Minha conta
    Quando os fãs acertam: 9 teorias de filmes que foram confirmadas oficialmente por seus criadores
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Você é do tipo de fã que cria teorias para os filmes e séries que amam? Os criadores estão de olho.

    Como viveríamos sem os fãs? As obras de ficção ficam muito mais legais com as acaloradas batalhas sobre qual parcela de uma saga é melhor ou qual personagem poderia matar outro em combate corpo a corpo. E, o que é mais importante, sempre tem aquele bom punhado de teorias sobre os longas-metragens.

    Pensando nisso, revisamos 9 teorias que surgiram das mentes e reflexões dos fãs e que, posteriormente, foram confirmadas por diretores, roteiristas e outros envolvidos nas respectivas produções. Confira!

    Blade Runner: Deckard é um replicante

    Warner Bros.

    Um clássico das teorias de fãs confirmada por autores e, neste caso, reafirmada pelo diretor Ridley Scott, é o fato de que Rick Deckard, o protagonista da ficção científica Blade Runner, é um replicante. E por mais que Harrison Ford discorde - apesar das muitas evidências presentes na tela desde o corte original do filme -, o próprio Scott já falou sobre isso em inúmeras ocasiões.

    Star Wars: Episódio VI e Episódio III

    Disney

    Como não poderia ser diferente, Star Wars foi — e é — um terreno fértil para teorias de fãs, sendo uma das mais famosas a relacionada ao destino de Boba Fett no Episódio VI da franquia, O Retorno do Jedi.

    No filme de 1983, o caçador de recompensas galáctico acabou caindo nas garras de um Scarlacc durante sua luta com Luke, Han e companhia. No entanto, o fandom especulou que Fett sobreviveu ao seu destino usando os dispositivos de sua armadura para escapar da criatura.

    Dando um salto para trás na cronologia da saga galáctica até os acontecimentos do Episódio III, A Vingança dos Sith, Palpatine conta a Anakin a lenda de Darth Plagueis, um poderoso Lorde Sith que foi morto por seu aprendiz. Como esperado, esta passagem não passou despercebida, e os fãs falaram insistentemente sobre a possibilidade de que a história de Plagueis não fosse apenas real, mas que foi o próprio Palpatine, o aprendiz, que teve que assassiná-lo.

    Homem de Ferro 2: Peter Parker é o garoto da Stark Expo?

    Disney

    Junto com Star Wars, outra das grandes franquias que vem gerando teorias a todo vapor há mais de uma década foi aquela construída em torno do Universo Cinematográfico Marvel. Dentre todas elas, destaca-se uma que coloca um jovem Peter Parker no cenário da Stark Expo de Homem de Ferro 2. Tom Holland, o atual responsável por interpretar o Homem-Aranha, confirmou essa teoria durante uma entrevista ao Huffington Post alguns anos atrás.

    Robocop é uma alegoria da ressurreição de Jesus Cristo

    Orion Pictures

    Que Robocop é um dos melhores filmes de ação e ficção científica de todos os tempos não é algo que se discuta. Outra coisa são as leituras e interpretações que têm sido dadas ao clássico de Paul Verhoeven, que alguns fãs classificaram como uma interpretação moderna da morte e ressurreição de Cristo: ideia que o realizador holandês confirmou numa entrevista à MTV em 2010.

    Aladdin: o comerciante no início é o Gênio

    Disney

    Desde o momento de sua estreia em um distante 1992, muitas teorias se levantaram apontando que o comerciante que aparece no início de Aladdin não é outro senão o Gênio. O fato de ter sido interpretado pelo próprio Robin Williams já dava uma pista sobre a autenticidade do boato, mas a confirmação veio de Ron Clements, codiretor do filme, em entrevista ao E! Notícias.

    Carros: os carros acabaram com a humanidade

    Disney

    Carros parece um filme infantil inofensivo? Bem, depois disso, os olhos enormes e o sorriso de Relâmpago McQueen vão parecer mais sinistros do que deveriam. É que existe uma teoria de que, no universo da obra da Pixar, os veículos exterminaram a raça humana.

    Existem várias dicas nas filmagens do filme que apontam para a existência passada de seres humanos, mas a confirmação final desse boato horrível veio junto com uma entrevista do diretor criativo de Carros, Jay Ward, para o ScreenCrush.

    X-Men: O Confronto Final: Professor X teve um irmão gêmeo

    Fox

    Muitos de nós acreditamos que X-Men: O Confronto Final é um verdadeiro desastre em que as decisões narrativas foram tomadas sem nenhum tipo de filtro, sendo uma delas a morte de Charles Xavier nas mãos de um Jean Grey desencadeado sob a influência da Fênix Negra .

    O fato de o Professor X ter sobrevivido ao rompimento abriu as portas tanto para críticas quanto para especulações de que, assim como nos quadrinhos, o mutante tinha um irmão gêmeo—no material original é uma mulher —, sendo este o homem hospitalizado que vemos na cena pós-créditos do filme, para quem Xavier transferiu sua consciência durante o ataque de Grey.

    A teoria dos gêmeos foi confirmada na faixa de comentários de áudio do DVD O Confronto Final.

    As duas realidades de Quentin Tarantino

    Miramax

    As conexões entre longas-metragens e personagens da filmografia de Quentin Tarantino —tanto na função de diretor quanto na de roteirista— são conhecidas. Os irmãos Vega ligando Pulp Fiction e Cães de Aluguel podem provar isso.

    No entanto, começou-se a especular que as obras de Quentin poderiam ser ambientadas em dois universos diferentes: separando os mais "realistas" daqueles que incorporam elementos fantásticos, como Kill Bill. Tarantino explicou que seus longas-metragens são de fato divididos em um universo "real" e um "cinematográfico".

    Zootopia: Bucky e Pronk são um casal

    Disney

    A representação LGBTQIAP+ nos longas-metragens da Disney não é, digamos, algo para se entusiasmar. Existem duas opções: ou esses tipos de personagens são completamente omitidos, ou são quase anedóticos escondidos, como aconteceu com Le-Fou no remake live-action de A Bela e a Fera.

    Zootopia se juntou a essa tendência, incluindo dois personagens gays, Bucky e Pronk, cuja relação não foi revelada até depois da estreia do filme. Após os boatos que giravam em torno da dupla, Jared Bush, codiretor do filme, confirmou no Twitter que, de fato, eles são casados.

    Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
    Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
    Data de lançamento 17 de março de 2016 | 1h 48min
    Criador(es): Byron Howard, Jared Bush, Rich Moore
    Com Monica Iozzi, Ginnifer Goodwin, Rodrigo Lombardi, Jason Bateman, Idris Elba
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top