Minha conta
    A Pequena Sereia: Esta teoria sugere que o príncipe Eric nunca foi apaixonado por Ariel no filme da Disney
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Seria a voz de Ariel o verdadeiro motivo do encantamento de Eric? Hipótese levantada por fãs põe em xeque o romance visto na animação de 1989.

    Além de Peter Pan e Wendy, outro live-action bastante aguardado da Disney a ser lançado em 2023 é A Pequena Sereia, estrelado por Halle Bailey, Jonah Hauer-King, Melissa McCarthy e Javier Bardem. Com a estreia cada vez mais próxima (26 de maio), muitos fãs vêm revisitando a clássica animação de 1989, que ajudou o estúdio a se recuperar de uma fase morna e deu início ao chamado “Renascimento da Disney”. Nessa onda de “recordar é viver”, surgiu uma teoria intrigante que sugere que Eric nunca esteve de fato apaixonado por Ariel.

    Segundo a conta do Instagram @_curio_seando, a chave para entender essa hipótese está no início do filme, quando a tripulação do navio de Eric entoa a seguinte melodia: “Nós sempre contamos histórias do mar para aqueles que vêm navegar. E aos jovens dizemos: ‘Cuidado, rapaz, a sereia vai te enfeitiçar.'" Logo de cara somos informados de que uma sereia tem o poder de cativar magicamente aqueles que a ouvem cantar.

    Isso nos leva ao primeiro encontro de Ariel e Eric. Depois que a embarcação do príncipe pega fogo, ele é resgatado pela protagonista, que o leva até a praia. Ao recobrar a consciência, o primeiro som que Eric escuta é justamente o canto de Ariel. A partir daí, ele fica tão encantado por sua voz que não consegue esquecê-la.

    Walt Disney Pictures
    Ariel salva o príncipe Eric no início de A Pequena Sereia.

    Segundo o perfil do Instagram, esse seria o motivo pelo qual Eric não fica impressionado ao conhecer Ariel em sua forma humana, já que ela não tem mais a voz. Também seria a razão pela qual Úrsula é tão obcecada pela voz de Ariel, usando-a como condição para transformá-la em gente. Devido à enorme capacidade de sedução que comporta, a voz de Ariel faria de Úrsula uma bruxa ainda mais poderosa para manipular qualquer criatura.

    A Pequena Sereia: Halle Bailey agradece mentoria de Beyoncé para enfrentar ondas de racismo

    Seria só no final do filme, quando Ariel consegue impedir o casamento de Úrsula/Vanessa e Eric e recuperar sua voz, que o príncipe se apaixonaria verdadeiramente por ela. Embora possa parecer uma coincidência inocente, em outros contos e lendas as sereias são sempre representadas como mulheres extremamente belas que atraíam os marinheiros com seus vocais, hipnotizando-os e arrastando-os até as profundezas.

    Walt Disney Pictures
    O casamento de Úrsula e Eric é interrompido por Ariel.

    Se você não tinha se atentado a esse detalhe, fica a dica: A Pequena Sereia está disponível no catálogo do Disney+. O desenho é dirigido por John Musker e Ron Clements, dupla por trás de sucessos do estúdio como Aladdin (1992), Hércules (1997), A Princesa e o Sapo (2009) e Moana (2016).

    Vale lembrar que o longa de 1989 levou duas estatuetas do Oscar: de Melhor Trilha Sonora e de Melhor Canção Original (“Under the Sea”). Também concorreu nesta última categoria com “Kiss the Girl”.

    A Pequena Sereia
    A Pequena Sereia
    Data de lançamento 15 de dezembro de 1989 | 1h 23min
    Criador(es): John Musker, Ron Clements
    Com Jodi Benson, Claire Guyot, Christopher Daniel Barnes
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top