Minha conta
    O que aconteceu com a mãe da Pequena Sereia? Live-action dá explicação trágica – e bem diferente do desenho
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Ao contrário do remake com Halle Bailey, foi só na terceira animação de A Pequena Sereia, intitulada A História de Ariel, que descobrimos o que aconteceu com a esposa de Tritão.

    Existem mais semelhanças do que diferenças entre o live-action de A Pequena Sereia e a animação da Disney lançada em 1989. O novo longa estrelado por Halle Bailey mantém toda a essência da princesa que sonha em desbravar o mundo fora do oceano, ao mesmo tempo que traz uma pegada de empoderamento feminino que reflete nossa sociedade atual. Porém, há uma mudança significativa relacionada a uma personagem que sequer aparece: a mãe de Ariel.

    Se a primeira versão de A Pequena Sereia não dá muitas explicações, o remake deixa claro desde o início que Tritão (Javier Bardem) tem uma razão convincente para odiar o povo da superfície e considerá-lo uma terrível ameaça ao universo subaquático. Conforme informado pelo próprio rei, a mãe de Ariel foi morta por humanos. Embora não sejam fornecidos mais detalhes, a protagonista afirma que foi apenas um homem que fez isso.

    Assim como a filha, a esposa de Tritão era fascinada pela terra firme. Foi justamente durante uma de suas incursões que o pior aconteceu, gerando uma série de mudanças no reino – entre elas a proibição de qualquer contato com a humanidade. Não sabemos a causa exata da morte, mas no live-action vemos os tripulantes do barco de Eric (Jonah Hauer-King) lançando vários arpões no mar, o que nos permite imaginar que foi dessa maneira que a mãe de Ariel foi atingida.

    Walt Disney Pictures
    À esquerda, Halle Bailey como Ariel; à direita, Javier Bardem como Tritão.

    Essa revelação não fazia parte do desenho original. Foi só no terceiro filme de A Pequena Sereia, um prólogo intitulado A História de Ariel (2008), que o terrível passado veio à tona. Logo nos primeiros minutos, conhecemos a rainha Athena enquanto os habitantes do reino desfrutam de um agradável momento na superfície. No entanto, uma tempestade se aproxima junto de um navio pirata, fazendo com que todos retornem rapidamente ao fundo do mar.

    Nesse processo, Athena acaba esmagada contra uma rocha ao tentar recuperar uma caixinha de música que Tritão lhe deu. Um acidente que o remake preferiu ignorar para apostar em uma nova (e mais dramática) solução.

    A Pequena Sereia
    A Pequena Sereia
    Data de lançamento 25 de maio de 2023 | 2h 16min
    Criador(es): Rob Marshall
    Com Halle Bailey, Jonah Hauer-King, Melissa McCarthy
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    2,9
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top