson que começou a franquia de terror com maior bilheteria da história. Uma década depois, relembramos aqui a importância de Invocação do Mal para o gênero.

    Invocação do Mal
    Invocação do Mal
    Data de lançamento 13 de setembro de 2013 | 1h 50min
    Criador(es): James Wan
    Com Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ron Livingston
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Max

    Invocação do Mal se passa em 1970, quando os investigadores paranormais e demonologistas Lorraine (Vera Farmiga) e Ed (Patrick Wilson) Warren são convocados para a casa de Carolyn (Lili Taylor) e Roger (Ron Livingston) Perron. O casal e suas cinco filhas se mudaram recentemente para uma casa de fazenda isolada, e logo começaram a sentir uma presença sobrenatural. Embora as manifestações sejam relativamente inofensivas nos primeiros dias, os eventos logo se agravam de maneira horrível para os Perrons, especialmente depois que os Warrens descobrem a história macabra da casa.

    10 anos de Invocação do Mal e o começo de uma franquia de sucesso em Hollywood

    Warner Bros. Pictures

    Desde Jogos Mortais (2004), James Wan estabeleceu uma carreira elogiada no terror com Gritos Mortais (2007), Sobrenatural (2010) e Sobrenatural: Capítulo 2 (2013), e o sucesso de Invocação do Mal reforçou seu nome como um novo mestre do gênero.

    Os dois primeiros filmes de Sobrenatural mostraram o potencial de James Wan para contar histórias sobrenaturais ao lado da criação de criaturas / entidades icônicas e assustadoras para os fãs do gênero. Com mais dinheiro, o cineasta aprimorou essas habilidades em Invocação do Mal, acompanhando o casal real de investigadores de fenômenos paranormais Ed e Lorraine Warren – interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga.

    Misturando uma atmosfera de terror sobrenatural e psicológico com um clima de tensão constante atrelado ao eficiente uso de sustos (os famosos jump scares), assim como a presença de entidades assustadoras como Annabelle e Bathsheba, Invocação do Mal de 2013 se consagrou como um dos melhores filmes de assombração do século e foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 319 milhões mundialmente.

    Desta forma, ele foi o responsável por estabelecer o universo da franquia de terror, composta atualmente por Invocação do Mal (2013), Annabelle (2014), Invocação do Mal 2 (2016), Annabelle 2 - A Criação do Mal (2017), A Freira (2018), A Maldição da Chorona (2019), Annabelle 3: De Volta para Casa (2019) e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021). Somados, eles arrecadaram mais de US$ 2 bilhões nas bilheterias. James Wan dirigiu apenas os dois primeiros, mas seguiu como produtor.

    “Pessoas que são fãs do gênero terror, seguem uma espécie de casos sobrenaturais da vida real, e tudo isso, todos nós encontramos os Warrens", disse Wan ao Entertainment Weekly. "Uma das coisas que eu queria fazer era tratá-lo como um drama direto, e nem mesmo como um filme de terror. Se eu tirar o horror disso, o filme ainda pode funcionar como um drama familiar normal. Então, eu tive uma visão e sabia que tinha que cumpri-la".

    Invocação do Mal (2013) está disponível no catálogo da HBO Max.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top